Foto: Divulgação / Min. do Turismo

São Luís

São Luís é a capital do Maranhão, a cidade é rica em cultura e história. São Luís foi a única cidade brasileira fundada pelos franceses no século XVII. Seu centro histórico é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. São Luís também é destino para quem quer conhecer as belezas naturais da região, pois é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Além disso, é uma capital gastronômica, proporcionando ao visitante pratos que misturam tradições europeia, africana e indígena.

O conjunto arquitetônico de seu Centro Histórico é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 4000 imóveis dos séculos XVIII e XIX e distribuídos por mais de 220 hectares, tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997. Os casarões seculares, são em sua maioria, revestidos de azulejos portugueses pintados à mão.

Nos bairros da Praia Grande e Desterro, a região concentra hoje, museus, centros de cultura, teatros, cinema, bares, restaurantes, feiras e uma infinidade de lojas de artesanato.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Convento das Mercês
A Igreja e o Convento das Mercês foram erguidos pelo Padre Antônio Vieira em 1654 para abrigar a Ordem dos Mercedários na Praia Grande. Suas instalações eram feiras de palha e taipa, mas com o tempo a construção foi remodelada com materiais mais resistentes, e com isso, o prédio foi tomando proporções maiores.

O Governo tomou posse das instalações em 1905, e inverteu também as entradas de acesso à construção, que antes eram voltadas ao mar.


# 2 Teatro Arthur Azevedo
O teatro mais famoso de São Luís é também um dos mais antigos do País. Conserva os traços neoclássicos originais que guardam mais de 200 anos de história e uma beleza comparável a poucos. Inaugurado em 1817, como Teatro União, foi só no século seguinte que finalmente ganhou o nome grande mestre da dramaturgia brasileira.

# 3 Palácio La Ravardiére
O Palácio de La Ravardière é a sede da prefeitura de São Luís do Maranhão, no Brasil. Com origens no século XVII, é um marco importante do centro histórico da cidade. O nome do Palácio é uma homenagem a Daniel de la Touche, senhor de La Ravardière, considerado fundador da cidade, em 1612.

# 4 Forte Santo Antônio
A estrutura primitiva desta fortificação é atribuída aos franceses, durante os combates de 1614. Posterior se tornou um marco histórico do período de resistência portuguesa às invasões estrangeiras. Localizado próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, o centro cultural conta com o Museu de Embarcações tradicionais maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o Museu da Imagem e Som.

# 5 Museu das Embarcações
O visitante poderá conhecer 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes em escala. As maquetes foram confeccionadas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

# 6 Parque Estadual do Bacanga
O Parque localizado na capital maranhense, com uma área de 2.634 hectares, localizado a sudoeste do centro urbano, entre a margem direita do Rio Bacanga e a região do Maracanã. O Parque preserva um pedaço da floresta amazônica, protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã, que abastece aproximadamente quase 30% da cidade de São Luís.  No parque há ainda, ruínas do complexo fabril, que possui cerca de 1.600 m² de áreas com ruínas de curtumes, fornos, tanques e armazéns.

Caracteriza-se por um relevo plano e ambiente costeiros, influenciado pela dinâmica das marés, favorecendo o estabelecimento de ecossistemas como os manguezais. As áreas centrais do Parque do Bacanga apresentam pequenas colinas e vales.

# 7 Lagoa da Jansen
A Lagoa da Jansen é um ponto turístico cheio de atrações para todas as idades.

# 8 Espigão Costeiro
Localizado na península da Ponta da D’areia num dos melhores locais para se apreciar o por do sol na ilha, vale a pena fazer uma caminhada curtindo as belezas do Oceano Atlântico.

■ PRAIAS

# 1 Praia do Meio
Com localização entre as praias do Olho D’Água e Araçagy, é muito frequentada, principalmente pelos adeptos de Jet-Ski. Possui várias casas de veraneio e bares.

# 2 Praia do Olho DÁgua
O visual é rústico, formado por dunas, morros e falésias; mas Olho DÀgua é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela.

# 3 Praia da Guia
Fica do lado oeste da ilha, a 13km de São Luís. Composta de dunas, vegetação rasteira e recifes, com vista panorâmica do centro.

# 4 Praia do Caolho
Localizada entre as praias do Calhau e Olho DÀgua, no final da Avenida Litorânea. É bastante procurada para acampamentos.

# 5 Praia do Calhau
A praia de águas calmas, dunas e vegetação rasteira acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea. O movimento é grande nos finais de semana, tanto de banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo. O charme fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.

# 6 Praia da Ponta da Areia
Localizada ao norte da Ilha e considerada imprópria para banho, é a praia mais frequentada por ser próxima ao centro da cidade, com melhor acesso rodoviário. Possui areia amarelada e batida e tem ondas fracas. A praia apresenta várias opções de bares, restaurantes e hotéis, além de abrigar o Forte de Santo Antônio.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
 Para quem segue da região Sudeste, acesso pela BR-135, liga o meio norte do Brasil (Maranhão) e termina em Belo Horizonte (Minas Gerais) .

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de São Luís
Endereço: Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão. São Luís-MA
Fone: (98) 3249 0778 / 4500

De Avião:
Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado
Av. dos Libaneses, 3503 – Tirirical
São Luís – MA
65056-480

De Navio:
Terminal Hidroviário da Praia Grande
Rampa Campos Melo, s/n – Cais da Praia Grande, São Luís – Maranhão.

■ MAPA DA REGIÃO