Home / Ceará / Sobral
Foto: Acervo / IPHAN

Sobral

Sobral é um município que fica no interior do Ceará, a 235 quilômetros da capital Fortaleza. Com uma população de 205.529 habitantes. Sobral é a quarta economia do estado perdendo para Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.

O rio Acaraú e a Serra da Meruoca se constituem nos principais ícones do cenário natural desta terra, que se limita a norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, a sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara.

A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919.

O conjunto arquitetônico e urbanístico de Sobral (CE), tombado pelo Iphan em 2000, abrange uma área que se estende da margem do Rio Acaraú à Rua Coronel Monte Alverne, onde estão inúmeros imóveis e espaços públicos. Dentre suas valiosas edificações remanescentes do século XVIII, estão o Teatro e a Praça São João, um conjunto de casas em estilo art noveau, sobrados decorados com motivos greco-romanos e várias construções religiosas, como as igrejas da Sé e dos Pretinhos de Nossa Sra. do Rosário (construída por escravos).

Outros estilos artísticos – art déco e vernaculares – que prevaleceram durante o período colonial ainda estão inscritos na paisagem, história e memória dessa cidade cearense. Sua importância não se dá somente pelas características artísticas e arquitetônicas, mas pelo valor atribuído pelos moradores que, nessas construções, encontram sua relação com os espaços públicos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Arco de Nossa Senhora de Fátima
Situado na Av. Dr. Guarany, é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. Foi Construído por iniciativa de Dom José, em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. O Arco foi projetado por Falb Rangel e executado por Francisco Frutuoso do Vale.

# 2 Planetário de Sobral
Inaugurado no dia 29 de maio de 2015, o Planetário de Sobral é um equipamento destinado a reproduzir, artificialmente, os aspectos do céu e da natureza.

# 3 Pinacoteca de Sobral
Com um acervo de renomados pintores e artistas plásticos internacionais, nacionais, estaduais e sobralenses, como Rodin, Picasso, Duscheck, Anita Mafaltti e Raimundo Cela, a ‘Pinacoteca de Sobral – Espaço Raimundo Cela’ funciona no Palacete Chagas Barreto, ao lado do Theatro São João. Obras de tempos variados (séculos XIX e XX) e arte contemporânea compõem seu acervo que, em sua grande maioria, foi doado pelo premiado cientista Roberto Alves de Lima e artistas autores das demais obras. Construído entre 1877 e 1880, o Theatro São João é o segundo mais antigo do Ceará. Em estilo arquitetônico neoclássico, com palco italiano e plateia em formato de ferraduras com balcões, o teatro foi construído acompanhando a tendência europeia, que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referência na história cultural e artística do Estado.

# 4 Museu Dom José
O Museu Dom José possui um acervo de quase 5 mil peças, sendo considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). É um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses.

Possui acervo de coleções raras de meio de transportes, como liteiras e cadeiras de arruar; porcelanas e cristais da Boêmia, Baccarat, Limoges, e louças de Companhia das Índias Ocidentais; pratarias, artesanato regional, arte indígena, peças arqueológicas que suscitam a curiosidade dos estudiosos que buscam sítios da região. Encontramos ainda expressiva coleção de arte-sacra, notadamente imaginária, cálices, oratórios, castiçais e demais objetos de culto que confirmam, por sua variedade e quantidade, o elevado sentimento de religiosidade do povo sobralense. O acervo encerra toda a evolução do Vale do Acaraú; conta-nos a história da iluminação, antes da energia elétrica, a partir de velas de carnaúba até os mais finos lustres de cristal da Boêmia.

O prédio onde está instalado o Museu Dom José, imponente sobrado de estilo luso-brasileiro construído em 1844, tem grande valor arquitetônico, com 57 janelas externas, dispostas ao longo de dois pisos. Conserva até hoje características do estilo “império”.

# 5 Teatro São João
Construído entre 1877 e 1880 por iniciativa de particulares da Sociedade Cultural União Sobralense, sendo assim o segundo Teatro mais antigo do Ceará. Em 1983, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Estadual sendo o primeiro monumento tombado do município e, em 12 de agosto de 1999, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo completamente reformado entre os anos de 2000 e 2004 por um levantamento arqueológico feito pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco e reinaugurado no dia 29 de dezembro de 2004.

Após o resgate histórico de sua arquitetura original, o Teatro com capacidade para 300 pessoas, recebeu melhorias na sua estrutura com a instalação de modernos equipamentos de iluminação, cenotécnica, sonorização, acústica e um completo sistema de refrigeração e mobiliário

Em estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano e plateia em formato de ferradura com balcões, o teatro São João foi construído acompanhando a tendência europeia que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referência histórica, cultural e artística do Estado.

# 6 Casa do Capitão Amor
Encontra-se no núcleo que deu origem à cidade de Sobral, uma das mais antigas casas da cidade que pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, provavelmente construída em 1772, embora esta não fosse sua residência principal, pois sua morada oficial era no Sitio Santa Ursula, na Meruoca, assim, servia-lhe apenas de apoio nas suas vindas para Sobral. José de Xerez foi vereador da primeira Câmara da Vila Distinta e Real de Sobral e Juiz de órfãos.

Ao visitar a França, recebeu do Duque de Choiseul mudas de café que trouxe e plantou em seu sítio. Maria Thomazia, bisneta, recebeu grande destaque em todo o Ceará ao tornar-se a presidente da Sociedade das Senhoras Libertadoras do Ceará, instituição que lutou pela abolição da escravatura do Ceará.

# 7 Casa da Cultura
Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge De Sousa, por volta de 1856. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, e por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa / Figueredo, reconstruindo em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais.

Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredos”, A Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a casa abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, onde dispõe-se de galerias, sala de cinema, atelier e espaço de convivência.

# 8 Escola de Música Maestro José Wilson Brasil
Prédio do final do século XIX, pertenceu a Francisco Juvêncio de Andrade, cirurgião dentista, nasceu em Santana do Acaraú a 25 de março de 1881. A casa foi herdada por sua filha, Ana Rodrigues de Andrade.

Após um processo de reforma, a casa recebeu o nome do Cônego José Egberto Rodrigues de Andrade, filho de Ana Rodrigues. Atualmente, o espaço abriga a Escola de Música de Sobral José Wilson Brasil, homenagem a um dos fundadores da Banda de Sobral e um dos grandes conhecedores da história do Município.

Inaugurada em 2003, a Escola dispõe de uma moderna infraestrutura com capacidade para aproximadamente 700 alunos, compõe a Banda de Música, o Coral Vozes de Sobral e a Orquestra Jovem de Sobral. A Escola oferece cursos de Violino, Viola, Contrabaixo Acústico, Violoncelo, Teclado, Contrabaixo Elétrico, Bateria, Percussão, Guitarra, Saxofone, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Flauta Doce, Violão Clássico, Violão Popular, Canto e Coral atendendo prioritariamente aos estudantes da Rede Pública de Ensino.

# 9 Museu do Eclipse
O Museu do Eclipse foi criado em 1999 pela Prefeitura Municipal de Sobral para comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, ocorrido na manhã do dia 29 de maio de 1919.

Em exposição permanente, painéis contendo mapas e fotos da cidade de Sobral na época do Eclipse, dos integrantes das comissões brasileira e estrangeira para observação do fenômeno, instrumentos utilizados pelos cientistas e um telescópio adaptado com uma câmera digital de alta resolução, sendo este, considerado um dos aparelhos mais potentes do Norte e Nordeste do país.

# 10 Parque de Bicicross
No Parque de Bicicross é possível a prática de manobras durante uma corrida em uma pista cheia de obstáculos com uso de bicicletas modificadas já para este esporte. A construção deste parque foi uma iniciativa da prefeitura.

# 11 Margem Esquerda
Inaugurada em maio de 2004, a margem esquerda do rio mostra que a tecnologia é capaz de gerar harmonia entre o moderno e o rústico da área tombada do município. Espaço para caminhadas, quadras de esportes, campo de futebol, campo para prática de beisebol, e anfiteatro tornaram o local um dos principais pontos de diversão dos sobralenses. Além de ter uma visão espetacular da Igreja da Sé, Igreja das Dores e do Rio Acaraú que corta a cidade em duas partes.

# 12 Margem Direita
A Margem Direita do Acaraú a exemplo do que já acontece na Esquerda, que tem modernos projetos arquitetônicos e de paisagismo, a exemplo do Museu Madi. As obras da Margem Direita também garantem uma estrutura de serviços, como drenagem e esgotamento sanitário, implantação de ciclovias, calçadões, arborização, espaços de lazer, ancoradouro para canoas e barcos e via paisagística para veículos na extensão da margem, nos percursos entre a ponte Othon de Alencar e a Rua Itália com a Dom Expedito,que foram complementadas com vias de passeio e áreas paisagísticas.

# 13 Lagoa da Fazenda
Por muitos anos, a Lagoa permaneceu sendo ponto de lazer dos habitantes de Sobral, que vinham se beneficiar da amena aragem do lugar e contemplar os perfumados aguapés. Entre 1987 e 1990, foram iniciadas obras de recuperação, saneamento e urbanização da Lagoa, transformada em Parque Ecológico inaugurado em outubro de 1993. O Parque, que ocupa uma área de 19,2 hectares, possui: o Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu de Magalhães, administrado pela UVA, com capacidade para 2 mil pessoas, um bosque, área de lazer com restaurantes, play-ground, pista de cooper, quadra de esporte aberta e espelho d’água natural da Lagoa da Fazenda.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Sobral é ligada a Fortaleza pela BR-222, que interliga nosso estado aos estados do Piauí, Maranhão e Pará. Acesso pela CE-178 (Sobral-Santana do Acaraú) e a CE-440 Sobral-Meruoca.

De Ônibus:
A cidade dispõe de um moderno Terminal Rodoviário, dispondo de linhas para os principais estados do país.

■ MAPA DA REGIÃO