Foto: Wikipédia

Itapema

Localizada em um cenário litorâneo com belas paisagens e com a natureza exuberante da Mata Atlântica, Itapema divide seu charme natural com a efervescência de uma cidade com construções modernas e vida própria, onde não faltam opções de lazer o ano todo.

Itapema é a terceira cidade que mais recebe turistas no estado de Santa Catarina. Localiza-se próximo a Balneário Camboriú e Florianópolis. A partir dos anos 80, a cidade se tornou um polo turístico, destacando-se por suas praias, belezas naturais e tem o título de capital dos ultraleves, atraindo grande quantidade de admiradores dessa prática.

Banhada por um mar que varia do azul turquesa nas praias ao norte ao verde esmeralda nas demais, Itapema desfruta de 14 km de orla marítima com praias para todos os públicos: dos que buscam sofisticação aos que buscam aventura em meio a natureza intocada ou descanso e sossego em família.

Além das praias, Itapema possui excelentes restaurantes de frutos do mar, bares com música ao vivo, comércio variado, shoppings centers com produtos direto de fábrica, Mirante do Encanto no Morro do Cabeço que proporciona uma visão belíssima de Itapema e da Costa Esmeralda, Mercado Público Municipal no Centro da cidade, Parque Calçadão um lugar agradável e seguro à beira mar que conta com passeio público, ciclovia, postos salva-vidas, internet wireless gratuita, academia de ginástica pública, rampas de acesso à praia, decks em madeira de reflorestamento e bancos para relaxar e sentir a gostosa brisa do mar e para quem curte o turismo ecológico e turismo de aventura, pode conhecer trilhas, cachoeiras e gastronomia em meio a Mata Atlântica na área rural da comunidade do Sertão do Trombudo que fica do outro lado da BR 101.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Ponte do Suspiro
No encontro do Rio Bela Cruz com o mar, a Ponte dos Suspiros serve de cenário para muitas fotografias. Feita de pedras, com arcos nas laterais da cobertura, faz a ligação para pedestres entre dois trechos da praia.

Parque das Capivaras
Aproximadamente 35 capivaras vivem entre as Ruas 318 e 320, na região próxima ao Rio Perequê. Os animais são avistados com frequência pela população que trafega pela local. O Parque das Capivaras foi idealizado com o objetivo de preservar a vida desses roedores e a vegetação local. A área está protegida com cercas para que os animais não invadam a pista de veículos, além de ter uma ponte pênsil e trilhas ecológicas para integrar visitantes com o meio ambiente local.

Parque Calçadão
O Parque Calçadão embeleza ainda mais a orla da Meia Praia e proporciona aos moradores e turistas a tranquilidade de passear livremente por um local seguro e agradável. O parque conta com passeio público, ciclovia, postos salva-vidas, internet wireless gratuita, decks em madeira de reflorestamento, acesso à praia e bancos para relaxar e sentir a gostosa brisa do mar. A cidade de Itapema traça um novo ritmo de desenvolvimento, unindo sustentabilidade e inclusão social. O Parque Calçadão foi planejado pensando na acessibilidade e, por isso, foram implantadas rampas especiais de acesso à praia ao longo do parque.

Mirante do Encanto

FOTO: SANTUR SC

O Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em quatro níveis de utilização para o público. No primeiro há um acesso por meio de escadas e rampas, estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados, além do acesso ao elevador panorâmico. O nível dois oferece praça urbanizada, com playground, mirantes com vista para a Praia da Mata de Camboriú, bancos, paisagismo e iluminação especial. No terceiro nível os visitantes terão uma visão panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico. Já no ponto mais alto aberto aos visitantes está disponível uma visão 360º de toda Costa Esmeralda.

Mercado Público
Aberto no aniversário de 50 anos de Itapema, o Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos é um novo ponto de referência comercial e turístico. A comunidade e os turistas tem um espaço que agrega gastronomia, comércio e lazer com restaurantes, boxes de refeições rápidas, peixes, frutos do mar, verduras e frutas. Além dessas atividades, o Mercado Público Municipal Nelson Santos também conta uma área de convivência com palco para apresentações artísticas, bem como espaço reservado para exposições artísticas e culturais.

Gruta Nossa Senhora dos Navegantes
Local onde os turistas e moradores reforçam sua fé. No final da praia do Bairro Meia Praia.

Capela São João Batista
Uma das capelas mais antigas de Itapema, datada de 1946, localizada na zona rural, Estrada Geral do Sertão do Trombudo. Do alto do morro é possível avistar praticamente todo o bairro. Bairro Sertão do Trombudo.

Acervo Cultural do “Seu Niquinho”
O Rancho que abrigava a embarcação de pesca artesanal “Normalista” foi transformado no “Acervo Cultural do “Seu Niquinho”, o qual registra a vida de sua família e de outros destacados pescadores de Itapema.após o falecimento de “Seu Niquinho”, seus familiares abriram a casa deste pescador para visitação pública.

PRAIAS
Praia Grossa
É ao longo de seus 563 metros de faixa de areia que a natureza se faz presente. Cercada pelo verde exuberante das encostas, Praia Grossa é o lugar para quem busca mais do que sol e mar. É ideal para quem deseja estar em contato com a natureza intocada, relaxar em meio ao verde da mata e o azul do mar. Uma praia agreste cujo acesso se dá por trilhas a pé. É uma opção certa para os aventureiros e também para a prática de surf e trekking.

Praia do Centro
É um dos pontos mais visitados de Itapema durante o verão. Seu 1,5 quilômetro de extensão oferece excelentes hotéis, pousadas, restaurantes, centro de lazer e badalados bares ao longo da orla. Com um misto de agito e tranquilidade, a Praia do Centro estabelece a harmonia perfeita entre a natureza e o progresso.

Praia da Ilhota
Conhecida como reduto gastronômico, a Praia da Ilhota possui excelentes restaurantes com frutos do mar e o melhor da culinária local. Abriga também um grande resort com ótima infraestrutura, ideal para quem quer relaxar e aproveitar o melhor do verão. É uma região muito procurada pelos surfistas devido às águas cristalinas e agitadas que vêm do mar aberto e a deslumbrante vista das areias brancas e da vegetação nativa. A Praia da Ilhota é, sem dúvida, ponto obrigatório para quem busca conforto, bem-estar e sofisticação sem dispensar uma deslumbrante vista à beira-mar.

Meia Praia
Com 5 quilômetros de extensão, Meia Praia é a maior e mais famosa praia de Itapema. Sua excelente infraestrutura turística conta com variado comércio, bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Meia Praia conta ainda com o Parque Calçadão, um lugar agradável e seguro para turistas e moradores. As diversas opções de lazer fazem de Meia Praia um grande atrativo para quem busca novas experiências. Quando o sol se põe não é sinal do final do dia, mas sim de uma noite que acaba de começar. Os bares e restaurantes ficam repletos de turistas que aproveitam ao máximo a agitada noite de Itapema.

Costão
O som das ondas indo ao encontro das rochas transmite tranquilidade para quem desfruta da maravilhosa paisagem do Costão. É possível caminhar sobre os rochedos e sentir plena sensação de liberdade e harmonia com a natureza. Pela belíssima vista panorâmica que tem da cidade, o Costão é considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema.

Canto da Praia
O Canto da Praia é conhecido como o reduto dos Pescadores. Praia de águas calmas e vida simples. É também famoso pelo trabalho artesanal e pela deliciosa gastronomia local feita à base de frutos do mar. O Canto da Praia é o lugar perfeito para quem busca descanso e sossego. É ideal para passear de barco com a família.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Situada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú e a 60 quilômetros de Florianópolis, Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. As belezas naturais e a localização geográfica, certamente, contribuíram para que o município revelasse sua vocação para o turismo.

O acesso a Itapema é feito pela rodovia BR-101, duplicada, que passa à margem da cidade. A estrada nos encontra-se em excelentes condições. Aproveite para ver a cidade do morro do Boi é uma das vistas mais lindas do litoral brasileiro.

De Ônibus:
Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto direto até o município de Itapema. Outra alternativa é descer na cidade de Balneário Camboriú, distante 14 quilômetros de Itapema ou em Florianópolis, a 60 quilômetros.

De Avião:
As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 30 quilômetros de Itapema. Outra alternativa é pousar no aeroporto de Florianópolis onde as companhias aéreas operam vários vôos para outras cidades brasileiras.

■ MAPA DA REGIÃO 

Check Also

Penha

Terra do Beto Carrero World, Penha tem atrações como a bicentenária Festa do Divino, as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *