Home / Bahia / Ilhéus
Foto: Divulgação / Pref. Mun.

Ilhéus

Ilhéus é um destino no Sul do estado da Bahia com vocação para o turismo de lazer que, aliado à agricultura e indústria formam a base da sua economia. A cidade possui a maior extensão de litoral entre os municípios do Estado e é a principal porta de entrada de turistas que visitam as praias da região. O município possui população de 182,3 mil habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Casa de Cultura Jorge Amado
A importância desse casarão construído pelo Coronel João Amado, pai do escrito Jorge Amado, é que o celebre escritor passou ali parte de sua vida e foi onde escreveu o romance “O País do Carnaval” de 1931. Hoje a Casa de Cultura é um espaço aberto à visitação que permite a visualização da trajetória pessoal e literária do autor, atreves de objetos pessoais e, de exposição fotográfica permanente sobre sua trajetória literária.

Catedral São Sebastião

Foto: Divulgação

Considerada uma das mais bonitas igrejas do estado, a Catedral de São Sebastião foi inaugurada em 1967 e reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas. O exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Cine Teatro Municipal de Ilhéus
O Teatro Municipal de Ilhéus originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéus, é uma das mais antigas e tradicionais casas de espetáculos da Bahia. Localizado na tradicional Praça Luiz Viana Filho, em Ilhéus, é fundado em 1932.

Suas primeiras apresentações alternam comédias de revistas e sainetes (típicas peças cômicas de origem espanhola). Depois de pouco tempo, diversos artistas consagrados se apresentam no local e sempre colocam o teatro como parte de suas turnês, como Procópio Ferreira e Silvio Caldas. Em 1986, após muito tempo abandonado, o Governo da Bahia tomba o local como patrimônio público e o reinaugura no mesmo ano. Com capacidade para 475 lugares, possui uma das melhores infraestruturas do País.

Lagoa Encantada
Envolvida área de proteção ambiental. Além da paisagem formada por um espelho d’água 6,4 Km², cercado por fazendas e mata nativa. As ilhas flutuantes despertam a curiosidade, elas movem-se de um lado a outro da lagoa, a depender do vento. Conhecida no passado como “Lagoa de Ilhéus”, guarda lendas que fazem parte do folclore ilheense, o poeta Cyro de Mattos retrata a lagoa como encantada porque nela existe uma cidade submersa, com navios iluminados e até galos clarinetam na madrugada. Próximo à lagoa encantada encontramos as caldeiras do rio Caldeiras e do rio Apepique, onde existem duas quedas d’água. Essas cascatas formam buracos nas rochas,de até 4 metros de profundidade, ali Os visitantes podem tomar banho. Os adeptos do canyoning podem praticar rapel na Cachoeira do Apepique.

Engenho Santana

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Ilhéus

Navegando no rio do Engenho você avista a Av. Dois de Julho, antiga zona portuária e comercial de Ilhéus, hoje ocupada por diversos bares e restaurantes. Seguindo o curso do rio encontra-se a Ponte Lomanto Junior, que liga Ilhéus ao bairro do Pontal, logo após, a enseada de Sapetinga e o canal do Fundão. Nessa altura a o encontro dos rios Engenho, com o rio Cachoeira e o rio Fundão. Tombada pelo IPHAN, a capela da fazenda de Santana é um patrimônio anterior a 1550. Lá se encontram as ruínas de um dos mais antigos engenhos do Brasil, de propriedade de Mem de Sá onde, inclusive, ocorreu a primeira revolta trabalhista do país.

Jardim Botânico Mata da Esperança
De bicicleta ou a pé percorrem-se as trilhas existentes, podendo-se desfrutar das belezas naturais de um jardim botânico com suas espécies vegetais e animais da Mata Atlântica e cachoeiras. Pode ainda ouvir história da represa do antigo Engenho da Esperança, do qual atualmente ainda restam alguns vestígios.

