Cambará do Sul

Cambará do Sul está localizado na Serra Gaúcha com seus cânions e vales profundos alguns chegando até 900 m de altura. A região que é conhecida como “Aparados da Serra”, e constitui a maior concentração de cânions do Brasil, onde encontra-se o Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral.

Distante cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre, a cidade possui apenas 6.500 habitantes. A cidade é pequena e por isso tudo fica muito perto e sempre localizado no centro. É possível fazer o deslocamento na cidade todo a pé. Já os passeios aos cânions é preciso contratar os serviços de uma agência de turismo ou de transporte como táxi, vans ou aluguel de carros.

As bordas dos Cânions despencam diversas quedas d’água que devido a altura se desfazem em névoa antes de tocarem o solo deixando o clima frio e úmido. Cambará do Sul é conhecida por abrigar os maiores cânions do País, o mais famoso chamado de cânion Itaimbezinho.

A criação do parque é antiga de 1959, possuindo 13.060 ha e forma junto com o Parque Nacional da Serra Geral um importante corredor ecológico com pouco mais de 30.000 ha. Uma paisagem espetacular ameaçada pelo desmatamento das araucárias centenárias mesmo sendo uma região protegida federal.

Gastronomiagauchos
Nos Campos de Cima da Serra os hábitos dos antigos tropeiros permanecem vivos na memória e na culinária de seu povo. O pinhão assado na chapa do fogão a lenha, o carreteiro de charque, o café passado na hora, a paçoca de pinhão, a batata-doce caramelizada, o queijo serrano e o feijão tropeiro são alguns dos pratos ainda presentes na mesa dos moradores e também dos restaurantes da cidade. Visitar Cambará do Sul é também uma oportunidade de fazer um roteiro gastronômico experimentando variações da culinária típica serrana com culturas trazidas de outros rincões.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Parque Nacional de Aparados da Serraaparados
Situado junto à porção leste da divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na borda da Serra Geral, o Parque Nacional de Aparados da Serra está em uma das regiões de maior altitude do sul do País. Os locais mais visitados são as cachoeiras das Andorinhas e a do Véu de Noiva, que deságuam no fundo do abismo por onde corre o rio do Boi. A trilha do Vértice, com aproximadamente 500 metros de percurso, situada próximo ao centro de visitantes, pode ser percorrida sem o acompanhamento de condutores habilitados e permite observar, além da cachoeira das Andorinhas, o vértice do cânion Itaimbezinho.

Cachoeira dos Venâncios
Consiste em um excelente local para camping após a visita aos cânions. Está localizado a 17 km de Cambará do Sul, ao fundo do Capão Penso sobre o Rio Camisas. Esta cachoeira está dividida em quatro quedas e suas águas são cristalinas.

Igreja Matriz São José
Fica bem no centro da cidade. Sua arquitetura é em estilo barroco. No interior há pinturas feitas pelo assessor do pintor Aldo Locatelli. No altar há imagens do Monte Calvário e de diversos santos, como São José, Virgem Maria e Nossa Senhora do Rosário. A altura da torre da Matriz é de 32 metros de altura.

Parque Nacional da Serra Geralserrageral
O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992, com uma área de 17.300 ha. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.  Está situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim como seu vizinho Aparados da Serra, aqui também destaca-se formações geológicas bastante peculiares, caracterizada principalmente por paredões verticais de até 700 m de altura em transição abrupta com o relevo suave ondulado do planalto, como se esse tivesse sido “aparado” a faca.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Quando passar Novo Hamburgo entra-se à direita na RS-239. Chegando em Taquara dobra-se à esquerda, na RS-020, em direção a São Francisco de Paula. É preciso muita atenção nesta estrada. É sinuosa e sem acostamento. Chegando ao trevo de acesso a São Francisco de Paula dobra-se à esquerda, no Centro de Informações Turísticas em direção a Cambará do Sul.

De Ônibus
De Porto Alegre saem linhas de ônibus para Cambará do Sul diariamente. O ônibus é comum, faz paradas o tempo inteiro e leva 5h48min de viagem. Já de Caxias do Sul e São Francisco de Paula há mais opções de horários e ônibus.

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”9″]

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *