Home / Amazonas / Presidente Figueiredo
Foto: Divulgação / EMBRATUR

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo é um município com uma população com pouco mais de 35.352 mil habitantes e que fica só 108 km da capital Manaus, no estado do Amazonas. Presidente Figueiredo é conhecida como “Terra das Cachoeiras”, por que em suas terras encontram-se diversas cachoeiras.

As variedades de cachoeiras e cavernas deixaram Presidente Figueiredo, famosa no cenário turístico nacional. Existe aproximadamente mais de cem quedas d’água em Presidente Figueiredo. O município também é conhecido pela sua usina hidrelétrica, a usina de Balbina, localizada na represa de Balbina. O turismo de aventura é o forte dos atrativos locais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Museu Balbina

Circuito do Cumba

Gruta da Judeia

Foto: Divulgação / EMBRATUR

O caminho é por um trecho com água na altura da canela, a trilha até a gruta circula a Caverna do Maroaga. A Gruta é bem aberta e possui uma queda d’água bem no centro, que forma uma piscina natural. A água possui cor de ferrugem e quando iluminada pelo sol fica dourada.

Caverna do Maroaga

Foto: Divulgação / EMBRATUR

A trilha até a Caverna do Maroaga leva cerca de 20 minutos. No local possui uma bela cachoeira que desce do alto da caverna e ao fundo o enorme paredão da caverna.

No interior da caverna o chão é formado de areia e o local tem um cheiro desagradável devido às fezes dos morcegos, por isso também não é aconselhável tomar banho na água que está no solo, apenas na queda d’água. A vista do interior da caverna é espetacular. A entrada possui o incrível formato de um portal, com vários túneis e galerias no seu interior.

Reserva Biológica de Uatumã
Possui uma área de 938 mil hectares, onde 72 mil hectares correspondem à área de alague da UHE Balbina, com várias ilhas que eram topos de morros. A reserva foi criada para preservar a diversidade biológica do ecossistema de Floresta Tropical Densa da bacia do rio Uatumã/Jatapu e os ecossistemas lacustre e insular formados com o barramento do rio Uatumã e proteger espécies endêmicas, raras, vulneráveis ou ameaçadas de extinção. O parque abrange os municípios de Urucará (AM), São Sebastião do Uatumã (AM), Presidente Figueiredo (AM). Relevo ondulado, com rios e igarapés encaixados, sem várzea.

■ CACHOEIRAS

Cachoeira do Santuário

Cachoeira de Iracema

Cachoeira do Mutum

Cachoeira Asframa

Cachoeira Pedra Furada

Cachoeira Da Porteira

Lagoa Azul

Cachoeira dos Pássaros

Cachoeira das Araras

Cachoeira Natal

Cachoeira da Neblina

Cachoeira Berro d’Água

Cachoeira de Sussuarana

Cachoeira das Orquídeas

Cachoeira Salto do Ipy

Cachoeira do Boto

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A BR-174, também conhecida por Manaus–Boa Vista, é a principal rodovia de acesso, responsável por ligar Presidente Figueiredo à Manaus e a outra capital de Boa Vista, capital de Roraima e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

De Ônibus:
A Viação Aruanã Transportes (www.aruanatransportes.com), faz o trajeto da capital Manaus até Presidente Figueiredo.

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO