Foto: Aline Barros

Ilhabela

Ilhabela, conhecida como Capital da Vela e maior ilha marítima brasileira é um paraíso para os apaixonados por esportes náuticos. Com ventos propícios para o esporte e praias de tirar o fôlego, esse lindo arquipélago no litoral norte de São Paulo, é palco anualmente do principal evento náutico da América Latina, a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, que acontece sempre no mês de julho.

A prática de esportes marítimos, principalmente do Kitesurf e windsurf já é algo natural para os locais que já nascem com o “sal do mar” em suas veias.

Mas para você que sempre quis se aventurar a entrar na água, porém nunca teve a oportunidade, há inúmeras escolas para a prática de vela, kitesurf, canoagem, mergulho entre vários outros e a possibilidade de alugar equipamentos. Qualquer que for o seu estilo, aqui você encontrará um esporte para não ficar parado durante a sua estadia na Ilha.

É só entrar na água e sentir o vento batendo no rosto enquanto enquanto contempla a beleza natural da ilha.

Com 85% do seu território estão protegidos por um parque estadual de 27.025 hectares, tornando-se uma das mais preservadas áreas de Mata Atlântica do Brasil. Todo esse patrimônio está praticamente intacto e localizado entre os dois maiores centros urbanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

A ilha tem mais de 40 praias, as voltadas para o canal de São Sebastião, têm águas mais calmas, enquanto as oceânicas apresentam muita correnteza. Caso a água salgada não seja a sua “praia”, o arquipélago é privilegiado com mais de 300 cachoeiras para você se aventurar nas trilhas, fazer rapel ou simplesmente se banhar e “limpar a alma” nas suas piscinas naturais e lindíssimas quedas d’águas.

Petra Jazz Festival 2013petrafestival
Nos dias 18 a 20 de Julho aconteceu o 1° Festival de Jazz na Ilha patrocionado pelo grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Petra Premium, foi um sucesso de público com atrações nacionais e internacionais como Playing for Change. Evento este que pode se tornar anual, deixando a Ilha com a programação ainda mais agitada em 2014.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso

A história aponta que a maior parte das vilas surgiu a partir da construção de uma capela. E com Ilhabela não foi diferente. As origens da Igreja Matriz de Nossa Senhora DAjuda e Bom Sucesso remetem ao fim do século XVI e início do XVII. Os registros afirmam que a construção aconteceu a pedido do padre Manuel Gomes Pereira Marzagão, conhecido também como vigário São Sebastião. Ao longo dos anos, a igreja passou por várias reformas e ampliações.

Atualmente, a Matriz conta com piso de mármore espanhol, forro da nave (parte entre as colunas sustentadoras da abóbada) pintado a óleo, reproduzindo a imagem da padroeira. No centro, as imagens de São Sebastião, São Benedito, São Paulo e São Judas.

Museu Náutico Ilhabela

Para aqueles que apreciam uma boa lenda sobre piratas e histórias de naufrágios, o Museu Náutico é uma excelente pedida de passeio. Fundado em 2010 e com um grande acervo de 1500 peças de vários navios naufragados, muitos destes datados do século XVIII e também maquetes dos principais naufrágios em exposição.

Ilhabela é um verdadeiro cemitério submerso com mais de 10 grandes naufrágios ocorridos no arquipélago, sendo o mais famoso deles, o espanhol Príncipe das Astúrias, que em 1916 afundou com a maior parte de seus tripulantes e tesouros a bordo perto da ilha de São Sebastião.

Site: www.museunauticoilhabela.com.br

Fazenda da Toca
Caso a água salgada não seja a sua “praia”, o arquipélago é privilegiado com mais de 300 cachoeiras para você se aventurar nas trilhas, fazer rapel ou simplesmente se banhar e “limpar a alma” nas suas piscinas naturais e lindíssimas quedas d’águas. Uma cachoeira bastante conhecida da região é a Cachoeira da Toca fica localizada em um antigo engenho de cana de açúcar, onde ainda é fabricada uma cachaça artesanal para degustação. A caminho de Castelhanos, possui um emocionante tobogã de água natural e uma queda d’água de 3 metros de altura.

Site: www.cachoeiradatoca.com.br

Passeio de Escunapasseioescuna
Um ótima opção de passeio para você e sua família, é o passeio à bordo da Escuna Da Vinci, da empresa Maremar Turismo. Com total segurança e infra-estrutura, com saídas diárias no píer da Praia do Perequê. Com duração de 6 horas, terá a oportunidade de conhecer várias praias exuberantes ao norte da ilha ao longo do trajeto além das paradas na Praia da Fome e Jabaquara, esta que é considerada uma das praias mais belas e preservadas da ilha.

A Maremar oferece também outros passeios como de jeep, lancha, city tour além de disponibilizar aluguel de bicicletas.

Se o seu objetivo não é só ficar parado tomando sol em uma das lindas praias com águas cristalinas , a Maremar oferece um roteiro cheio de aventuras para você conhecer a Ilha e tudo que ela pode oferecer de um jeito bem mais emocionante e com qualidade para seus clientes.

Site: www.maremar.tur.br

■ GASTRONOMIA

Restaurante Gato Negrorestaurantegatonegro
Fica localizado na Pousada Praia do Portinho e com um menu diversificado atende todos os gostos desde peixes, frutos do mar, massas à pratos tradicionais como filé à parmegiana. Mas a jóia da casa fica com sua deliciosa e bem servida feijoada que já é conhecida na Ilha.

Aproveite para experimentar o bolinho de feijoada, um petisco excepcional que você só encontra aqui. Uma ótima opção para acompanhar aquela cervejinha.

Site: www.pousadapraiadoportinho.com.br/pt/restaurante.html

 

Restaurante Tróiatroia_2
Pratos que não só chamam a atenção dos olhos mas também ao paladar. Esse charmoso restaurante instalado no DPNY Beach Hotel localizado na Praia do Curral oferece gastronomia internacional com pratos inovadores e com ingredientes tradicionais da cozinha brasileira, uma fusão de sabores da cozinha mediterrânea e italiana para seus hóspedes e visitantes desfrutarem em um ambiente envolvente ao som do mar.

Site: www.dpny.com.br/br/o-dpny/gastronomia

All Mirante Bar & Restauranteallmirante
Localizado no Sul da Ilha, com uma vista espetacular para o mar que não dá nem vontade de ir embora e uma decoração encantadora, esse restaurante serve pratos saborosos dos mais variados da culinária local e também massas, aves e carnes no sistema buffet e à la carte.

Recomenda-se ligar com antecedência e verificar se o restaurante estará aberto ao público pois o local também é utilizado para festas e casamentos podendo estar fechando nessas datas.

Site: www.allmiranteilhabela.com.br

 

Restaurante Pedra do Sinorestaurantepedradosino
Nada como aproveitar um dia gostoso e de sol a beira da praia da Pedra do Sino e ainda contar com os serviços do Restaurante que leva o mesmo nome, cuja especialidade são frutos do mar.

Enquanto contempla a vista fantástica para o mar, o cliente tem diversas opções de refeições como porções muito bem servidas e pescados fresquinhos, além do tradicional e sempre uma excelente pedida: o filézinho de peixe ou frango com arroz, feijão, fritas e salada.

Site: www.restaurantepedradosino.com.br

■ PRAIAS

Praia do Perequê

Praia próxima ao comércio e com extensa faixa de areia repleta de coqueiros em sua orla. Possui bares e restaurantes, enquanto suas águas calmas são ideais para a prática do Kite Surf.

Praia da Garapocaia ou Pedra do Sino

Praia com águas calmas, com faixa de areia curta e grossa. A praia de Garapocaia também é conhecida como praia da Pedra do Sino, onde no final da praia encontra-se formações rochosas que ao serem batidas emitem sons curiosos. No local possui serviços com bares e restaurantes.

Praia da Armação
Acesso para a praia por uma pequena trilha. É uma praia que não é vista da avenida. Localizada ao lado do farol da Ponta das Canas, muito frequentada por iatistas, velejadores e praticantes de kitesurf.

Cortada por dois riachos, é uma das praias mais movimentadas por quem curte esportes náuticos, sem deixar de lado a sombra dos coqueiros e chapéus-de-sol que fazem parte deste cenário único.

Praia da Caveira
É uma praia deserta, com aproximadamente 50 m de extensão. Excelente para mergulho e pesca, devido à clareza de suas águas. Localizada no lado leste da Ilha, o acesso é por mar ou trilha a partir da praia da serraria.

A praia ficou conhecida devido ao naufrágio do transatlântico espanhol “Príncipe das Astúrias”, em 1916, motivo de várias lendas caiçaras.

Praia da Feiticeira
As cores das velas do kitesurf contrastam com a fachada do antigo engenho de cana-de-açúcar da Fazenda São Mathias. Vale a pena encontrar o caminho que leva você a esta praia. Ao chegar, um pequeno riacho banha seus pés. A praia é rodeada por coqueiros e chapéus de sol que completam o visual místico e paradisíaco.

Praia da Fome

Com 150 metros de extensão, tem acesso por trilha ou mar, cortada por dois riachos, é ideal para a prática de esportes náuticos e mergulho. Antigamente era principal ponto de tráfico de escravos, no local em que as ruínas de uma senzala se transformou em casa de veraneio. O nome “Praia da Fome” vem da história que ali os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África para depois serem vendidos conforme seu peso.

Praia da Serraria
Praia com 100 m de extensão, podendo ser acessada por mar ou trilha de alto grau de dificuldade partindo da praia do Jabaquara. Visitada principalmente por mergulhadores. Em frente à praia está a Ilha da Serraria, local propício para a prática da pesca esportiva e mergulho. a praia da serraria é considerada um abrigo natural nos dias de mar agitado.

Praia da Vila
No centro histórico de Ilhabela, mais frequentada em dias de maré baixa, quando aparecem as pedras junto aos coqueiros, criando um visual artístico, onde todos os elementos fazem parte desta obra-prima que é um local especial da Ilha. Um ótimo píer para se pescar e curtir o pôr-do-sol. Ao lado do píer realizam-se shows, concertos e exibições durante o ano inteiro.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem de São Paulo, seguir pela Rodovia Ayrton Senna até a Rodovia Carvalho Pinto. Após o pedágio e o posto policial, pegar saída para Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Chegando em Caraguatatuba, seguir em direção a São Sebastião, de onde partem as balsas para Ilhabela

Para quem vem do Rio de Janeiro, seguir pela Rodovia Rio-Santos, cruzando as cidades de Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati e Ubatuba. Chegando em Caraguatatuba, seguir em direção a São Sebastião, de onde partem as balsas para Ilhabela

*As balsas operam 24 horas por dia e atravessam o canal com intervalo de 30 minutos e o tempo de travessia é de 15 minutos pela DERSA (11-3702-8000) ou http://www.dersa.sp.gov.br/

De Ônibus:
De Teresópolis:
Ônibus Viação águia Branca e Salutaris com destino a Rodoviária do Tiête em São Paulo.
Com saídas diárias às 22h.

Já na Rodoviária do Tiête, a Viação Litorânea realiza o transporte até São Sebastião com saídas diárias em diferentes horários.

Do Rio de Janeiro:
A Empresa UTIL leva até a cidade de São Sebastião com duração de 7hs de viagem.

Telefones:
Viação Águia Branca e Salutaris – SAC: 0800 725 1211
Viação Litorânea – SAC: (11) 3775 3850
Empresa UTIL – SAC: 0800 886 1000

Para chegar em Ilhabela, o acesso é feito somente pela balsa que parte do centro de São Sebastião.
A travessia de quase 3km para pedestres e automóveis entre São Sebastião e Ilhabela dura cerca de 20 minutos.
Porém em feriados e finais de semana, a fila para pegar a balsa pode chegar a ser quilométrica e para evitar esse incômodo, há a possibilidade de comprar um tíquete antecipado com horário marcado mas por uma taxa maior para a travessia no site da Dersa e assim, ter mais comodidade em sua viagem.

Programação da Balsa
São Sebastião <-> Ilhabela

Horários
De 6h às 0h – a cada 30 min.
De 0h às 6h – a cada 1 hora

Preços
Segunda a sexta-feira:
Moto – R$ 7,10
Carro e Camionete – R$ 14,10
Sábado, domingo e feriados
Moto – R$ 10,60
Carro e Camionete – R$ 21,20

Mais informações pelos telefones ou pelo site:
http://www.dersa.sp.gov.br/
Travessias
Tel: 0800 77 33 711

■ MAPA DA REGIÃO

Check Also

João Pessoa

Informações João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, à cidade possui uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *