Teresina

Teresina é conhecida como “Cidade Verde”, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. Há também quem a chame de Mesopotâmia do Nordeste, por estar situada entre dois rios: o Poti e o Parnaíba. Rios que se encontram na zona norte da cidade e seguem, unidos, para o mar. Teresina foi a primeira cidade planejada do Brasil e é a única capital do Nordeste que não é banhada pelo Oceano Atlântico.

É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma população de quase um milhão de habitantes. Uma das mais prósperas cidades brasileiras, Teresina destaca-se na área de prestação de serviços, sobretudo pelo comércio intenso, rede de ensino avançada, produção de eventos culturais, turismo de negócios e um complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários Estados.


■ PONTOS TURÍSTICOS

Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada

Foto: Ascom / Prefeitura de Teresina

Oferecer uma das belas visões panorâmicas da nossa cidade, o Mirante da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França está entre os pontos turísticos locais mais frequentados.

Além do Mirante, o Complexo Turístico da Ponte Estaiada também possui áreas que podem ser bem utilizadas por todos, a exemplo de um playground para diversão das crianças, uma academia popular e um campo de futebol, que permitem práticas saudáveis ao ar livre. Os amantes de algumas modalidades esportivas também fazem uso do complexo para desenvolver suas atividades, como praticantes de rapel.

Outro grupo que se reúne ali são os amantes do motociclismo, que têm como ponto de encontro oficial a Praça Altamir Rivelto, inaugurada pela Prefeitura de Teresina em maio de 2015. O Clube de Carro Antigo do Piauí também utiliza o espaço aos domingos para a exposição de automóveis.

Parque Ambiental Encontro dos Rios
É um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina. Localizado na zona norte da cidade, é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuia. No Parque Ambiental Encontro dos Rios é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma excelente opção de lazer.

Parque Potycabana
Um lugar perfeito para pedalar, correr, relaxar, praticar mais esportes e a arte de viver cada vez melhor. São oito quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, pista de skate, praça de alimentação, dois palcos, banheiros e vestuários, tudo em meio a muito verde e com acessibilidade para as pessoas com deficiência. Com isso, a cidade ganha em humanização, mais espaços para a convivência, atividades ao ar livre e o lazer.

Parque Ambiental de Teresina
Conhecido também como Jardim Botânico de Teresina, o Parque do Buenos Aires, ou Antigo Horto Florestal, está instalado numa área de 38 hectares e localizado na Avenida Freitas Neto, 6.415, zona norte da cidade, no bairro Mocambinho. Compreende a maior área de preservação permanente da cidade. Ali são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando, para isso, com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Destacam-se, também, trilhas educativas para os visitantes e um auditório para cursos, seminários e treinamentos, com capacidade para 50 pessoas.

Inserido nas dependências do Parque Ambiental de Teresina, o Museu de História Natural concentra objetos relativos a ciências e peças de valor histórico. Constituído de área de exposição, nele estão inseridos testemunhos materiais do homem com a natureza, e tem por finalidade a pesquisa, a preservação e o estudo, não tem fins lucrativos, fica aberto ao público e está a serviço da comunidade. Localizado dentro do espaço físico do museu, encontra-se o Auditório Caneleiro, nome dado através do decreto n.°2.407 de 13 de Agosto de 1993, o qual declara o Caneleiro como árvore símbolo de Teresina.

 

Foto: Arquivo da Prefeitura de Teresina

Parque da Cidadania
Inaugurado dia 24 de Junho de 2016, este parque possui uma área de 8,3 hectares e uma estrutura com diversas opções de lazer e adequada à prática de esportes, como: caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.

 

 

 

 

Foto: Arquivo da Prefeitura de Teresina

Teatro Escola João Paulo II
Inaugurado no dia 13 de agosto de 2005 dentro da programação de aniversário de 153 anos de Teresina. O local é frequentado por pessoas de diversas idades, durante o ano inteiro, não havendo limitações.

 

 

 

 

Teatro do Boi

Foto: Arquivo da Prefeitura de Teresina

É um Teatro Oficina desde 1987, antigo matadouro da Cidade, tendo como missão desenvolver um trabalho artístico voltado á população carente da região,chegando a atrair também pessoas de outras regiões da nossa capital, com oficinas de capoeira, artes plásticas(desenho, pintura e reciclagem), bumba-meu-boi mirim, teatro, dança e música.

 

 


Teatro de Arena

Inaugurado em 5 de novembro de 1965, desde então um dos palcos da cidade com maior número de diversidades culturais. Tem uma capacidade física para 3.000 pessoas.

Museu do Piauí
Antiga residência do Comendador Manoel Jacob Almendra, já foi também sede do Governo Estadual. Em 1980, foi restaurado para tornar-se o Museu do Piauí. São 15 salas abertas para permanente visitação e um acervo de cerca de duas mil peças que contam muito da história do Piauí. Destaque para a coleção de objetos que contam a história da imprensa no Piauí, coleção de moedas, fósseis, peças indígenas e móveis coloniais. O Museu do Piauí fica em frente à Praça da Bandeira.

Foto: Arquivo da Prefeitura de Teresina

Central de Artesanato Mestre Dezinho
Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Policia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.

Theatro 4 de Setembro
Localizado na Praça Pedro II, o Teatro 4 de Setembro, há mais de 100 anos, recebe em seu palco atrações nacionais e internacionais, entre elas peças teatrais, espetáculos de dança e shows musicais. Sua fachada é inspirada na arquitetura portuguesa com detalhes axia-romanos. O Teatro 4 de Setembro é interligado ao Clube dos Diários, outro espaço que recebe as mais diversas manifestações culturais. Teresina possui, ainda, outras casas de espetáculos, como o Teatro Municipal João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde, e o Teatro do Boi, no bairro Matadouro e o Palácio da Música na famosa Rua da Pactuba, cantada por Torquato Neto.

Casa da Cultura
A edificação é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Em 1993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva.

Objetivando preservar, promover e divulgar a cultura do Estado, a Casa da Cultura abre acesso a estudantes e pesquisadores, através de visitas e consultas, ao acervo museológico, às fontes de pesquisa bibliográficas e arquivísticas, proporcionando formação cultural e lazer por meio de cursos, oficinas de arte e outras atividades culturais.

Parque Ambiental Lagoas do Norte
O local conta com um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, duas quadras esportivas para a prática de vôlei e futebol de areia, com área de apoio para as quadras com vestiários e banheiros, pista de caminhada e corrida, ciclovia, passarela sobre o canal, área de recreação infantil com playground, academia de ginástica para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos. O parque chama atenção pela sua grandiosidade. Com uma bela praça, denominada de Praça Monumental, o local já é o novo grande atrativo da cidade.

Parque Zoobotânico
O Parque Zoobotânico de Teresina possui uma grande variedade e quantidade de répteis. Fivas às margens do rio Poti e possui três lagos, com fauna e flora ricas e favoráveis à criação e reprodução de animais, principalmente cobras. Apresenta condições de ser transformado em referência nacional. É um ótimo lugar para passeios ecológicos e de lazer.

Parque Floresta Fóssil
É um sítio paleontológico localizado às margens do Rio Poti, na área urbana de Teresina, com troncos fósseis do período Permiano (aproximadamente 280 a 270 milhões de anos). Destaca-se por possuir vários troncos petrificados em posição de vida e ser o único sítio paleontológico dentro de uma capital brasileira.
Avenida Raul Lopes (em frente ao Teresina Shopping.)
Área: 160.000 m²

 

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Teresina é favorecida pela situação geográfica como entroncamento rodoviário que interliga os estados da região norte aos demais do nordeste, e facilita a comunicação com os principais centros urbanos das regiões sudeste e centro-oeste, tendo como principais vias de acessos:

BR-343 Teresina – Altos – Parnaíba
BR-316 Teresina – Caxias – São Luís (MA)
Teresina – Demerval Lobão – Picos
BR-226 Teresina – Presidente Dutra (MA)
PI-130 Teresina – Palmeirais
PI-112 Teresina – União
PI-113 Teresina – José de Freitas

De Ônibus:
Rodoviária
Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella
BR 343, Bairro Redenção
(86) 3229-9047

De Avião:
Aeroporto Senador Petrônio Portella
Av. Centenário, Aeroporto
Telefone: (86) 3133-6270

Voos diretos
Fortaleza, São Luiz, São Paulo, Brasília, Recife e Campinas (SP)

■ MAPA DA REGIÃO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *