Home / Amazonas / Carauari
Foto: Divulgação

Carauari

No passado, Carauari, distante de Manaus a 788 km, era um entreposto usado por seringueiros que trabalhavam no conhecido Vale do Juruá.

Com mais de 28 mil habitantes, o município possui reservas de gás natural e petróleo. Carauari também é referência em reflorestamento com árvores frutíferas e um grande potencial para o ecoturismo.

A hidrografia é constituída de centenas de rios, lagos e igarapés. Os principais rios são o rio Ueré e o rio Juruá. O rio Juruá corta Carauari em toda a sua extensão. É o principal acidente geográfico e é considerado também o mais sinuoso do mundo. É um dos mais belos cursos d’água da Região Amazônica. As suas margens apresentam aspectos naturais e atraentes para o desenvolvimento do turismo ecológico.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Reserva Extrativista do Médio Juruá
Foi criada a Reserva Extrativista do Médio Juruá, com área correspondente a 253.227 hectares e perímetro de 348.039 metros, com a função de garantir a exploração auto sustentável e a conservação dos recursos naturais tradicionalmente utilizados pela população extrativista do município.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
Carauari possui dois voos semanais regulares fornecidos pela empresa MAP Linhas Aéreas, que ligam o município a capital do estado do Amazonas (Manaus), em aeronave ATR 42. (www.voemap.com.br)

■ MAPA DA REGIÃO