Foto: Werner Zotz / Banco de Imagens EMBRATUR

Manaus

Localizada na região norte do Brasil, à margem esquerda do Rio Negro, A cidade de Manaus com 2.006.870 habitantes é o principal centro financeiro da região e o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica. Convive com um extraordinário estoque de recursos naturais, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo.

A importância da região é incalculável, privilegiada pela posição geográfica e por ser a capital do maior estado da região Amazônica, o Amazonas, a cidade destaca-se pelo desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, dando exemplo de compromisso e responsabilidade. O ecoturismo assume um papel de destaque, sinalizando novos caminhos para a auto sustentabilidade da região. Em Manaus, história e modernidade convivem harmoniosamente.

A sofisticada infraestrutura hoteleira e receptiva aliada a um conjunto arquitetônico de importância histórica faz de Manaus uma das metrópoles mais singulares do país. A cidade oferece um leque diversificado de possibilidades de lazer (bares, restaurantes, casas noturnas, teatros, museus, centros culturais, parques ambientais, praias e balneários públicos), além de múltiplas opções de compras em shopping centers e lojas especializadas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Encontro das Águasencontrodasaguas
Uma das mais espetaculares Pontos Turísticos da Cidade de Manaus. É o resultado da fantástica junção das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões (ou Amazonas).

Os rios correm lado-a-lado, sem se misturar, por mais de 18 kms, proporcionando um espetáculo inesquecível. O fenômeno ocorre devido à diferença das temperaturas, densidades e correntezas das águas dos rios.

Praia da Ponta Negrapraiadepontanegra
A Praia da Ponta Negra, localizada a 13 km do centro de Manaus-AM, é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde se oferece grandiosidade e opções para o lazer e o turismo. Desde sua reforma tornou-se ponto de encontro da população da capital amazonense, seja para nadar, correr, praticar vôlei, futebol, futevôlei, skate, caminhar ou simplesmente apreciar a beleza e a magia da natureza.

Teatro Amazonasteatroamazonico
Teve sua construção inicial em 1882, e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do ciclo econômico da borracha. É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. O Pano de Boca foi pintado por Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre executada pelo italiano Domenico de Angelis. Tombado como patrimônio histórico em 28 de novembro de 1966, este prédio tem capacidade para 701 pessoas na platéia e nos andares de camarote.

Centro Cultural Palácio Rio Negropalaciorionegro
O local é um dos mais importantes espaços naturais oferecido aos habitantes de Manaus e turistas que visitam a cidade. É considerado o maior jardim botânico do mundo. O Jardim Botânico “Adolpho Ducke” é um dos poucos no mundo a nascer com forte apelo ambiental e social no processo de urbanismo da Cidade.

Jardim Botânico Adolpho Duckejardimbotanicodemanaus
O local é um dos mais importantes espaços naturais oferecido aos habitantes de Manaus e turistas que visitam a cidade. É considerado o maior jardim botânico do mundo. O Jardim Botânico “Adolpho Ducke” é um dos poucos no mundo a nascer com forte apelo ambiental e social no processo de urbanismo da Cidade.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa mercadomunicipaldemanaus
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus.

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau, foi oficialmente inaugurado em 1882.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.

 

Igreja Matriz de N. S. da Conceiçãoigrejamatrizdensdaconceicao
Primeira igreja erguida após a fundação de Manaus, a Matriz de N. S. da Conceição foi construída em 1695 por missionários carmelitas. Era uma construção simples e rústica. A obra foi reconstruída pelo então presidente da Província, Manoel da Gama Lobo d’Almada, que ampliou suas instalações.

Em 1850, a igreja foi completamente destruída por um incêndio. Vinte anos se passaram entre o lançamento da pedra fundamental e a sua inauguração. O prédio atual da nova igreja da Matriz foi inaugurado em 1878. Sua construção é bastante simples, com predominância de linhas retas em estilo neoclássico.

A fachada divide-se em dois andares, com poucos elementos ornamentais. Os seis sinos da igreja foram importados de Portugal e instalados em 1875. Até hoje, a igreja mantém uma posição de destaque na paisagem do centro da cidade.

Palácio da Justiçapalaciodajustica_manaus
Localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, uma das principais de Manaus, o Palácio da Justiça foi inaugurado em 1900. O prédio foi construído sobre uma área elevada e é protegido por um espesso muro com balaustradas. Essa edificação faz parte da verdadeira revolução urbana promovida pelo governador Eduardo Ribeiro em Manaus.

O Palácio possui estilo eclético, inspirado na arquitetura do 2º império francês e do neoclassicismo inglês, com uma profusão de elementos que misturam vários ornamentos.

Parque do Minduparquedomindu
O Parque Municipal do Mindu, possui 33 hectares de área e foi criado a partir de um movimento popular em 1989, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata que está ameaçado de extinção. Dentre os atrativos do parque, estão uma biblioteca com acervo de 2.000 livros e as trilhas ecológicas.

Arquipélago de Anavilhanas anavilhanass
Localizado a 100 km de distância de Manaus, às proximidades do Município de Novo Airão, no Rio Negro, está o Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos de ilhas fluviais do mundo.

Cerca de 400 ilhas cobertas de floresta virgem formam um verdadeiro labirinto natural, um dos mais belos exemplos de paisagem natural amazônica.

No período de seca, a descida das águas revela inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
BR-319 (Manaus-Porto Velho) e BR-174 (Manaus-Boa Vista). A pavimentação da BR-174 já permite viagens rodoviárias à Venezuela e ao Caribe.

De Ônibus:
Manaus é ligada por via terrestre apenas ao Estado de Roraima e à Venezuela. A rodoviária tem rotas para o interior do estado do Amazonas, Roraima, e Caracas.

De Barco:
Existem linhas de transporte fluvial em todas as cidades entre Tabatinga é Belém.

De Avião:
Manaus tem três aeroportos. O principal deles é o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que recebe vôos internacionais e regionais. Os outros dois aeroportos são o de Ponta Pelada (Aeroporto Militar), e o Aeroclube de Manaus. Para ir ao centro da cidade que fica a 14 Km: Táxi ônibus urbano linha 306 e ônubus executivo linha 813.

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”30″]

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *