Mongaguá

O município de Mongaguá, é uma conhecida estância balneária do estado de São Paulo. A cidade possui um litoral extenso e muitos atrativos naturais como praias e cachoeiras como a do Poço das Antas que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Mongaguá está exprimida entre as montanhas da Serra do Mar e o Litoral, cerca de 40% da área do município são montanhas.

A praia de Mongaguá é bem urbanizada e recebe um grande número de turistas na alta temporada, possui 13 km de extensão com uma larga faixa de areia escura e batida, boa para corrida, bike e caminhadas. A praia necessita um pouco de cautela em dias de mar agitado, devido as fortes correntezas.

Outra grande grande atração, é o pier de pesca, feita de concreto armado, é a segunda maior do tipo na América Latina com cerca de 400 metros atraindo muitos pescadores e turistas para uma bela foto.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Poço das Antaspoco-das-antas-4_0
É uma das principais atrações de Mongaguá, um dos pontos turísticos mais visitados, sendo um local muito procurado pelos turistas e moradores. Constitui-se de uma queda-d’água que forma uma cachoeira, terminando com uma piscina de água natural. Trata-se de um recanto ecológico abençoado pela mãe natureza que dispõe de uma boa infra-estrutura, com banheiro, pontes com corrimão, lanchonetes, guarita e um amplo estacionamento. Excelente lugar para banho e piquenique e para quem pretende se aventurar pelas trilhas morro acima, que levam até ás cachoeiras.

 

Parque Trístico Ecológico A Tribunaparque-ecologico-28
Criado em 1996, o Parque Turístico Ecológico “A Tribuna” de Mongaguá é uma área destinada à visitação pública, cujo principal objetivo é a educação ambiental, abordando temas como o tráfico de animais silvestres, lixo, reciclagem, conservação da biodiversidade e de áreas verdes.

O visitante passeia pelos seus 15 mil m2, observando e aprendendo em cada recinto com diferentes animais. Atualmente, o Parque possui recinto para Jabutis, um Serpentário com cobras peçonhentas e não peçonhentas, um Viveiro interativo de Aves, recinto de Quati, Jacaré, Tucanos, Gavião, além de 15 aquários tropicais e marinhos com peixes de diversas partes do globo.

Lá você encontra um espaço destinado a Educação Ambiental com um acervo de conchas, sementes, pedras, areias de todas as praias do litoral de São Paulo, animais conservados em formol, além de muita informação sobre os mais diferentes temas ambientais.

Morro da Padroeira – Imagem de Nossa Senhora Aparecidamonumento-nossa-sra-aparecida-1-22-12-2006
Com mais de 15 metros de altura e cerca de 2,5 toneladas, instalada numa linda trilha urbana feita em uma passarela de madeira com 150 metros de extensão. São 139 degraus em meio a mata nativa. Pode-se avistar pássaros silvestres e no deck com 30 metros acima do chão, ter uma visão privilegiada e deslumbrante da região. Aos pés da santa, está localizado o Skate Park, local para a prática de esportes radicais.

Feira de Artesanatodsc0160
Um sofisticado complexo de 98 quiosques com arquitetura própria de madeira maciça e tijolos aparentes. Ótimo local para compras de artesanatos locais.

Praça de Eventos Dudu Sambadsc_7215
Situada em frente a praia central, construída sobre a areia da praia, é o local onde se realizam todos os eventos de grande porte da cidade. A típica festa junina que acontece entre os meses de junho e julho, “Festão na Praia”, que atrai muitos turistas e moradores. Conhecida também como “Sambódromo“ por acolher os desfiles de carnaval das escolas de samba e blocos carnavalescos. A avenida recebe também os desfiles cívicos e paradas militares da Semana da Pátria e do dia sete de dezembro (aniversário da cidade).

Praia do Centrodsc0412
Uma das principais praias da cidade, sendo uma das mais movimentadas, situa-se próximo ao centro comercial, Prefeitura Municipal de Mongaguá e Praça de Eventos Dudu Samba.

Praia do Agenor de Camposdsc0661
Praia mais movimentada da cidade, localizada no Complexo Plataforma, situa-se próximo da Plataforma Marítima de Pesca Amadora e do Parque Ecológico Turístico “A Tribuna”.

Complexo Zona Ruralpesque-e-pague_vista-do-lago-e-restaurante
Na zona rural da cidade pode-se desfrutar de diversas atrações, como passar o dia todo pescando, curtindo as piscinas de águas naturais ou simplesmente descansando a sombra de uma árvore. Conhecer um pouco sobre a fauna e flora da região e entrar nas águas dos rios e corredeiras que enfeitam a cidade de Mongaguá.

Plataforma de Pesca Amadora de Monguaguáplataforma-4
Visitada por inúmeros turistas e munícipes, o local é um dos cenários mais bonitos e encantadores do Brasil. Instalada na cidade em 1977, é a maior plataforma pesqueira em estrutura de concreto armado avançando 400 metros mar adentro formando um “T” e se lançando 86m para cada um dos lados. Na entrada há sanitários, local apropriado para lavagem dos pescados e apetrechos de pescas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

Via Anchieta: No trevo de Cubatão (Km 55), entre na Rodovia Pedro Taques e siga em frente até o Km 302,5.

Via Imigrantes: Mantenha-se à esquerda na saída do trevo de São Vicente (Km 58) e siga em frente até o Km 302,5.

De Ônibus:
Rodoviária: Av. Lourdes Costa Pontes – Jardim Umuarama – Informações: (13) 3448-1581

De Avião:
Não existe aeroporto no município.


■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”36″]

* Destino elaborado à convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Sebrae – ES

Check Also

Ubatuba

  Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ubatuba é um local rico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *