Home / Alagoas / Maceió

Maceió

Maceió, capital do estado de Alagoas, é banhada pela lagoa de Mundaú e pelas águas do oceano Atlântico com um mar que azul-turquesa ao verde-esmeralda o por isso lhe deram o apelido de “Paraíso das Águas”. Suas belas praias fornadas por jardins de coqueirais, belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

As praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió. é possível usufruir de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em uma passarela perfeita para a prática de atividades físicas ou simplesmente para apreciar o pôr-do-sol. Vale a pena conhecer praias mais afastadas no litoral norte, como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

O passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba é garantia de um momento inesquecível em Maceió. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’,com barcos que navegam em um arquipélago formado por nove ilhas e ilhotas e localizada na Lagoa Mundaú.

Arquitetura barroca, palácios, belas igrejas e casas com sobrados seculares fazem parte da beleza histórica do patrimônio histórico de Maceió. Os vários museus resguardam as histórias da capital Alagoana e do Nordeste.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Palácio Marechal Floriano Peixoto
Antiga sede do governo, transformou-se em museu, mostrando ao público suas ricas coleções de cristais, pratarias e móveis antigos em madeira e couro. Também abriga os Memorais de dois ilustres alagoanos: o poeta Lêdo Ivo e o dicionarista Aurélio Buarque.

Mercado do Artesanato
Fica no Centro de Maceió também é parada obrigatória. Tem cerâmica, bordados, sandálias de couro, bolsas de palha e, principalmente, as esculturas de palitos de fósforo do artista Arlindo Monteiro.

Parque Municipal de Maceió
O Parque Municipal de Maceió está localizado no bairro de Petrópolis criada pela lei municipal 4952 do ano 2000 entre os bairros de Santa Amélia e Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis e Santo Amaro Maceió, Alagoas. O parque tem cerca de 82, 4 hectares de área e é considerado uma Unidade de Conservação e área de proteção ambiental (APA). Possui cinco trilhas ecológicas. O parque municipal conta com várias espécies de árvores da Mata Atlântica.

■ PRAIAS

Praia Pajuçara
Uma das mais bonitas praias de Maceió, a praia de Pajuçara é cheia de turistas e mais movimentada. Próximo a sua costa existe um banco de recifes de corais, atraindo grande biodiversidade de peixes.

Piscinas Naturais de Pajuçara
Distante apenas 2 Km mar adentro, recifes de corais e bancos de areais formam, na maré baixa diversas piscinas naturais e diversidade enorme de peixes diferentes. Acesso somente por jangada alugada na praia de Pajuçara.

Praia do Gunga
Um dos cartões-postais de Alagoas salpicado de coqueirais e areias finas, fica na área de uma fazenda de coco, no encontro do mar com a lagoa. Muitos bares espalham-se pela orla, na alta estação, costumam lotar com diversas embarcações. Esta praia é a escolhida para sediar um dos maiores eventos náuticos do Brasil.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da região sudeste seguir via BR-116 em trecho até a cidade de Feira de Santana na Bahia, acessar a BR-101 até a capital Maceió,  duração com 28 h (1.987,3 km)

De Ônibus:
A Rodoviária de Maceió possui linhas rodoviárias para diversos estados brasileiros. Do terminal partem ônibus para vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, entre outros.

De Avião:
Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares / AL
Telefone: (82) 3036-5200
Rodovia BR 104, Km 91
Tabuleiro do Pinto – Rio Largo – Maceió – AL
CEP: 57.100-971

■ MAPA DA REGIÃO