Parintins

A cidade de Palintins (AM), a 369 quilômetros da capital, Manaus, é palco de uma das festas culturais mais importantes do país, o Festival de Palintins. No Bumbódromo, as vacas Garantido e Caprichoso ficam cara a cara, fascinadas pelos presentes. A competição é tal que transcende os limites da arena, decoração das ruas entrou na batalha de cores que dividi a cidade nessa época. Casas, bares, postes, telefones públicos: tudo é vermelho ou azul.

No evento, o desfile dos integrantes do Bois Caprichoso e Garantido foi avaliado pelos jurados. Além da beleza e organização apresentada, ganha a associação que conseguiu deixar o público mais animado. A festa subiu ao palco com um show repleto de simbolismos regionais, representando povos indígenas e ribeirinhos do norte do país.

A cidade se encanta com o paraíso no meio da floresta. O resort localizado no lago é interessante para moradores e turistas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Serra da Valéria
A Serra da Valéria, próxima do Rio Amazonas, que fascina pelo seu ar de mistério quando encoberta por nuvens.

■ EVENTOS

# 1 Festival de Parintins
Em sua 54ª edição, o Festival Folclórico de Parintins será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, a partir das 20h, na Arena do Bumbódromo. O Caprichoso defenderá o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”; enquanto o Garantido apresentará o tema “Nós, O Povo”. Cada bumbá terá 2h (no máximo até 2h30) para evoluir por noite. Este ano, o Garantido abrirá, e o Caprichoso fechará a festa no Bumbódromo. A ordem foi definida por sorteio.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Por conta da sede do município estar situada em uma região com um considerável número de lagos e ilhas, o que torna difícil a construção de estradas e/ou rodovias, o acesso ao município atualmente se dá apenas pelo transporte fluvial e pelo transporte aéreo.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
O Aeroporto Municipal está situado na zona urbana do município, a sudoeste da cidade, estando inserido na área de expansão do perímetro urbano. É de propriedade da Prefeitura Municipal, sendo por ela administrado. Atualmente, três empresas utilizam a área do Aeroporto Municipal; duas empresas de aviação agrícola e uma de instrução de voo. Durante todo o ano, uma empresa aérea realiza voos para Parintins, a MAP Linhas Aéreas. Durante o Festival Folclórico de Parintins, ocorrido geralmente nos meses de junho e julho, outra empresa aérea estende a abrangência à cidade, a Gol Transportes Aéreos, além de receber no mesmo período, aeronaves fretadas e particulares.

De Barco:
O transporte fluvial na cidade é muito comum. A cidade conta com um grande e movimentado porto, que é considerado o segundo maior do estado e o maior do interior em movimentação de passageiros e que atende a quase toda a região Norte. O Porto de Parintins localiza-se na costa do Rio Amazonas, na zona central da cidade de Parintins e atende os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e áreas do Norte do Mato Grosso. As embarcações que fazem linha atualmente para o município em direção à capital do estado ou vice-versa são: Navio Parintins I, Navio Coronel Tavares, Navio Novo Aliança, Navio Oliveira V, Navio Tavares e Navio Leão de Judá II. Ambas fazem duas viagens por semana, sendo uma no trecho Parintins – Manaus e outra no trecho Manaus – Parintins. Também servem ao município embarcações que tem como destino final de suas viagens ou municípios do estado do Pará, ou que são oriundas de municípios paraenses e tem como destino final a capital do Amazonas, que fazem escala no município para embarcar ou desembarcar cargas e passageiros.

■ MAPA DA REGIÃO