Bento Gonçalves

Localizado na Serra Gaucha, a 115 km da capital Porto Alegre, Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes roteiros turísticos do Rio Grande do Sul. A vocação industrial e turística, as paisagens “bordadas de parreirais”, fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.

Atualmente, Bento Gonçalves conta com uma população com cerca de 107 mil habitantes, A cidade é reconhecida como um dos maiores pólos moveleiros do sul do Brasil, e considerada a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 pólos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes. Anualmente, a cidade recebe uma média de 800 mil visitantes, que buscam o clima romântico da serra, o bom vinho e a farta gastronomia, herdada dos imigrantes italianos. Há ainda a opção de participar das inúmeras feiras e congressos nacionais e internacionais, ou desfrutar do contato direto com a natureza, praticando atividades de ecoturismo.

As temperaturas tipicamente européias, que chegam a até três graus negativos no inverno, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Cristo Rei
A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de água benta”, onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”. A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço.

Igreja de São Bento
A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam ainda mais “a igreja em forma de pipa”. Sua edificação é totalmente de concreto, medindo 13,5 metros de altura e 22,5 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas.

Cooperativa Vinícola Aurora
A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística que recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Ônibus e pequenos grupos de excursionistas procedentes de vários estados visitam diariamente as instalações da Cooperativa e acompanham de perto o processo de elaboração do vinho.

O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. O trajeto é interligado por túneis, que fazem o visitante vivenciar um pouco da cultura e tradição locais, e o romantismo contagiante do mundo do vinho. O ponto alto da visitação é a chegada à Cave di Bacco. No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos. No varejo da empresa, o turista tem a oportunidade de adquirir os produtos degustados.

Parque Temático Epopéia Italiana
Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa.

No Parque Temático Epopéia Italiana o visitante se envolve no clima da época. Em nove cenários com efeitos especiais de som e luz, que retratam as emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até chegar no Brasil. Ao final, todos são convidados para uma saborosa degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial (receita do Lazaro e da Rosa).

Parque Dall Pizzol
O local é próprio pra pesca esportiva, mini zôo com animais nativos e domésticos da região, adega e local típico para aquisição de produtos coloniais.

Passeio de Maria Fumaça
São 23 quilômetros de trajeto cem torno de duas horas de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.

Os turistas são recebidos na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música italiana e gaúcha, enquanto todos degustam espumante. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pelas canções. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam de volta.

O passeio ocorre às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras.

Roteiro Caminhos de Pedra
A história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes. Assim poderia ser definido o roteiro Caminhos de Pedra. Tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, o roteiro com 12km de extensão resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, deixando lado-a-lado a história e as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes.

Ferradura do Vale do rio das Antas
Prensado por ambos os lados de montanhas o Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado que se assemelha ao desenho de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RST 470. O local fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves.

Rafting no Rio das Antas
A descida é realizada no Rio das Antas, num trecho aproximado entre 08 e 12 km (dependendo a empresa contratada), entre as cidades de Nova Roma do Sul e Nova Pádua, envolvendo também Farroupilha e Bento Gonçalves. Duração da descdia em torno de 02h30min e de um turno para a atividade. Corredeiras de níveis II, III e IV.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Vias de acesso: BR/RS 470, RS 431 – norte-noroeste de Porto Alegre, 113km.

De Ônibus
Estação Rodoviária
End.: Av. Maurício Cardoso, 1149
Tel.: (54) 3451-1311
Site: www.rodoviariabento.com.br

Empresas de ônibus que atendem o Município: Unesul ( Tel.: (+55) 51 3375-9000 e Bento
Tel.: (+55) 54 3452-2977

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”10″]

Check Also

Igrejas Históricas de Paraty

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *