Aquidauana

O município de Aquidauana com aproximadamente 40.000 Habitantes é a porta de entrada do Pantanal e ponto de parada do Trem do Pantanal. O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura como conforto. São diversas estilos de passeios em um ambiente exclusivo no mundo que proporciona momentos inesquecíveis na maior planície alagada do mundo que é o Pantanal. Passeios entre eles algumas aldeias como Bananal, Imbirussu, dos índios Terenas e um distrito chamado Taunay, onde está concentrada a maior comunidade indígena do País, atualmente, calcula-se que existam mais de 50 mil indígenas e descendentes vivendo no local, além de diversas fazendas e locais apropriados para a prática de esportes radicais. É a cidade pantaneira mais próxima da capital de estado de Mato Grosso do Sul, a 136 km de distância.

Aquidauana possui construções de valores histórico-culturais, como a Casa Primavera, além dos casarios que preservam um conjunto arquitetônico original.O rio que dá nome à cidade oferece aos turistas safáris fotográficos e boas pescarias. Em suas margens, formam-se bonitas praias, próprias para a prática de esportes aquáticos.

Possui também símbolos religiosos, como igrejas e capelas, e grandes eventos culturais como o Festival Pantaneiro, a Festa do`Peixe, a Festa da Sopa Paraguaya e o Nippon Aqui, festa de origem nipônica. a cidade encanta com seus cenários únicos. Proporciona excelente vista da planície a partir da serra de Piraputanga e Maracaju. A cidade possui vários rios para pesca entre os mais piscosos do país e diversos pontos para safáris fotográficos e passeios ecológicos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Aquidauana é o portal do Pantanal, um dos mais belos ecossistemas do mundo. Sempre de portas abertas para receber os visitantes com muitas atrações, a cidade encanta com seus cenários únicos.

Pantanalpantanal
A maior planície de inundação contínua do mundo possui região com cerca de 250 mil km². Destaca-se pelas inúmeras espécies de animais e vegetações decorrentes do ambiente contraditório que alterna entre períodos úmidos e de estiagem.
O turismo da região oferece excelentes opções tanto para quem procura aventura como conforto. São diversas estilos de passeios, acomodações e guias. Um ambiente exclusivo no mundo que proporciona momentos inesquecíveis.

Trem do Pantanal
São 220 quilômetros de pura nostalgia, em um roteiro emoldurado por algumas das mais belas paisagens do mundo. O Trem do Pantanal parte de Campo Grande rumo à cidade de Miranda, destino final do trajeto. São aproximadamente 8 horas viajando no tempo e percorrendo dezenas de pontos históricos, cada passo testemunhado pela exuberância pantaneira. A Estação de Aquidauana, foi inaugurada em 1912.

Mercado Municipalmercadomunicipal
Inaugurado em 1962 com o objetivo de se tornar uma feira livre, hoje é um centro para a venda de vários produtos alimentícios. São 22 permissionários que trabalham com frutas, grãos, verduras, carnes e itens típicos da região como o mel e seus derivados, rapadura, peixes nativos, ervas naturais e muitas novidades.

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceiçãoigreja
Construção da década de 1930, em estilo arquitetônico com características das construções góticas. A responsabilidade do projeto pode ser atribuída ao engenheiro paulista Alexandre Albuquerque, que trabalhou na equipe responsável pela construção da Catedral da Sé, em São Paulo-SP. Por muito tempo afirmou-se que a idealização teria sido do construtor Francisco Luciano Seccomani, italiano que chegou a Aquidauana nos anos iniciais do séc. XX, e que era o encarregado das obras. Hoje é a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, está sob tutela dos missionários redentoristas, que foram os responsáveis por sua edificação.

Museu de Arte Pantaneiramuseu-de-arte-pantaneira
Construído em 1918, o imóvel já foi ocupado pela Caixa Econômica Federal, Asilo dos Idosos, Escola Padre Anchieta e Secretaria de Obras.

A inauguração do Museu aconteceu em 1999, mas foi em 2002 que ganhou o nome de Museu de Arte Pantaneira Manoel Antonio Paes de Barros em homenagem a um dos fundadores da cidade de Aquidauana. Possui um vasto acervo de itens historicamente importantes como armamentos e artefatos usados na Guerra do Paraguai, registros oficiais do Município, objetos de comunicação, além de obras de arte de artistas regionais.

Praça Afonso Penapraca-afonso-pena
Conhecida popularmente como Praça dos Estudantes, oferece uma grande área de lazer e entretenimento, com parque infantil, espaço para jogos de mesa e uma concha acústica para eventos. A Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão também estão dentro da estrutura da praça e dispõem de pequenos suvenires com temas pantaneiros.

Parque Ecológico da Lagoa Compridaparque-ecologico-da-lagoa-comprida
Com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o Parque já apresenta as características do ecossistema do Pantanal.
Possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

O acesso a Aquidauana a partir de Campo Grande é pela BR-262. São 140 km de estrada asfaltada com a bela paisagem dos campos de cerrado.

De Ônibus:
A Rodoviária de Aquidauana conta com lanchonete, revistaria e pequenas lojas de micros importadores que oferecem produtos nacionais e importados.
– Endereço: Rua Estevão Alves Corrêa, s/nº – Bairro Alto
– Telefone Público: (67) 3241-2158

De Avião:

O aeroporto mais próximo de Aquidauana é o Aeroporto Internacional de Campo Grande, a 135 km. O aeroporto recebe voos diários das principais companhias aéreas brasileiras e algumas internacionais.


■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”39″]

Salvar

Check Also

Miranda

Miranda está localizada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, fica distante 194 Km distante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *