Igrejas Históricas de Paraty

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de Mello doou uma área de terras para que ali fosse construída uma capela dedicada a N. Sra. dos Remédios. Foi ao redor desta capela que se formou o povoado de Paraty.

Capela Nossa Senhora da Conceição Paraty Mirim
Esta igreja está construída junto à Praia do Paraty Mirim, sede do Segundo Distrito do Município, cerca de 15 km da cidade e foi edificada por Antônio da Silva, por provisão de 23 de fevereiro de 1720 e renovada com paredes de pedra e cal pelo Coronel Jorge Pedroso de Souza

 

 


Capela da Generosa

Localizada no Beco do Propósito, à margem do Rio Perequê-Açú. Foi construida a mando de uma senhora de nome Maria Generosa em memória de um escravo liberto que se afogou no rio em uma sexta-feira santa.

Igreja Nossa Senhora da Penha
Esta igreja encontra-se na Estrada Paraty-Cunha guardando a entrada da trilha para a Cachoeira do Tobogã.

Igreja Nossa Senhora das Dores
Localizada na Rua Fresca, foi construída no ano de 1800 por mulheres da aristocracia paratyense. Destaca-se o seu galo-catavento na torre. É também conhecida como “Capelinha”.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São BeneditoA Igreja está localizada na Rua do Comércio, de frente para a Rua Samuel Costa, no lugar mais central do Centro Histórico. Construída em 1725, foi inicialmente a Igreja dos escravos.

Igreja de Santa Rita
Este conjunto, composto de Igreja, consistório, sacristia, cemitério e pátio ajardinado é construído de pedra e cal. Em 1952 a Secretaria do Patrimônio Histórico Nacional tombou o conjunto, e a restauração foi feita no período de 1967 a 1976.

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *