Home / Bahia / Ruy Barbosa

Ruy Barbosa

Ruy Barbosa é município brasileiro do estado da Bahia, dentro da região da Chapada Diamantina. A cidade da carne do sol possui mais de 30 mil habitantes. Sua economia está ligada ao pólo industrial de calçados existente no município e à agropecuária, com destaque ao gado de corte.

A cidade está aos pés da linda Serra do Orobó (950 m), utilizada como rampa de asa delta e para a prática do ecoturismo.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra do Orobó
A Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra do Orobó encontra-se inserida nos municípios de Rui Barbosa e Itaberaba, Bahia, a 315 km de Salvador e conta com uma área total de 7.397 hectares.
A ARIE possui representantes de três grandes biomas: a mata atlântica, a caatinga e o cerrado, os quais possuem grande diversidade biológica e características especificas. Tem como objetivo garantir a preservação das florestas e o curso dos riachos, além de disciplinar as atividades produtivas ali desenvolvidas, garantindo o uso racional das águas. A Área abriga remanescentes de floresta estacional inserida no domínio da Mata Atlântica e inúmeras nascentes. Suas belas paisagens decoram o meio-ambiente, proporcionando aos visitantes um prazer memorável: um santuário ecológico legado e conservado por vários séculos.

O topo da Serra – 1.021m de altitude – pode ser alcançado através de caminhos ou trilhas de onde se tem uma bela vista panorâmica da ARIE. Como pontos de visitação destacam-se os afloramentos de cristais de rocha, o Dedo de Deus, a Cachoeira do Fascínio (com 16m de altura), o Morro Dois Irmãos e a Serra Selada. Além de possuir a segunda melhor rampa natural de vôo livre do Nordeste, propicia a prática de balonismo, alpinismo, montanhismo, motocross, mountain bike, trackking, rappel, entre outros esportes radicais. A religiosidade se faz presente na Sexta-Feira Santa, quando romeiros fazem peregrinação para saudar a imagem de Nossa Senhora das Graças, situada no topo da Serra.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO