Home / Amazonas / Fonte Boa

Fonte Boa

O município, a 677 km da capital Manaus, tem uma programação vasta para o Turismo de Eventos, uma das principais atrações turísticas da cidade é a Festa do Pirarucu, quando se comemora a pesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades da região. A comemoração dá-se início no último dia do mês de novembro, e vai até o dia 3 de dezembro. Neste mesmo período, temos também em Fonte Boa os festejos da padroeira da cidade Nossa Senhora de Guadalupe, que termina no dia 12 de dezembro.

Outra festividade da cidade acontece no mês de julho, o festival folclórico com apresentações de quadrilhas, dança do barqueiro, dança cigana, dança do gambá, dança nordestina (cangaço) e várias outras danças regionais. O destaque maior do festival é a disputa entre os bois-bumbás Tira-Prosa e Corajoso, sendo esta a principal atração da festa, com visitantes de toda a região do alto e médio Solimões, além de turistas do Peru e Colômbia.

■ PONTOS TURÍSTICOS

n/d

■ EVENTOS

# 1 Festa do Pirarucu
A Festa do Pirarucu se realiza do último dia de novembro até o dia 3 de dezembro, quando se comemora a despesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades envolvidas em uma ação de manejo sustentável. O início da festa também marca a abertura dos festejos da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, que termina no dia 12.

A Festa do Pirarucu surgiu em consequência do município de Fonte Boa ser o maior produtor de pirarucu do Amazonas e do Brasil. A atividade é controlada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDSFB). No município há uma estimativa de captura de 25 mil peixes adultos, o que significa mil toneladas do produto. A pesca envolve 84 comunidades, 720 pescadores, 520 famílias e 350 lagos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Barco:
n/d

De Avião:
Aeroporto Regional de Eirunepé
O Aeroporto Amaury Feitosa Tomaz é um aeroporto brasileiro localizado na cidade de Eirunepé, sendo o sexto mais movimentado do interior do Amazonas e com voos de vindo de Manaus.

■ MAPA DA REGIÃO