Home / Ceará / Pacoti

Pacoti

Pacoti é um município brasileiro do estado do Ceará, está localizado na Serra de Baturité. Sua população estimada em 2010 era de 11.354 habitantes e distante 95 km de Fortaleza. O clima é ameno, entre 20 e 30 graus centígrados, graças a sua vegetação de Mata Atlântica.

Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Ecomuseu de Pacoti
Ecomuseu de Pacoti Implantado pelo projeto “Jovem Explorador” em parceria com a comunidade que busca incentivar a iniciação científica entre estudantes de ensino médio da rede pública estadual, é um espaço de exposições e palestras sobre o patrimônio cultural e natural de Pacoti e região serrana. Na perspectiva da nova museologia, um ecomuseu não se restringe a um edifício e coleção, mas considera todo um território e o patrimônio que nele existe e resiste. Portanto, a sede física do ecomuseu, o primeiro construído com plástico reciclável do país, é apenas um ponto de partida para explorações históricas e ecológicas.

# 2 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição A capela primitiva construída em 1862 passou por sucessivas reformas e ampliações até tornar-se o imponente templo que se destaca no verde do centro histórico da “Princesinha da Serra”. Tornou-se matriz em 1885, quando da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Pendência (antigo nome de Pacoti) tendo como primeiro vigário o Padre Constantino Gomes de Mattos. A acolhedora igreja preserva em seu interior bela coleção de elementos da arquitetura sacra, incluindo o coro, campanário e altar-mor original. Em uma das naves laterais encontra-se sepultado o Padre Kiliano, religioso alemão de saudosa memória, que por cinco décadas foi além de sua missão pastoral, contribuindo para com o desenvolvimento social de Pacoti.

# 3 Sítio São Luiz
Sítio São Luís Construída para romper os séculos e atravessar gerações, com sua arquitetura suave e imponente, a Casa do Sítio São Luís é herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. Pela narrativa dos proprietários, histórias contextualizadas na tradição do cultivo do café, no Ceará e no Brasil, são reveladas aos visitantes enquanto percorrem os ambientes da Casa. Ao café arábica colhido nas matas do próprio sítio foi dado o nome de Café Carmen, uma referência amorosa à matriarca e personagem mais longeva da Família. Com uma arquitetura ímpar, a robustez e suavidade dos arcos que a envolvem impressionam e agradam ao olhar de quem dela se aproxima.

#  Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité
A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará, possui uma área de 32.690 hectares e está localizada na porção Nordeste do Estado, na região serrana de Baturité. Na área da APA da Serra de Baturité as temperaturas, de modo geral, são atenuadas pelos níveis altimétricos elevados variando entre 19 e 22°C. Sob o ponto de vista climático, na área serrana, a incidência de totais pluviométricos elevados (média de 1500 mm anuais) permite incluí-la como uma das mais úmidas do Estado. Se ponto culminante é o Pico Alto, com  1.114m de altitude.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A partir de Fortaleza o acesso ao município pode ser feito por via terrestre, através da rodovia Fortaleza/Capistrano/Quixadá/Ibaretama (CE 60 – Rodovia do Algodão/BR 122) ou Fortaleza/Pacajus/Chorozinho/Ibaretama (BR 116/BR 122).

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO