Home / Amazonas / Atalaia do Norte

Atalaia do Norte

Atalaia do Norte fica na região conhecida como Vale do Javari está localizada a cidade de Atalaia do Norte, que fica a 1.136 km de Manaus. Os primeiros habitantes da cidade foram os índios Mangeronas, Ticunas e Marubos. Remanescentes das duas últimas etnias ainda vivem no referido território.

O município é conhecido por sediar a maior reserva de índios isolados do mundo e pelos hotéis de selva que permitem a vivencia real da Amazônia.

Umas das características marcantes de Atalaia do Norte, é que ao caminhar pela cidade é possível encontrar indígenas com vestimentas e adornos típicos de suas etnias, ou até mesmo porretes, arco e flechas, que representam suas armas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Terra Indígena do Vale do Javari
A Terra Indígena do Vale do Javari é uma terra indígena localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas, no Brasil. Foi demarcada por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso em 2 de maio de 2001. É habitada por diferentes povos indígenas, como os marubos, matsés, matis, kanamari, kulina. Também se encontram, dentro da reserva, pelo menos quatro grupos isolados. É a região que apresenta a maior densidade de povos indígenas isolados no mundo. Ao todo, os habitantes à época da demarcação somavam 3 961 indivíduos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
AM-174 até Novo Aripuanã.

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO