Home / Amazonas / Alvarães

Alvarães

O município de Alvarães, distante cerca de 531 quilômetros de Manaus, tem sua história ligada diretamente à Tefé, município do qual se emancipou em 1981. O setor primário é o de maior relevância para a economia do município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Campo Caiçarao – Alvaraes
Local de lazer onde os moradores jogam o futebol.

# 2 Floresta Nacional de Tefé – FLONA DE TEFÉ
A Floresta Nacional (FLONA) de Tefé foi criada em 1989 na região do Médio Solimões no estado do Amazonas, por meio do Decreto nº 97.629. Sua grande superfície de 1.020.000 hectares está dividida entre os municípios de Tefé (47,3%), Alvarães (36,7%), Carauari (4,5%) e Juruá (11,5%), todos pertencentes ao estado do Amazonas. Seus limites hidrográficos são: ao norte, o rio Bauana; ao Sul, o rio Curumitá de Baixo; a oeste, o rio Andirá; e a leste, o rio Tefé (IBAMA, 2000).

Na FLONA de Tefé vivem 359 famílias, agrupadas em 30 comunidades que se localizam nas calhas dos três principais rios: 124 famílias vivem em 11 vilas ao longo do rio Tefé; 74 famílias se espalham em oito povoados no rio Bauana; 161 famílias formam 11 agrupamentos no rio Curumitá de Baixo. Como a composição familiar média é de seis membros por unidade familiar, tem-se uma estimativa de 2.154 habitantes.

A FLONA de Tefé integra o Corredor Central da Amazônia1, caracterizado por apresentar baixas taxas de desmatamento. Um dos fatores que têm beneficiado sua conservação é a localização afastada dos centros urbanos e o fato de não ser ponto de passagem para outras localidades que recebam fluxo regular de visitantes. O acesso até a FLONA se dá exclusivamente por via fluvial, a partir da sede do município de Tefé, tendo o rio Tefé – afluente da margem direita do rio Solimões – como principal caminho.

As atividades econônicas dos moradores das comunidades da FLONA estão baseadas principalmente na agricultura familiar, com destaque ao cultivo de pequenas roças de mandioca, para a produção de farinha. Apenas o excedente produzido é comercializado em Tefé, seja diretamente ou por meio de atravessadores.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Barco:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Manaus que recebe voos do Brasil e Exterior.

Aeroporto Internacional de Manaus

Av. Santos Dumont, 1350
Tarumã – Manaus – AM
Telefone: (92) 3652-1667

■ MAPA DA REGIÃO