Home / Amazonas / Apuí
Foto: Divulgação / Gov. do Estado do Amazonas

Apuí

O município de Apuí está localizado ao sul do Amazonas, cerca de 1.097 km. A região possui duas reservas: Parque Estadual Sucunduri e Parque Estadual Guariba. A cidade está próxima da rodovia Transamazônica. O município de Apuí em suas riquezas na área do turismo que ainda não foi devidamente explorado. Apuí conta hoje com uma pequena rede de hotéis e pensões, são oito hotéis e duas pensões, que acomodam todos os turistas no ano inteiro, em busca de aventura ou negócios na área de pecuária, agricultura, extrativismo florestal e mineral.

A área de Apuí na floresta amazônica equivalente ao tamanho de alguns países Europeus, e maior que alguns estados brasileiros. A geografia do município é rica em belezas naturais, conta com o maior número das mais lindas cachoeiras do estado,e dos Municípios vizinhos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual Sucunduri
O Parque Estadual Sucunduri é a principal unidade de conservação do Mosaico de Apuí, localizado no sul do estado do Amazonas. Esta região entre os rios Aripuanã e Juruena, na divisa do Amazonas e Mato Grosso, forma o chamado Domo do Sucunduri. Sua característica geológica diferenciada explica o grande número de saltos, quedas e cachoeiras existentes nesses rios. O Parque Estadual do Sucunduri se encontra bem mais afastado da sede do município e, para visitá-lo, é necessário uma expedição de pelo menos três dias, entre ida e volta. O parque faz parte do Mosaico de Apuí, uma área com mais de 2 milhões de hectares formada por nove unidades de conservação distintas que se espalham por dois municípios amazonenses, Apuí e Manicoré. Com a criação deste grande corredor ecológico, o governo tenta estabelecer uma barreira contra o crescimento do arco do desmatamento e a expansão da fronteira agrícola no sul do Amazonas.

# 2 Parque Estadual Guariba
Contíguo aos Parque Nacional do Juruena e Parque Nacional dos Campos Amazônicos, num corredor de mais de 9 milhões de hectares de áreas protegidas conhecido como Corredor Meridional de conservação da Amazônia. Região de forte pressão de desmatamento pela expansão da fronteira agrícola sobre a Amazônia brasileira. Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolver as atividades de educação, interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico, dentre outros. Com uma das maiores biodiversidades da Amazônia, a região ficou famosa pela alta diversidade de primatas na região da bacia do Aripuanã. São conhecidas mais de 13 espécies de primatas endêmicas da região.

Outra particularidade é a presença de espécies do Cerrado, que ocorrem associadas às grandes manchas de campos e campinas, como as populações de cervo encontradas no Parque Estadual do Guariba.

# 3 Floresta Nacional do Jatuarana
Possui área de 569.428,44 hectares,

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira do Monte Cristo
Uma extensa esplanada rochosa por onde as águas do rio correm e na qual, de forma impressionante, dezenas de antas se aglomeram todos os dias para se alimentar das plantas aquáticas que nascem entre as pedras. Os animais mal percebem a presença humana, o que permite que os visitantes cheguem bem próximo a eles. A uma curta distância, é possível observar uma das mais curiosas relações simbióticas da fauna amazônica: no dorso das antas, vários exemplares de uma ave popularmente chamada de Chico Preto disputam espaço entre si, tudo para conseguir se alimentar dos parasitas que se escondem entre os pelos dos grandes mamíferos. As antas, por sua vez, permanecem praticamente imóveis enquanto são “massageadas” pelas aves. Em meio às rochas, vários outros pássaros também parecem querer se banhar nas águas, proporcionando um divertido espetáculo.

# 2 Cachoeira Véu de Noiva
Majestosa queda d’água com mais de 50 metros de altura. Um verdadeiro jardim do Éden cercado apenas pela floresta e pelo imponente paredão rochoso da cachoeira.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
AM-174 até Novo Aripuanã.

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO