Home / Ceará / Pacoti

Pacoti

Pacoti é um município brasileiro do estado do Ceará e distante cerca de 95 Km da capital do estado, a cidade fica localizado na Serra de Baturité. Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município.

Sua população estimada em 2010 era de 11.354 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Ecomuseu de Pacoti
Ecomuseu de Pacoti Implantado pelo projeto “Jovem Explorador” em parceria com a comunidade que busca incentivar a iniciação científica entre estudantes de ensino médio da rede pública estadual, é um espaço de exposições e palestras sobre o patrimônio cultural e natural de Pacoti e região serrana. Na perspectiva da nova museologia, um ecomuseu não se restringe a um edifício e coleção, mas considera todo um território e o patrimônio que nele existe e resiste. Portanto, a sede física do ecomuseu, o primeiro construído com plástico reciclável do país, é apenas um ponto de partida para explorações históricas e ecológicas.

# 2 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição A capela primitiva construída em 1862 passou por sucessivas reformas e ampliações até tornar-se o imponente templo que se destaca no verde do centro histórico da “Princesinha da Serra”. Tornou-se matriz em 1885, quando da criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Pendência (antigo nome de Pacoti) tendo como primeiro vigário o Padre Constantino Gomes de Mattos. A acolhedora igreja preserva em seu interior bela coleção de elementos da arquitetura sacra, incluindo o coro, campanário e altar-mor original. Em uma das naves laterais encontra-se sepultado o Padre Kiliano, religioso alemão de saudosa memória, que por cinco décadas foi além de sua missão pastoral, contribuindo para com o desenvolvimento social de Pacoti.

# 3 Sítio São Luiz
Sítio São Luís Construída para romper os séculos e atravessar gerações, com sua arquitetura suave e imponente, a Casa do Sítio São Luís é herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. Pela narrativa dos proprietários, histórias contextualizadas na tradição do cultivo do café, no Ceará e no Brasil, são reveladas aos visitantes enquanto percorrem os ambientes da Casa. Ao café arábica colhido nas matas do próprio sítio foi dado o nome de Café Carmen, uma referência amorosa à matriarca e personagem mais longeva da Família. Com uma arquitetura ímpar, a robustez e suavidade dos arcos que a envolvem impressionam e agradam ao olhar de quem dela se aproxima.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A partir de Fortaleza o acesso ao município pode ser feito por via terrestre, através da rodovia Fortaleza/Capistrano/Quixadá/Ibaretama (CE 60 – Rodovia do Algodão/BR 122) ou Fortaleza/Pacajus/Chorozinho/Ibaretama (BR 116/BR 122).

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO