Canela

Canela é considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Sul, a cidade de origem alemã , oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranquila. Atualmente o município de Canela conta com cerca de 30 mil habitantes. Faz divisa com a cidade de Gramado, sendo conhecida por seus famosos pontos turísticos.

Canela está localizada na Serra Gaúcha mais precisamente na Região das Hortênsias fazendo com que a cidade tenha um clima bastante agradável e muito procurada por turistas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Teleférico de Canelateleferico
Uma bela opção de passeio para a família é o Teleférico de Canela, inserido em uma área de 59 hectares de preservação onde a natureza é bela e abundante.

A volta tem duração de aproximadamente 20 minutos e proporciona um passeio tranquilo e relaxante. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana por vários ângulos.

Em sua extensão, durante toda descida até sua base, tem-se a oportunidade de contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol, um dos pontos mais bonitos e visitados do Sul do país. O teleférico tem um extensão total de 830 metros, com 34 cadeirinhas, sendo 19 para duas pessoas e 15 para uma pessoa. A volta dura aproximadamente 20 minutos em uma velocidade de 3,30 Km/h.

Alpen Park
O Alpen Park está situado a três quilômetros, ou cinco minutos, da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de alpenparkárea verde que proporcionam ao visitante momentos inesquecíveis. Em um vale com vista magnífica, o Alpen Park oferece diversão e adrenalina para toda a família, com excelente infra-estrutura, praças de alimentação e estacionamento.

As diversões existentes são o Trenó, Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, O Mistério da Monga, Passeio à Cavalo, Bungee Trampolim e o Alpen Motion ou Cinema 4D, que é único na América Latina, também fazem parte dessa gama de atrações.

 

Museu do Mundo a Vapormuseumundoavapor
Um trem anda pelos trilhos, moldado pela mão do artista. Uma máquina produz encanto, alimentada pelo vapor da história. Um mundo se abre, mágico, aos olhos de quem tem o coração aberto para o sonho.

Um universo a parte criado por dois irmãos visionários que, por décadas, trabalharam sem descanso, em busca da perfeição e do encantamento. Você é nosso convidado a embarcar neste sonho e viver a emoção de cada detalhe, de cada um desses pequenos mundos e em perfeito funcionamento. Uma aventura que viaja no tempo e eleva a alma de todas as gerações.

Catedral de Pedracatedraldepedra
A construção da Igreja Matriz de canela teve inicio em 1953. A “Catedral de Pedra de Canela” como é conhecida pelo seu estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.

A Igreja tem 65 metros de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, instalado em 1972. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de vinte anos e no final de 2005 voltaram a soar. Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe. Como tema da escultura: a Santa Ceia.

Cachoeiracascatadocaracol do Caracol
A maior atração é a Cachoeira do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria de 927 degraus que conduz à base da cachoeira.

Em apenas uma hora você pode avistar a Cascata do Caracol e os atrativos centrais do parque. Mas se você curte a natureza, você pode passar todo o seu dia. É o parque de maior visitação no Rio Grande do Sul.

Parque da Cachoeiraparquedascachoeiras
Parque ecológico com cachoeiras, hotel cabanas, piscinas naturais, camping, vista panorâmica, piqueniques, trilhas para caminhadas, pescarias e esportes de aventura. Próximo a 18 km do centro de Canela/RS

 

Parque das Sequóias
O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo parque-das-sequoiasecológico e de aventura.

Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.

Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Pela RS-235 (Rota Romântica): via Novo Hamburgo, Ivoti e Nova Petrópolis

Pela RS-115: via Novo Hamburgo, Sapiranga e Taquara.

Pela RS-020: via Gravataí, Morungava e Taquara.

De Ônibus
Em breve

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”11″]

Check Also

Igrejas Históricas de Paraty

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *