Home / Alagoas / Jequiá da Praia

Jequiá da Praia

Jequiá da Praia é o município mais novo do Estado de Alagoas, distante 65 km de Maceió, com uma população é de 15 mil habitantes, o nome Jequiá da Praia vem de origem indigna que significa “cesto com muitos peixes”. Banhado pelo Oceano Atlântico e pelas lagoas Jequiá, Jacarecica e Azeda, Jequiá da Praia, é um recanto ecológico que até 1998, pertenceu ao Município de São Miguel dos Campos. O município possui um rico ecossistema com um complexo lacustre formado por 03 rios e 07 lagoas. Sendo a Lagoa de Jequiá da Praia a terceira maior lagoa do Brasil.

No povoado de Duas Barras, por exemplo, pode-se assistir ao espetacular encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda, a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.

A base econômica do município reside principalmente na pesca e na agricultura, tendo o turismo como atividade emergente com excelentes perspectivas para o mais novo município do Estado de Alagoas, que foi emancipado em 1998. Nas áreas estuarias estão presentes os manguezais, ecossistema altamente produtivos por contribuírem para a fertilidade das águas costeiras e lagoas, servindo assim de refúgios para a procriação de peixes e de alimentos para um grande número de organismos.


■ PONTOS TURÍSTICOS

Centro Histórico de Caravelas

Dunas de Marapé

Falésias

Povoado de Lagoa Azeda 
Cerca de 7 km de Jequiá, é mais um povoado que encanta as pessoas que passam pela região. As imagens paradisíacas do lugar são de fazer inveja a qualquer outra cidade litorânea. O povoado recebeu este nome devido às águas vigorosas que não facilitam à prática de esporte náutico, entretanto, esbanja uma beleza natural indescritível.

Lagoa de Jequiá 

Rio Jequiá 

Museu (Centro da cidade) 

Igreja Barroca Nossa Senhora do Pilar
construída pelos franceses em 1762. Tão bela e ofuscante quanto seu altar que foi esculpido a mão, o “Casarão do Barão de Jequiá


■ PRAIAS

Praia Barra de Jequiá
A praia, conhecida como Duas Barras, é dotada de infra-estrutura; possui um complexo turístico (pousada e restaurante e barcos para passeios). Tem areia branca e o mar é um pouco agitado. O Rio Jequiá desemboca nas águas do mar dando um charme especial a esse cenário.

Praia de Jacarecica do Sul
Praia emoldurada por falésias, que são formações rochosas de exuberante beleza e chegam a ter 30 metros de altura. Refletem o colorido avermelhado nas águas cristalinas do mar. Praia praticamente selvagem, apropriada para contemplação. Outra boa opção é caminhar nas areias e sentir a magia do local.


■ COMO CHEGAR

De Carro:
O trajeto até a cidade de Caravelas pode se feitos em diferentes trajetos a partir da BR 101 até Caravelas. Pelo Sul (vindo de Vitória/ES, MG, etc): pela BR 101, na altura de Posto da Mata, dobrar a rotatória a direita e pegar a BR 418. Após 80km estará no trevo logo após o o aeroporto de Caravelas. Permaneça a direita e após 10 km estará em Caravelas. Outra opção de quem vem pelo Sul é seguir até a cidade de Teixeira de Freitas, no trevo seguir pela BA-290. Seguindo então as orientações rodoviárias até Alcobaça. No trevo siga a dereita pela BA-001 até a cidade de Caravelas.

De Carro:
Da cidade de Maceió, acesso pela estrada AL-101, trajeto com 55,5 km, 49 min de duração.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de Maceió – Feitosa
Tel.: (82) 3221-4615

De Avião:
Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares
Rodovia BR 104 Km 91 Tabuleiro Maceió-AL
Tel:(82) 3036-5200 
Distância do Centro: 25 Km


■ MAPA DA REGIÃO