São Francisco de Paula

São Francisco de Paula, localiza-se a 112 quilômetros da capital Porto Alegre, com uma altitude de 907 metros, têm grande tendência ao turismo, com belos pontos turísticos, se destacando o Lago São Bernardo, localizado a menos de 800 metros do centro da cidade, propiciando aos moradores e visitantes de “São Chico”, um ótimo local para repouso e ótimo para um chimarrão com os amigos. Sua população estimada em 2007 era de 21.278 habitantes. Com uma população hospitaleira,

São Francisco de Paula é uma das regiões do Estado com maior potencial para a prática de diversas modalidades de Turismo de Aventura, agregando valor com a cultura e culinária local. São Chico, como também é conhecida, acontece as famosas Festa do Pinhão e Colheita da Macela.

Possuindo uma Rede Hoteleira e de Restaurantes diversificada, procurando propiciar ao turista, o aconchego do povo serrano.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

Lago São Bernardo
É o Cartão postal da cidade, localizado na sede do município, próximo ao centro. Com uma extensão de 1.900 metros e profundidade média de 5 metros.

Caminhada no Cânion Josafaz
Caminhada na Trilha do Cânion Josafaz, com 20km de extensão em aproximadamente 06h, passando por borda de cânion, campos de altitude, mata de araucária, turfeiras, morros e arroios, em locais com um visual deslumbrante, ímpar. Nível de dificuldade: médio.

Estação Ecológica Estadual Aratinga
A Estação Ecológica Estadual Aratinga ocupa porções do Planalto e da encosta da formação Serra Geral, abrangendo o vale do arroio Carvalho, importante tributário do rio Três Forquilhas, incluindo suas nascentes. As altitudes variam de 160 a 930 metros, contemplando o gradiente Floresta Ombrófila Densa – Floresta Ombrófila Mista – Savana Gramíneo-Lenhosa (Floresta de Encosta – Floresta com Araucária – Campos de Cima da Serra). Os objetivos de criação da ESEC Aratinga são: a proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, a realização de pesquisas básicas e aplicadas em ecologia, a proteção do ambiente natural, e o desenvolvimento da educação ambiental.

Parque das 8 Cachoeiras
Área de 130 hectares de Mata Atlântica, a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, onde através de trilhas se encontram 8 grandes cachoeiras, que nomeiam o parque. Aberto a visitação. O acesso pelo Lago são Bernardo.

Floresta Nacional de São Francisco de Paula
Administrada pelo ICMBIO, constitui-se em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, caracterizando-se como uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. A FLONA de São Francisco de Paula localiza-se no município de mesmo nome (no nordeste do Rio Grande do Sul), caracterizado pelos Campos de Cima da Serra (Estepe) e pelas matas com araucária (Floresta Ombrófila Mista ou Mata Atlântica – lato sensu). A região é uma das mais úmidas do estado, com pluviosidade superior a 2.000mm e com temperatura média anual de aproximadamente 14,5° C. A FLONA-SFP tem uma área de 1.606 ha, com altitudes superiores a 900 metros, apresentando uma variação altitudinal de 300 metros. Esta Unidade é parte da área abrangida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como Área Núcleo, sendo considerada uma região de “alta” a “altíssima prioridade” para a conservação pelo Workshop de Áreas Prioritárias para a Conservação da Mata Atlântica (MMA, 2001). Ela está estrategicamente inserida no Corredor Ecológico do Rio dos Sinos, entre os Corredores Ecológicos dos rios Caí e Tainhas.

■ COMO CHEGAR
De Carro:
Da capital Porto Alegre, pegue a estrada estadual RS-020, até São Francisco de Paula, passando por Cachoeirinha e Taquara. Quem vem de Gramado e Canela pela RS-235, deve ficar atento à constante nebulosidade.

De Ônibus:
Estação Rodoviária
Av. Júlio de Castilhos, 682 Fone: (54) 3244-2278

De Avião:
O Aeroporto Internacional Augusto Severo recebe vôos charter e regulares de várias cidades européias.

■ MAPA DA REGIÃO 

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

One comment

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *