São Luís

São Luís está localizada em uma ilha chamada “Upaon-Açu”, de origem indígena que em tupinambá significa “Ilha Grande”. São Luís foi a única cidade brasileira fundada pelos franceses no século XVII. Porém os portugueses Seus colonizadores deixaram aqui o maior e mais homogêneo conjunto arquitetônico de origem civil portuguesa da América Latina, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Sua hospitalidade, lindas praias, lendas e mistérios são apenas alguns dos fatores responsáveis por este encantamento. Mas é na riqueza do seu patrimônio arquitetônico que São Luís concentra a sua grande força para atrair um maior número de pessoas para visitá-la.

O conjunto Arquitetônico do Centro Histórico é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praia da Ponta D’Areia
Localizada ao norte da ilha e distante a 4 km do centro da cidade, é uma das mais frequentadas, pois tem fácil acesso. As barracas de água de coco são padronizadas, e depois de reformada, a praça recebeu uma área de lazer para oferecer melhores serviços aos usuários. Na mesma orla encontram-se restaurantes, churrascaria, clubes de reggae, hotéis e aparts, um mini-shopping, postos de gasolina. O bairro São Francisco que fica ao lado tem estrutura comercial mais diversificada. Os atrativos de destaque da área são: a Lagoa da Jansen e o forte de Santo Antônio.

Praia de São Marcos
A primeira praia da Avenida Litorânea ainda tem significativa faixa de dunas. E, assim como as demais, oferece mirantes, calçadão para caminhadas e circulação de bicicletas. Ali está localizado o Farol de São Marcos, mas além deste monumento, o trecho da avenida que passa por esta praia serve de palco para o Marafolia, um grande evento que imita o carnaval por quatro animadas noites. Há bares e área de estacionamento.

Praia do Calhau
Também localizada na extensão da avenida Litorânea, oferece uma boa área para banho, prática de esportes na areia e na água, bares (alguns com programação musical ao vivo em finais de semana), restaurantes, hotéis, sorveterias e um posto do Corpo de Bombeiros.

Praia do Caolho
Está entre as praias do Calhau e Olho D’Água, é bastante procurada para acampamentos. Há um trecho com algumas formações rochosas que aparecem quando a maré está baixa.

Praia do Olho D’Água
Na sua orla tem bares e pousadas, e nas imediações encontra-se o Sesc Turismo, empreendimento turístico com estrutura de hospedagem, alimentação e lazer (principalmente para comerciários, mas acessível à outra clientela).

Praia da Guia
Localizada a oeste da ilha, no eixo do Itaqui Bacanga, possui paisagens exuberantes com dunas, vegetações rasteiras e muitos coqueiros.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Através da BR – 135, São Luís liga-se ao resto do país.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de São Luís
Endereço: Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão. São Luís-MA
Fone: (98) 3249 0778 / 4500

De Avião:
Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado
Endereço: Av. dos Libaneses s/nº São Cristóvão. São Luís-MA
Fone: (98) 3217-6100 / 3217-6105 / 3217-6101 FAX: (98) 3245-4457
Distância do Centro: 15 km

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”8″]

Check Also

Igrejas Históricas de Paraty

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios Em 1646, a piedosa senhora D. Maria Jácome de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *