Home / Destinos pelo Brasil / Pirenópolis

Pirenópolis

Pirenópolis é um município histórico e uma das primeiras vilas fundadas no estado de Goiás. Seu nome provém da serra que circunda a região chamada de Serra dos Pireneus, possui dezenas de cachoeiras e trilhas. Seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN, em 1989. O município conta com um Centro Histórico formado principalmente por casarões e igrejas do século XVIII.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727. Alguns destaques da cidade são a fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 40 itens. Outro grande atrativo é a produção de joias em pedras e pratas, além de mobiliário rústico.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Localizada no Centro Histórico da cidade de Pirenópolis, é o maior edifício religioso de todo o centro oeste. Construção de 1761, toda em taipa de pilão, tendo torres e fachadas estruturadas em madeira. Possui, em seu interior, rica talha (altar mor e 4 laterais) além de arco cruzeiro e forro da capela policromado. A nave é também forrada em madeira e tem piso do mesmo material. Possui esquadrias em gelosia, forrada com pequenas lâminas de malacacheta. A igreja foi totalmente restaurada entre 1998 e 2001, inclusive os altares, forro da capela mor e imagens. Um incêndio ocorrido na madrugada do mês de setembro de 2002, destruiu os telhados e toda a parte interna da igreja, restando de pé as paredes de taipa externas e internas. A igreja foi reconstruída com base nos documentos existentes no IPHAN.

Cidade de Pedra
A “Cidade de Pedra”, possui esse nome devido as enormes esculturas de pedra erodida. Você pode ver muitas figuras de animais, móveis, e outras coisas, conforme sua imaginação e disposição para caminhar. É possível chegar com o carro bem perto, e com uma caminhada de 40 minutos chega no local. Deve-se ir de bota, e levar água e lanche. É considerado o maior complexo de formações rochosas quartzíticas do Brasil. São mais de 500 hectares com formações rochosas interessantes devido as diferentes formas feitas milhões de anos atrás pelo vento e chuvas.

Santuário Vagafogo;

Parque Estadual Serra dos Pireneus
Possui uma área de 2.833,26 ha, que protege principalmente uma importante área do Cerrado, que fica a cerca de 20 km da cidade de Pirenópolis e a 6 km da cidade de Cocalzinho de Goiás.  O Pico dos Pireneus, é o ponto mais alto da região, com 1.385 metros de altitude.  O parque está situado num importante divisor hidrográfico. Existem no parque e no seu entorno dezenas de pequenas nascentes que formam a bacia do Tocantins (Rio das Almas) e da bacia da Prata (Rio Corumbá).

Cachoeiras do Abade
A cachoeira do Abade está localizada em uma fazenda particular, com uma belíssima queda de água com 20 metros de altura formando um poço fundo e em suas margens uma prainha de areia para descansar. Possui duas trilhas de acesso.

Cachoeira do Lázaro
A Cachoeira do Lázaro está cerca de 11 Km da cidade, dispõe de boa infra-estrutura. Localizada em área particular possui uma prainha ideal para crianças.

Cachoeira do Rosário
A Cachoeira do Rosário é um dos principais atrativos de Pirenópolis, com a queda livre mais alta da regiãoPor trabalhar com capacidade de carga é a Cachoeira mais vazia de toda a região, apenas 70 pessoas por dia. Um oásis de águas cristalinas, cercado pelo cerrado rupestre, campos, várzeas, mata de galeria, fauna e flora, piscinas naturais, gruta atrás da  cachoeira de 42 metros de queda negativa, proporcionando um banho incrível embaixo da cachoeira, trilhas e árvores centenárias.

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira dos Meia Lua

Cachoeira dos Dragões
As Cachoeiras dos Dragões ficam a 40 km de distância da cidade de Pirenópolis na região conhecida como Várzea do Lobo. No local existe um mosteiro Budista e onde encontra-se as cachoeiras sA área é uma propriedade particular e cobra-se ingresso por pessoa para visitação, no local não há infraestrutura de alimentação.  percorre uma trilha de 4,5 km por campos rupestres, veredas, matas, campos cerrados e campos úmidos. São 8 cachoeiras e todas as cachoeiras possuem local para banho e água cristalina.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
. De Goiânia, acesso pela pela BR-153 (até Anápolis), BR-414 (até Planalmira) e GO-338
. De Brasília, acesso pela BR-070 (até Corumbá de Goiás), BR-060 (saída para Goiânia, direção a Abadiânia) e GO-338.

De Ônibus:
A viação Goianésia (www.viacaogoianesia.com.br) tem ônibus partindo de Brasília, Goiânia e Anápolis.

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 120 quilômetros de Pirenópolis. Brasília fica a 150 km.

■ MAPA DA REGIÃO