Home / Alagoas / Maceió

Maceió

Maceió, capital do estado de Alagoas, é banhada pela lagoa de Mundaú e pelas águas do oceano Atlântico com um mar que azul-turquesa ao verde-esmeralda o por isso lhe deram o apelido de “Paraíso das Águas”. Suas belas praias fornadas por jardins de coqueirais, belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

As praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió. é possível usufruir de excelentes hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Ao final da tarde, ele se transforma em uma passarela perfeita para a prática de atividades físicas ou simplesmente para apreciar o pôr-do-sol. Vale a pena conhecer praias mais afastadas no litoral norte, como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.

O passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba é garantia de um momento inesquecível em Maceió. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’,com barcos que navegam em um arquipélago formado por nove ilhas e ilhotas e localizada na Lagoa Mundaú.

Arquitetura barroca, palácios, belas igrejas e casas com sobrados seculares fazem parte da beleza histórica do patrimônio histórico de Maceió. Os vários museus resguardam as histórias da capital Alagoana e do Nordeste.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Palácio Marechal Floriano Peixoto
Antiga sede do governo, transformou-se em museu, mostrando ao público suas ricas coleções de cristais, pratarias e móveis antigos em madeira e couro. Também abriga os Memorais de dois ilustres alagoanos: o poeta Lêdo Ivo e o dicionarista Aurélio Buarque.

Mercado do Artesanato
Fica no Centro de Maceió também é parada obrigatória. Tem cerâmica, bordados, sandálias de couro, bolsas de palha e, principalmente, as esculturas de palitos de fósforo do artista Arlindo Monteiro.

Parque Municipal de Maceió
O Parque Municipal de Maceió está localizado no bairro de Petrópolis criada pela lei municipal 4952 do ano 2000 entre os bairros de Santa Amélia e Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis e Santo Amaro Maceió, Alagoas. O parque tem cerca de 82, 4 hectares de área e é considerado uma Unidade de Conservação e área de proteção ambiental (APA). Possui cinco trilhas ecológicas. O parque municipal conta com várias espécies de árvores da Mata Atlântica.

■ PRAIAS

Praia Pajuçara
Uma das mais bonitas praias de Maceió, a praia de Pajuçara é cheia de turistas e mais movimentada. Próximo a sua costa existe um banco de recifes de corais, atraindo grande biodiversidade de peixes.

Piscinas Naturais de Pajuçara
Distante apenas 2 Km mar adentro, recifes de corais e bancos de areais formam, na maré baixa diversas piscinas naturais e diversidade enorme de peixes diferentes. Acesso somente por jangada alugada na praia de Pajuçara.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da região sudeste seguir via BR-116 em trecho até a cidade de Feira de Santana na Bahia, acessar a BR-101 até a capital Maceió,  duração com 28 h (1.987,3 km)

De Ônibus:
Os terminais metropolitanos das de todo Brasil possuem passagens para a região Nordeste do Brasil.

De Avião:
AEROPORTO INTERNACIONAL
MACEIÓ AL
ZUMBI DOS PALMARES

■ MAPA DA REGIÃO