Rio das Ostras

Rio das Ostras é conhecida internacionalmente pelo seu potencial turístico, seus atrativos e cultura, características de um município dinâmico.  As 14 praias que desenham sua costa são os atrativos mais procurados pelos turistas que chegam diariamente à cidade. As áreas de preservação do município provam que é possível crescer, preservando o meio ambiente. Ilhas, lagoas, o rio das Ostras e o manguezal são verdadeiras maravilhas para os amantes da natureza.

Nas áreas preservadas da cidade, o visitante tem a possibilidade de entrar em contato direto com espécies da fauna e da flora nativas, incluindo as áreas da Mata Atlântica.

A memória de Rio das Ostras está na essência da cultura dos antigos povos que habitavam a região há milhares de anos. Não por acaso, a exuberância da natureza do município convive em plena harmonia com as melhorias que a cidade vem recebendo nos últimos anos, com os investimentos gerados pelos royalties do petróleo extraído da Bacia de Campos.

Considerado um dos melhores destinos da Costa do Sol, Rio das Ostras tem no turismo sua principal atividade econômica. De fácil acesso e localizada a 170 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, com seus 28 km de litoral, possui mais de 90 mil habitantes e tem como municípios vizinhos Macaé e Casimiro de Abreu.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praça da Baleia
Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. É de autoria do artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas por suas esculturas hiper-realistas. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo.

Pier de Costazul
O pier avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço. De lá o visitante pode ver a paisagem de Costazul por um outro ângulo – de dentro do mar.

Orla de Costazul
A orla de Costazul conta com área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.

Ponte Estaiada
A ponte sobre o rio das Ostras, com sua arquitetura futurista com vigas estaiadas, é um dos cartões-postais da cidade.

Inaugurada no dia 12 de abril de 2007, a ponte ganhou uma iluminação diferenciada, assinada por Peter Gasper, um dos maiores especialistas do país.

■ PRAIAS

Praia do Abricó
Primeira praia de Rio das Ostras a partir do município do Rio de Janeiro. Paisagem fascinante e muita tranqüilidade.
Praia das Tartarugas
Localizada em uma pequena enseada, situada entre as praias do Abricó e Praia do Bosque, recebe este nome pela grande incidência de tartarugas no local. Está recebendo um grande projeto de revitalização urbano-ambiental e é o mais novo cartão-postal de Rio das Ostras.

Praia do Bosque
Situada entre as praias das Tartarugas e do Centro, destacam-se frondosas árvores que lembram um bosque, razão do nome. Tem profundidade ideal para banho e grande faixa de areia que propicia a prática de esportes, como vôlei de praia.

Praia do Centro
Ideal para quem quer aproveitar uma praia tranquila, mas não abre mão da infra-estrutura e do conforto dos bares, restaurantes e quiosques.

Praia do Cemitério
Praia de enseada perfeita para banho, pertinho do Centro da cidade. Local onde os pequenos barcos de pesca e redes compõem a paisagem. É de lá se você pode ter a melhor vista do pôr-do-sol de Rio das Ostras.

Praia da Boca da Barra
Praia da foz do rio das Ostras, onde as águas se encontram num espetáculo diferente. Própria para crianças. Conta com infra-estrutura de quiosques e restaurantes e também está passando por um processo de revitalização.

Praia da Joana
Pequena praia que compõe o Monumento Natural dos Costões Rochosos, área de preservação ambiental de rara beleza.

Praia Virgem
Um lugar perfeito para curtir a natureza em toda sua plenitude, longe do agito do Centro da cidade. Propícia para prática de pesca, tanto de linha, como de mergulho.

Praia das Areias Negras
Praia em forma de ferradura. O nome é devido à coloração mais escura da areia, com grande quantidade de monazita. Conta com pequenas piscinas naturais, próprias para o banho.

Praia do Remanso
Próxima à Praça da Baleia, é uma praia de enseada formada por rochedos. Conta com infra-estrutura e é frequentada por famílias com crianças.

Praia da Costazul
Com 2,3 Km, é uma praia oceânica, point de surfistas, bodyboarders e amantes da pesca de caniço. Boa parte de sua orla foi contemplada com o projeto urbanístico mais moderno da região.

Praia da Enseada das Gaivotas
Uma das praias mais tranquilas de Rio das Ostras. Sua larga extensão de areia é própria a caminhadas à beira-mar.

Praia do Mar do Norte
Praia mais próxima a Macaé, conhecida por seus rochedos e pela vegetação de restinga preservada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Rio a distância são de 170 Km, pode-se chegar através da Ponte Rio-Niterói, indo por Manilha, até o trevo de RioBonito. Pegar a Via Lagos ou seguir pela BR-101, em direção a Campos, e entrar no Trevo de Rio Dourado, seguindo pela RJ-162 (Serramar) até a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto).

De Ônibus:
Do Terminal Rodoviario Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, guichê da viação 1001
Site: Viação 1001 – www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”2″]

Check Also

São Miguel das Missões

A cidade de São Miguel das Missões é um conjunto de ruínas da antiga redução …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *