Chapecó

Chapecó é uma cidade localizada no oeste do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. A cidade tem uma população de cerca de 220 mil habitantes e é um importante centro econômico e comercial da região.

Chapecó é conhecida por sua produção agroindustrial, com destaque para a produção de aves, suínos e leite, além de ser um polo regional de comércio e serviços. A cidade também possui uma infraestrutura turística bem desenvolvida, com vários pontos turísticos como a Catedral Santo Antônio, o Museu de História e Arte de Chapecó, e a Arena Condá, estádio de futebol que abriga a equipe local, a Chapecoense.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Catedral Santo Antônio
É um dos principais pontos de referência de Chapecó. Ao redor dela se desenvolveu a cidade. Sua história é muito interessante, entregando, bastante conturbada. Em menos de 90 anos ela já foi saqueada, queimada e reduzida a cinzas, reconstruída, reforma e recentemente passou por uma reforma interna. Apesar de não ser uma igreja centenária, como em outras cidades, ela possui lindos vitrais e pinturas, tornando-se uma ótima opção para turistas que visitam a cidade.

# 2 Desbravador
Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, está um louro simbolizando a vitória. O monumento possui catorze metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa nove toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento, está o Memorial Paulo de Siqueira.

# 3 Arena Condá
Em 2008, o Estádio Regional Índio Condá foi remodelado, com a demolição de suas alas e a construção de novas alas. Esse processo se deu por etapas. A última etapa foi finalizada em 2014. A capacidade anterior do estádio era de cerca de 12 500 pessoas. Com a reforma, a capacidade passou para 22 600 torcedores. O estádio é utilizado pela Associação Chapecoense de Futebol, e tem uma grande fama por suas características acústicas tornando-se um verdadeiro caldeirão.

# 4 Ecoparque
O Ecoparque é um dos seis parques públicos do município. Localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar, trata-se de um parque para caminhadas, outros exercíciosfísicos e recreação. No parque há diversos bancos, academia aberta, parque infantil, palco de apresentações, anfiteatro, corretos e banheiros públicos. Entre as atrações ambientais encontram-se grandes eucaliptos, um riacho, uma lagoa formada por um antigo banhado, além de algumas espécimes de ratão-do-banhado.

# 5 Praça Coronel Bertaso
Localizada no Centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que reúne história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do Ciclo da Madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m², oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa, há uma escultura abstrata em metal criada pelo artista plástico Xyko Bracht.

# 6 Mirante da Ferradura
A estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal caracteriza-se pela paisagem rústica, exuberante, que nos leva por caminhos que serpenteiam as curvas do rio Uruguai, onde tem-se a impressão de estar em um local mágico que vivenciou parte da história dos primeiros moradores de Chapecó, dos balseiros, do ciclo da madeira. Descendo a serra encontra-se um refúgio onde o turista pode aventurar-se a observar e apreciar a beleza do Vale do Uruguai.

# 7 Gruta de Sede Figueira
Localizada no Distrito de Sede Figueira, a mil metros da BR-282, o local é composto por três grutas que se formaram na rocha e uma cachoeira com aproximadamente oito metros de queda d’água. A Capela de Nossa Senhora de Lurdes fica em frente a uma das grutas, onde, anualmente, no mês de Dezembro, é realizada Romaria Penitencial para a Santa com a participação de cerca de 5 000 pessoas. Em meio à mata nativa, há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com quinze esculturas em pedra de arenito de um metro de altura por oitenta centímetros de largura, simbolizando cada um dos mistérios.

# 8 Rota do Vale do Rio Uruguai
Localizada no interior do município, a rota permite a turistas de todas as idades vistas deslumbrantes e incríveis experiências. A rota se dá às margens da SC-480, a partir do km 12, nas proximidades da Linha Serrinha. Até o Rio Uruguai são aproximadamente oito quilômetros de descida de serra, cuja rodovia é cercada de quiosques, tirolesas e locais para entretenimento. Nas proximidades da ponte do rio Uruguai estão disponíveis áreas para banho e esportes náuticos.

■ COMO CHEGAR

  1. Chegando de avião:
  • O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso é o aeroporto de Chapecó, com voos domésticos operados por diversas companhias aéreas. Após desembarcar no aeroporto, você pode utilizar táxis, serviços de transporte por aplicativo ou alugar um carro para chegar ao seu destino final na cidade.
  1. Chegando de carro:
  • Se estiver vindo de Florianópolis, siga pela BR-282 em direção a Chapecó. A viagem leva aproximadamente 5 horas, dependendo das condições de tráfego e das paradas ao longo do caminho.
  • Se estiver vindo de Curitiba, siga pela BR-376 em direção a Joinville e, em seguida, pegue a BR-280 em direção a Chapecó. A viagem leva aproximadamente 7 horas, dependendo das condições de tráfego e das paradas ao longo do caminho.
  1. Chegando de ônibus:
  • Diversas empresas de ônibus oferecem linhas regulares que conectam Chapecó a várias cidades do Brasil. Verifique as empresas de ônibus que operam na sua região e consulte os horários e disponibilidade de rotas para Chapecó.

■ MAPA DA REGIÃO