Home / Alagoas / Marechal Deodoro

Marechal Deodoro


A cidade de Marechal Deodoro, foi fundada em 1611, fica a 30 km de Maceió. A população é de aproximadamente 45 mil habitantes. A cidade foi fundada principalmente para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros ladrões. Hoje a cidade é tombada pela IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira. A cidade tem um belo acervo arquitetônico encontrados no museu e igrejas datadas nos séculos 16,17 e 18.

Em Marechal Deodoro, encontra-se a bela da Praia do Francês, já conhecida por turistas do mundo todo. Aos poucos, os visitantes também vão descobrindo outros encantos do lugar, cujo seus habitantes tem histórias de invasões externas, e os filhos mais ilustres ajudaram a escrever o destino do Brasil. 

O município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba e tem como atrativos naturais a Ilha de Santa Rita (maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental), a prainha, a Praia do Saco (própria para o nudismo), a Bica da Pedra, o povoado de Massagueira e a conhecida Praia do Francês.


■ PONTOS TURÍSTICOS

Lagoa Manguaba
A Lagoa Manguaba é uma ilustre personagem nanatureza de Marechal Deodoro e, está inserida, quase na sua totalidade, dentrodos limites do município. Das 17 lagoas existentes no Estado, ela é a maior,com 34 quilômetros quadrados de extensão. Delasobrevivem centenas de famílias que, diariamente, tiram das suas águas osustento representado pelos peixes, moluscos e crustáceos. Assim acontece nospequenos povoados deodorenses, como nos bairros formados à sua margem, nacapital alagoana.

Igrejas do Carmo
As fachada das Igrejas do Carmo, datadas de 1599, sendo a mais antiga da cidade alagoana de Marechal Deodoro, antiga capital da Capitania das Alagoas. Como o nome já diz é o local de nascimento do proclamador da República. No local encontra-se um grande patrimônio arquitetônico, religioso e artístico da época do Brasil-Colônia.

Povoado de Massagueira
O povoado de Massagueira, distante 15 quilômetros de Maceió, é um dos lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.

Povoado de Bica da Pedra
O antigo refúgio da boemia, um verdadeiro esconderijo do caos urbano, a Bica da Pedra era conhecida como o reduto dos boêmios que, nas décadas de 70 e 80, saíam de Maceió rumo ao paradisíaco povoado em busca da tranqüilidade que só o casamento da Lagoa Manguaba com o mangue vermelho – a gaiteira – poderia proporcionar.

Povoado de Barra Nova
Um verdadeiro paraíso onde a brisa do mar sopra e o cenário deslumbrante das lagoas Mundaú e Manguaba proporcionam um ambiente de completo êxtase. Assim é estar no povoado de Barra Nova, há cerca de 10 quilômetros de Maceió.


■ PRAIAS

Praia do Francês
A Praia do Francês é uma das mais procuradas e movimentadas de todo o litoral nordestino e um dos principais pontos turísticos de Alagoas. A Praia do Francês, além da sua beleza inigualável, é um dos pontos fortes da história do Estado do Alagoas e do Brasil. Recebeu este nome porque era através dela que os franceses, pouco depois do descobrimento, faziam o contrabando de pau-brasil.

Praia do Saco
Conhecida como “Saco da Pedra” pela formação rochosa que, na maré baixa, dá origem a belas piscinas naturais, a praia do Saco está localizada no litoral sul do Estado. Pertencendo à Ilha de Santa Rita, contém a Reserva Ecológica de mesmo nome que serve de pouso de aves migratórias. Criada em 1985, a área de proteção ambiental abrange uma faixa de 150 hectares. O povoado de Massagueira, distante 15 quilômetros de Maceió, é um dos lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.


■ COMO CHEGAR

De Carro:
A distância é de apenas 30 Km da Capital Maceió, pela Rod. Dr. Ib Gatto Marinho Falcão ou Al-101

De Ônibus:
Linhas regulas da Rodoviária de Maceió para a cidade de Marechal Deodoro

De Avião:
Aeroporto Internacional de Maceió ZUMBI DOS PALMARES
localizado em Rio Largo, em Alagoas, a 22 km do centro de Maceió. É o quinto aeroporto mais movimentado da Região Nordeste e também quinto aeroporto da região no que se refere ao tamanho do terminal de passageiros, atrás dos aeroportos de Salvador, Natal, Recife e Fortaleza.

■ MAPA DA REGIÃO