Home / Alagoas / Penedo
Foto: Divulgação

Penedo

Penedo é um município localizado ao sul do estado de Alagoas, a cidade fica às margens do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe.

A cidade de Penedo possui um “Centro Histórico” de significativa importância. Sua paisagem edificada inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste como o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as Igrejas de Nossa Sra. da Corrente e de São Gonçalo Garcia, e exemplares da arquitetura civil moderna, como o Hotel São Francisco, dos anos 1960. Essa diversidade foi mantida, rendendo a Penedo o tombamento de seu conjunto histórico e paisagístico pelo IPHAN, em 1996.

Penedo foi fundada sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, foi palco de importantes acontecimentos do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de conventos e igrejas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos (Convento dos Franciscanos, Residência Maria dos Anjos)
O primeiro convento, fundado em 1661, atendeu aos pedidos dos habitantes da vila. O novo convento começou a ser construído em 1682 e as obras se prolongaram até 1694. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. Os adornos em pedra tem motivos fito mórficos, conchóides e de figuras humanas atarracadas e infantis que criam uma fantasia barroca muito criativa. O exterior do convento é sóbrio seguindo a linha das demais casas franciscanas do Brasil. O interior possui talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal.

# 2 Igreja de São Gonçalo Garcia (Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos)
A capela primitiva foi construída pelos ermitões e a atual começou a ser construída, em 1758, quando a irmandade se organizou. A fachada e o interior apresentam excelente trabalho de cantaria. As torres foram alteradas e comprometeram o equilíbrio original do monumento, os retábulos neoclássicos possuem talha semelhante aos de Salvador. O lavabo da sacristia, de pedra calcária, apresenta desenho rococó e carrancas usadas nos pedestais das ombreiras da porta principal como nos retábulos protobarrocos espanhóis. O frontispício é trabalhado em pedra com motivos barrocos, os cortes de pequena profundidade lembram a ourivesaria. O altar-mor é em estilo barroco, lateralmente ao arco-cruzeiro, os dois altares de canto são em estilo neoclássico e os quatro altares colaterais são semelhantes à talha neoclássica de Salvador.

# 3 Igreja de Nossa Senhora da Corrente (Igreja dos Lemos)
Com um exterior típico das igrejas da época, chama a atenção pela unidade de decoração do seu interior. Destacam-se os retábulos em estilo neoclássico, de influência baiana e decorados à imitação de mármore, a pintura do forro da capela-mor em tons vermelhos e azuis escuros, os púlpitos finamente entalhados, e a azulejaria de fabricação lisboeta de mesmo artista que fez os azulejos do antigo convento dos Loios, de Refogos do Lima, sendo dez painéis, oito no corpo da igreja e dois na capela-mor.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A partir da cidade do Rio de Janeiro: BR-116/ BR-101, A partir da cidade de São Paulo: BR-116/BR-101, A partir de Brasília: BR-020/BR-116/BR-101.

De Ônibus:
O Terminal Rodoviário fica na Av. Duque de Caxias, Centro. As seguintes companhias operam nesta rodoviária; Bomfim e Real Alagoas.

De Avião:
Os aeroportos mais próximos são os de Maceió (MCZ) e Aracaju (AJU).

■ MAPA DA REGIÃO