Fazenda Primavera
Seu proprietário recebe os visitantes pessoalmente, abre as portas do seu museu particular, onde guarda documentos raros, dentre eles o da doação da sesmaria a seus ancestrais portugueses e alemães. A fazenda possui restaurantes e apresentação de shows regionais.

Fazenda Renascer
A fazenda é famosa por ter sido cenário da gravação da novela Renascer, exibida a alguns anos pela Rede Globo, além disso pode-se desfrutar das suas belezas naturais, como cachoeiras e corredeiras.

Fazenda Santo Antônio
Com opções de lazer para toda família, o Pesque Pague Eco-Água dispõe de completa infra-estrutura para o “day use” em fazenda e oferece também a possibilidade de realização de eventos. A fazenda possui estrutura de lazer, restaurante e bares, piscina naturais, parque infantil, salão de jogos e quadra esportiva.

Fazenda Olandy
É uma fazenda de coco, porem também possui um pequeno pomar e uma bela horta. Ainda possui inúmeros quitutes como licores caseiros, bolos e doces servido em um quiosque em frente ao rio Almada.

Distrito de Rio do Braço
Foi cenário de parte da obra do escritor Jorge Amado, alem disso, ali foram gravadas cenas da novela Renascer da Rede Globo. Grande parte do município hoje em dia se encontra em ruínas, mas ainda é muito visitado devido a sua historia e suas belezas naturais.

Estância Hidromineral de Olivença
Olivença uma antiga vila indígena, onde ainda hoje pode-se visitar a igreja de pedra de invocação a Nossa Senhora da Escada. Na Estância Hidromineral de Olivença há festas populares como a puxada pelo Mastro de São Sebastião, que acontece no mês de janeiro, além de suas praias com inúmeros barzinhos, restaurantes e cabanas de praia.

Estrada-Parque Ilhéus – Itacaré
Primeira estrada ecológica do país, alem de ser também uma das mais belas e com características singulares. Ao longo da estrada pode-se observar rios, manguezais, restingas, praias semi-desertas, coqueirais e cachoeiras. Existem mirantes como os da Serra Grande e Camboinha.

Museu Regional do Cacau
Fundado em 1982 para guardar, preservar e divulgar a memória das comunidades regionais, tem como acervo documentos, fotografias, objetos e obras de artistas plásticos da região.

■ PRAIAS

Praias Urbanas
• Praia de São Miguel
• Praia Boca da Barra
• Praia Havaizinho
• Praia do Malhado
• Praia da Avenida
• Praia do Cristo
• Praia da Concha
• Praia do Pontal

Praias do Litoral Norte
• Praia do norte
• Praia Mar e Sol
• Praia do Jóia
• Praia Barramares
• Praia dos Coqueiros
• Praia Ponta do Ramo
• Praia Mamoã
• Praia Ponta da Tulha
Praias do Litoral Sul:
• Praia do Sul

Praia dos Milionários

Foto: Secom / Pref. Mun. de Ilhéus

A Praia dos Milionários é uma das mais frequentadas na alta estação.

• Praia Cururupe
• Praia do Back Door

Praia do Batuba
É uma praia rústica, com um jardim arrumado, cheia de cabanas de praia e toda decorada com coqueiros e muitas pedras. Ela está localizada no povoado de Olivença. Perto do mar, em uma de suas pedras, existe uma estátua de uma sereia que parece estar olhando para as pessoas que estão na beira da praia. A areia é escura e extensa e suas águas são selvagens, perfeitas para quem deseja surfar. Na praia existem estruturas para praticar vôlei, jogar futebol. Além disso, os visitantes podem fazer caminhadas, tomar banho de piscina e realizar outras atividades na orla.

• Praia Cai n’Água
• Praia Siriba
• Praia Jairi
• Praia de Canabrava
• Praia de Água de Olivença
• Praia de Acuípe
• Praia do Desejo

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
Aeroporto de Ilhéus
Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Pontal
CEP: 45654-070
Ilhéus/BA

■ MAPA DA REGIÃO