Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Tibau do Sul

Tibau do Sul é um paraíso no estado do Rio Grande do Norte, conhecida como “Paraíso potiguar” é um dos principais balneários do estado e um importante polo indutor de turismo. O município possui 11.707 habitantes, mas o fluxo de turistas chega a um milhão de pessoas anualmente. É aqui onde encontra-se a famosa Praia da Pipa, que tornou a cidade de Tibau do Sul internacionalmente conhecida.

A cidade encontra-se sobre falésias, entre a Lagoa das Guaraíras e o Oceano Atlântico, um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Tibau do Sul é um dos principais balneários do estado, o turismo começou a se desenvolver na década de 70, quando vários grupos de surfistas começaram a frequentar cada vez mais as praias do município.

Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, repleta de pedras e coqueirais, além do recifes de corais. O turista que visitar Tibau do Sul poderá constatar que aqui a Mata Atlântica se junta ao rio e ao mar, mistura-se com coqueiros fazendo daqui um dos mais belos cartões postais do Brasil.


■ PONTOS TURÍSTICOS

Praia de Malembá
Deserta, bela e intocada. Junto ao mar aberto, possui recifes, ondas fracas, areia clara e fofa. O trecho voltado para a Lagoa de Guaraíras tem um pequeno ancoradouro. O acesso é feito por balsa vindo de Tibau do Sul, e a travessia dura uns 10 minutos. Boa para pesca e tem sido muito procurada ultimamente para a prática do Kitesurf. Faz parte do município vizinho de Senador Georgino Avelino, um município quase inexplorado no quesito praias. Como outras áreas da região, possui reservas de mata atlântica, mangues e lagoas. Na sede do município, você não pode deixar de visitar os mirantes sob a falésias, de onde se ver um dos mais belos visuais do litoral potiguar, com exuberantes manguezais, a Lagoa da Guaraíras e a Praia de Malembá.

Praia de Tibau do Sul
Com barracas de praia, voltadas para a Lagoa de Guaraíras e para o mar. A praia encanta pela simplicidade e hospitalidade genuína do seu povo. Ideal para se ir com a família ou com os amigos para se refrescar com uma bebida gelada e provar um peixinho fresco. Na parte mais sul, a praia é abrigada sob falésias altas, bastante sossegada.

Praia de Sibaúma
Última praia do município de Tibau do Sul, possui uma vila originária de um quilombo. Possui fundo repleta lajes de pedras, fazendo com que possua ondas fortas sempre atraindo muitos surfistas. No canto da praia encontra-se o rio Catú.

Praia de Cacimbinha
Não deixe de apreciar a vista belíssima do alto das falésias. Areias brancas e fofas, conchas, pedras e dunas. Apesar das barracas de praia é bastante sossegada. Acesso por escadas. Parada obrigatória antes de se chegar a Pipa com a melhor vista geral da região.

Praia das Minas
Semideserta, é ponto de desova de tartarugas marinhas. É indicada para quem busca sossego e privacidade, mas não convém mergulhar, uma vez que tem ondas fortes. Ideal para se caminhar acompanhando a cadeia de altíssimas falésias.

Praia do Amor
A Praia do Amor é o point do surf. Ondas radicais, areia larga, barracas de praia, artesãos e mais, e mais, e mais ondas. As principais competições de surf em Pipa e algumas das mais importantes do estado e da região são decididas nesta praia, que deu a fama que a Pipa tem. O mirante que se ergue em suas falésias, é o componente extra dessa viagem pela natureza e pelo esporte dos deuses. A Praia tem esse nome devido aos desenhos das pedras das piscininhas naturais tem o formato do coração.

Praia do Curral
É uma praia deserta com falésias, mas que só dá para chegar se a maré estiver baixa. Se tiver sorte poderá avistar golfinhos ou quem sabe nadar com eles. Em conjunto com a Praia do Madeiro, forma a Enseada dos Golfinhos.

Praia do Centro
A Praia do Centro é, de longe, a praia mais movimentada do vilarejo. Com larga faixa de areia e piscinas naturais, onde se escondem pequenos peixes, moluscos e caranguejos, a Praia do Centro é servida por diversas barracas, que comercializam frutos do mar e iguarias regionais.

Área de Proteção Ambiental Bonfim/Guaraíra
Localizada nos municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arês, Senador Georgino Avelino, Goianinha e Tibau do Sul a APA Bonfim/Guaraíra foi criada com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas dunar, Mata Atlântica, manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, além de espécies vegetais e animais. Na região da APA insere-se o principal corredor turístico do Estado.

Lagoa de Guaraíras
Mede cerca de 7Km de comprimento e 1,4Km de largura. Esse belo recanto oferece a possibilidade de conhecer os manguezais, os viveiros de camarões, fazer observação de golfinhos na maré alta,ver os pescadores tarrafeando e comer um peixinho frito no ponto de encontro dos pescadores. Numa ilha no centro da lagoa pode sera vistada a torre da igreja da antiga Tibau. Sugerimos ir ao local comtempo para ver um cinematográfico pôr-do-sol às margens da lagoa e apreciar o surgimento da lua, um de leite para os românticos.


■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Natal, pegar a BR-101 até chegar a Tibau do Sul, trajeto com 77,6 km e duração de 1 hora e 20 min.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de Natal
Av. Capităo Mor Gouveia, 1.237 – Cidade da Esperança
Tel.: (84) 3205-2428
Empresa: EXPRESSO OCEANO


■ MAPA DA REGIÃO

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *