Home / Companhias Aéreas

Companhias Aéreas

Dicas para quem quer viajar para fora do país

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS – A entrada de medicamentos em outros países poderá sofrer fiscalização sanitária. Portanto, não esqueça a prescrição médica. Lembre-se de levar (preferivelmente na bagagem de mão) os medicamentos necessários à completa duração da viagem. Recomenda-se que os medicamentos sejam mantidos na caixa original. Fique atento ao volume …

Ver Mais

Direitos do Passageiro na hora de viajar

A QUEM RECORRER – Ao comprar uma passagem, você estabelece com a empresa aérea um contrato de transporte e, portanto, uma relação de consumo. Caso se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução …

Ver Mais

Estacionamento de veículos nos Aeroportos

ESTACIONAMENTO NOS AEROPORTOS – Nos aeroportos brasileiros os estacionamentos podem ser livres ou administrado por outras empresas terceirizadas que cobram pela permanência do veículo no local, procure saber antes para obter mais informações, consulte o operador do aeroporto local.  

Ver Mais

Viajar de avião pela primeira vez com segurança

FUMO A BORDO – Não é permitido fumar a bordo do avião, independentemente do tempo de voo. Além disso, é proibido impedir ou tentar impedir o funcionamento dos detectores de fumaça instalados nos lavatórios, assim como fumar nos lavatórios e em qualquer local da cabine de passageiros. Caso descumpra essa …

Ver Mais

Atrasos e cancelamentos de Voo – OVERBOOKING

INFORMES – Além de informar imediatamente aos seus passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo, a empresa aérea deverá manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida do voo nos casos de atraso. ASSISTÊNCIA MATERIAL – A nova Resolução nº 400/2016 manteve as regras de …

Ver Mais

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

OS PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO NO AEROPORTO são obrigatórios para o embarque dos passageiros e seguem normas internacionais de segurança. Para acesso ao portão, todos os passageiros deverão passar pelo detector de metais (exceto portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). BUSCA PESSOAL – O passageiro que, por motivo justificado, não …

Ver Mais

Bagagens e Mala de viagem

Bagagem de mão A franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg. Ou seja, o passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra. Atenção! Por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave, o transportador poderá restringir …

Ver Mais

CHECK-IN E EMBARQUE

A SUA CONFIRMAÇÃO NO VOO e emissão de cartão de embarque é chamada de check-in. Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de autoatendimento nos aeroportos. Lembre-se: a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do nome, …

Ver Mais

A COMPANHIA AÉREA ALTEROU MEU VOO?

QUALQUER ALTERAÇÃO do horário do voo e de seu itinerário (exemplo: mudança de um voo direto para um voo com escala ou conexão) deve ser informada ao passageiro no prazo de até 72 horas antes da data do voo original. EXIGÊNCIA DE AVISO – A empresa pode alterar o horário …

Ver Mais

Documentos para viajar de avião

DOCUMENTOS VÁLIDOS – Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária, inclusive a de acompanhantes, especialmente se eles forem menores de idade. Todos embarcam com documento oficial válido com foto (RG ou passaporte, por exemplo). As crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto …

Ver Mais

DESISTÊNCIA DA COMPRA E DA VIAGEM

DESISTÊNCIA DA COMPRA – Após receber o comprovante da passagem aérea, o passageiro terá até 24 horas para desistir da compra sem custos, desde que a compra do bilhete tenha sido feita com 7 dias ou mais de antecedência da data do voo. DESISTÊNCIA DA VIAGEM DE IDA – Nas …

Ver Mais

A Passagem Aérea

PREÇO LIBERDADE TARIFÁRIA – O preço das passagens para voos domésticos ou internacionais passou a ser estabelecido livremente pelas companhias aéreas a partir de 2001. Em 2005, a liberdade tarifária virou lei federal (Lei nº 11.182/2005). VARIAÇÕES – O valor da passagem aérea pode variar conforme o canal de comercialização …

Ver Mais