Foto: Diego Campos / Site do Ministério do Turismo

Palmas

O Estado do Tocantins, antes pertencente ao Estado de Goiás, foi criado em 5 de outubro de 1988 no momento da promulgação da última Constituição brasileira. É a mais nova unidade federativa do Brasil, situando-se no sudoeste da região norte do País. A cidade de Palmas foi criada nas pranchetas dos arquitetos urbanistas. A capital do Tocantins, é a última cidade brasileira planejada do século XX. Possui uma arquitetura arrojada, com avenidas largas dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais.

Com belezas naturais ainda intactas, quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas, a Capital está situada no centro geográfico de Tocantins. Apesar de jovem, o Tocantins é marcado por mais de 300 anos de ocupação, da exploração do ouro ao capim dourado, passando pelo agronegócio. Os destinos turísticos tocantinenses revelam outra riqueza da região norte cheia de história e aventura: a natureza exuberante do estado que faz fronteira com o nordeste e o centro-oeste, no coração do Brasil.

Banhado pelos rios Araguaia e Tocantins, em toda a sua extensão, o estado abriga ambientes naturais de grande importância social e ambiental, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo; o Cantão, onde ocorre a transição entre o Cerrado e a Amazônia; e o Jalapão, também conhecido como o “deserto das águas” em razão do ambiente típico de savana, mas com grande riqueza hídrica e atrativos naturais que encantam os turistas.

Palmas também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócio. A cidade tem sediado grandes eventos como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em 2015. O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.

O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região.

A riqueza natural existente formada por rios, lagos, cachoeiras, serras, dentre outras favorecem o desenvolvimento dos segmentos voltados ao lazer, aventura, recreação e contato com a natureza, favorecendo os segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura.

A capital do Estado, Palmas, considerada destino indutor, alia às belezas naturais um projeto urbanístico moderno e arrojado com avenidas largas dotadas de um paisagismo e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais e intercaladas por rotatórias ajardinadas e parques. A cidade está situada numa planície situada em pleno Cerrado. De um lado, um imenso lago, do outro, a serra do Lajeado repleta de cachoeiras. O turismo de Negócios e Eventos é impulsionado pela realização de feiras e eventos que atraem tanto um público nacional, quanto internacional, merecendo destaque a Agrotins, a Fenepalmas, a Fecoarte e a ExpoBrasil.


■ PONTOS TURÍSTICOS

Praias Graciosa, Prata, Arnos e Caju
As praias Graciosa, Prata, Arnos e Caju, localizadas na Capital, são as mais visitadas. Possuem infraestrutura de quiosques e barracas e são utilizadas para a prática de esportes náuticos.

Cachoeiras do Roncador e de Sambaíba
Próximo a capital localiza-se os poços para banho e prática de rapel e cachoeiras. Merece destaque as cachoeiras do Roncador e de Sambaíba no Distrito de Taquaruçu.

Capim Dourado
Em Mumbuco, comunidade quilombola de Mateiros, o artesanato é feito de um capim que reluz naturalmente e tem a colheita controlada. Depois de trabalhado, o capim resulta em semi jóias e peças de decoração que conquistaram o Brasil e o mundo. Em setembro, a comunidade que vive da atividade, realiza a festa da colheita. É uma homenagem ao símbolo da região e que só pode deixar o Tocantins em forma de artesanato.

■ COMO CHEGAR
De Carro:
O acesso terrestre pela TO-O50 e TO-060 que bifurcam com a BR-153. Dela partem várias ramificações de rodovias estaduais, interligando Palmas ao restante do Tocantins.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
(63) 3228-5688

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
O aeroporto está cerca de 26 Km do centro da cidade. As empresas GOl e AZUL possuem voos ate Palmas.

■ MAPA DA REGIÃO 

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *