Foto: Rogério Monteiro / Banco de Imagens EMBRATUR

Natal

A cidade de Natal possui uma população estimada em 800 mil habitantes. A expansão urbana vem ocorrendo em direção aos municípios de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, formando a Grande Natal.

É uma cidade moderna e alegre, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde. Aqui se diz é verão o ano inteiro, num litoral de praias deslumbrantes, lagoas, sertão, culinárias, passeios, arte e cultura nunca vistos, aliados a uma ótima hospitalidade natural do seu povo. Natal recebe mais de 2 milhões de turistas por ano entre os brasileiros e estrangeiros.

Os visitantes ficam deslumbrados com os mais de 400 Km de litoral passeando por lindas praias, muitas das quais visitadas em passeios emocionantes de Buggy entre Mar, Dunas e Lagoas com vários atrativos nesses caminhos, encontrando ainda locais para práticas de Mergulho, Surf e os ventos constantes possibilita a prática de Vela, como o Windsurf e Kitesurf.

Alem dos atrativos naturais à cidade possui uma rede hoteleira de qualidade com aproximadamente 25 mil leitos e um Centro de Convenções com auditórios multi-uso, com recente ampliação para 4 mil assentos, de um total de 15 mil assentos, com auditórios bem equipados.

Natal também oferece aos turistas, uma variedade de pratos típicos e sua culinária diversificada, é líder na produção de camarão, que faz parte de muitos pratos da culinária local.

Muitos dos pratos típicos de Natal são baseados em peixes e frutos do mar (camarão, lagosta, etc); levam temperos e ingredientes diferentes (por exemplo, leite de coco, azeite de dendê) e vêm acompanhados por feijão verde, macaxeira, etc. Alguns outros pratos são tipicamente nordestinos, sem similares nas culinárias do sul.

■ PRAIAS
Praia de Ponta Negra
Localizada à 14 Km do centro onde encontra-se o Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade, com uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, é palco de diversos agitos noturnos. A orla, é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos.

Localizado na área urbana de Natal, a praia de Ponta Negra possui a formação de uma descida de areia entre matas chamada “Morro do Careca” que está a 120m de altura. O Morro do Careca com suas areias brancas e sempre em movimento, é contemplado com uma vegetação própria e enriquecido com uma pequena enseada, sendo conhecido como o principal cartão postal da cidade. É a primeira praia do litoral Sul e o inicio da Rota do Sol.

Praia da Via Costeira
Localizada na região Central no Litoral Sul, são 9 km de praias e dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, a beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.

Praia Areia Preta
Localizada na região Central aprox. 4 Km do Centro sendo imprópria para o banho, local de maior valorização de prédios. Visitação: Possui uma bela formação rochosa na areia formando grutas.

Praia dos Artistas
Localizada na região Central aprox. 3 Km do Centro sendo propícia para a prática do surf, com vida noturna bastante agitada.

Praia do Forte
Localizada na região Central aprox. 5 Km do Centro. Ondas calmas, com piscinas naturais. Propícia para a prática do windsurfe e banhos. Encontra-se o Forte do Reis Magos, erguido sobre recifes na foz do Rio Potengi.

Praia Redinha
Está localizada no Litoral Norte. Duas maneiras de acesso: Pela estrada (RN 302), em curtos 15 Km, ou pela balsa, atravessando o Rio Potengi, 7 Km. De onde partem os famosos passeios de bugre pelas praias e dunas do Litoral Norte.

■ PONTOS TURÍSTICOS
Fortaleza dos Reis Magos
Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlântico, é o marco inicial da história da cidade do Natal. Foi ocupado pelos holandeses, quando tomou o nome de Kastell Keulen.

O chefe da Revolução no Rio Grande do Norte a favor da libertação do domínio monárquico, André de Albuquerque, morreu preso e vítima de ferimento grave em uma das celas da Fortaleza no ano de 1817. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um dos principais pontos de visitação turística do Estado.

■ COMO CHEGAR
De Carro:
Pela BR-101 vindo de vários estados vizinhos (Paraiba, Recife, etc.). Do litoral norte pela Ponte Newton Navarro. Do litoral sul pela Rota do Sol.

De Ônibus:
A rodoviária fica localizada no bairro da Cidade da Esperança. Também existem diversas rotas e empresas que ligam a cidade para outros estados.

De Avião:
O Aeroporto Internacional Augusto Severo recebe vôos charter e regulares de várias cidades européias.

■ MAPA DA REGIÃO 

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *