Home / Alagoas / Jequiá da Praia

Jequiá da Praia

Foto: Divulgação / ICMBIO

Jequiá da Praia é o município mais novo do Estado de Alagoas, distante 65 km de Maceió, com uma população de 15 mil habitantes. O nome Jequiá da Praia vem de origem indigna que significa “cesto com muitos peixes”. Banhado pelo Oceano Atlântico e pelas lagoas Jequiá, Jacarecica e Azeda, Jequiá da Praia, é um recanto ecológico que até 1998, pertenceu ao Município de São Miguel dos Campos. O município possui um rico ecossistema com um complexo lacustre formado por 03 rios e 07 lagoas. Sendo a Lagoa de Jequiá da Praia a terceira maior lagoa do Brasil. No povoado de Duas Barras, por exemplo, pode-se assistir ao espetacular encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano ou os manguezais.

Na povoação de Lagoa Azeda, a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.

A base econômica do município reside principalmente na pesca e na agricultura, tendo o turismo como atividade emergente com excelentes perspectivas para o mais novo município do Estado de Alagoas, que foi emancipado em 1998. Nas áreas estuarias estão presentes os manguezais, ecossistema altamente produtivos por contribuírem para a fertilidade das águas costeiras e lagoas, servindo assim de refúgios para a procriação de peixes e de alimentos para um grande número de organismos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Povoado de Lagoa Azeda 
Cerca de 7 km de Jequiá, é mais um povoado que encanta as pessoas que passam pela região. As imagens paradisíacas do lugar são de fazer inveja a qualquer outra cidade litorânea. O povoado recebeu este nome devido às águas vigorosas que não facilitam à prática de esporte náutico, entretanto, esbanja uma beleza natural indescritível.

# 2 Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá
Com área de 10.203 hectares, a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá, possui objetivos de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

# 3 Igreja Barroca Nossa Senhora do Pilar
construída pelos franceses em 1762. Tão bela e ofuscante quanto seu altar que foi esculpido a mão, o “Casarão do Barão de Jequiá.

■ PRAIAS

# 1 Praia Barra de Jequiá
Praia calma, cortada pelo rio Jequiá que desemboca no local. Possui pouca estrutura com algumas barracas para alimentação.

# 2 Praia Dunas de Marapé
Praia preservada, com acesso por por balsa, sendo cobrado uma taxa pela travessia, praia bastante limpa e com área de manguezais, possui uma boa infraestrutura com restaurantes. O encontro do Rio com o mar é lindo e a cor da água sensacional.

# 3 Praia de Jacarecica do Sul
Praia emoldurada por falésias, que são formações rochosas de exuberante beleza e chegam a ter 30 metros de altura. Refletem o colorido avermelhado nas águas cristalinas do mar. Praia praticamente selvagem, apropriada para contemplação. Outra boa opção é caminhar nas areias e sentir a magia do local.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da cidade de Maceió, acesso pela estrada AL-101, trajeto com 55,5 km, 49 min de duração.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de Maceió – Feitosa
Tel.: (82) 3221-4615

De Avião:
Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares
Rodovia BR 104 Km 91 Tabuleiro Maceió-AL
Tel:(82) 3036-5200
Distância do Centro: 25 Km

■ MAPA DA REGIÃO