Home / Amazonas / Canutama
Foto: Divulgação

Canutama

Canutama, distante de Manaus a 638 km, é uma das cidades mais antigas do Amazonas, pois seu povoamento começou com início das explorações e expedições no rio Purus. Este, um dos grandes afluentes do rio Amazonas, começou a ser explorado no início da segunda metade do século XIX, tendo como pioneiros alguns coletores de drogas do sertão, muitos deles nordestinos.

No turismo e na cultura, o maior marco ocorre durante os Festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, que acontece no mês de junho. Durante um período de quase um mês, a cidade realiza a festa, que também atrai turistas vindos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco e outras cidades próximas.
Outro ponto do turismo em Canutama está erguida uma imagem de aproximadamente uns 4 metros de altura, uma réplica em tamanho menor do Cristo Redentor.

No município, o maior marco cultural ocorre durante os Festejos de São João Batista, padroeiro da cidade, que acontece no mês de junho. Durante um período de quase um mês, a cidade realiza a festa, que também atrai turistas vindos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco e outras cidades próximas.

Bem no centro da praça de Canutama há erguida uma imagem de aproximadamente uns 4 metros de altura, representando Jesus Cristo de braços abertos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Flona de Balata-Tufari

Foto: Acervo / ICMBIO

Com área de 1.079.911 hectares, a FLONA foi criada com os objetivos de promover o manejo de uso múltiplo dos recursos florestais, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradas, a educação ambiental, bem como o apoio ao desenvolvimento de métodos de exploração sustentável de recursos florestais das áreas limítrofes. A Flona é constituída por três áreas, que somam 802.023 hectares: – Gleba Balata, com 282.781 hectares – Gleba Tufari, com 360.168 hectares – Gleba Jacaré, com 159.074 hectares.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO