Home / Amazonas / Novo Airão

Novo Airão

O município de Novo Airão, distante a 180 km de Manaus, é hoje um destino facilmente alcançável em virtude da localização estratégica. Novo Airão impressiona por localizar-se dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável e próximo a dois dos principais Parques Nacionais da Amazônia: o Nacional do Jaú e o Nacional de Anavilhanas. Para quem gosta de contato direto com a natureza, Novo Airão oferece grandes momentos, desde a observação dos pássaros; e passeio pelos rios entrecortados pelas imensidão florestal da Amazônia e nos mergulhos com os botos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional de Anavilhanas
O Parque Nacional de Anavilhanas foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas, com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. Abrangendo cerca de 400 ilhas, o parque situa-se no rio Negro.

# 2 Parque Estadual Rio Negro Setor Norte
O Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, possui uma área de 146.028,00 hectares e integra com o Parque Nacional do Jaú e a Estação Ecológica Anavilhanas um conjunto de unidades de conservação do baixo rio Negro que constitui a Reserva da Biosfera da Amazônia Central. O Parque é, também, uma das poucas unidades de conservação estaduais de proteção integral com significativas porções de ecossistemas de águas pretas típicos da bacia do rio Negro.

Além de espécies endêmicas regionalmente, ocorrem no Parque populações de vários animais ameaçados de extinção, como o peixe-boi (Trichechus inunguis), a ariranha (Pteronura brasiliensis), anta (Tapirus terrestris).

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Manaus, acesso pela AM-070, até a cidade de Manacapuru e depois acessar a AM-352 até Novo Airão.

De Ônibus:
A Viação Aruanã, faz o trajeto de Manaus até Novo Airão. Site: www.aruanatransportes.com

De Barco:
Existem saídas do Porto São Raimundo em Manaus, o trajeto tem aproximadamente 8 horas de viagem.

■ MAPA DA REGIÃO