Barreirinhas

A cidade de Barreirinhas está localizada na margem direita do rio Preguiças e sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com seus 1.550 km² que protege lagoas, dunas e manguezais. A cidade com aproximadamente 50.354 habitantes, vem se transformando em um importante pólo turístico de renome internacional por ser considerada o portão de entrada dos Lençóis Maranhenses.

Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios. Aproveite a cultura regional em sua culinária rústica e saborosa ou em seu artesanato de palha de buriti.

Seu clima saudável e uniforme porque sofre influência do mar. A época chuvosa é de janeiro a junho, a seca nos demais meses. A maior intensidade de calor é de outubro a dezembro.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Lençóis Maranhenses
Os 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, são talvez um dos cenários mais fantásticos do mundo. Um lugar paradisíaco composta por dunas, rios, manguezais e lagoas que se perdem ao infinito são um privilégio para os olhos dos viajantes.

O pode-se embarcar nas pequenas lanchas conhecidas como “voadeiras” e descer o Rio Preguiças em um passeio até a sua foz, sem deixar de parar para alguns banhos nas lagoas e para apreciar a paisagem extraordinária das dunas.

Algumas lagoas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho.

Igreja Católica (Matriz) de Barreirinhas
A Igreja Católica (Matriz) de Barreirinhas: data do século XVIII é uma das mais antigas do Estado do Maranhão. Inaugurada em 08 de dezembro de 1948 passando no decorrer dos anos por várias reformas. Seu interior abriga uma pintura a óleo “O Batismo” datada de 1922, retratando o batismo de Jesus, em tamanho natural, da artista plástica Ruth Machado da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro – filha do Estadista Maranhense Francisco da Cunha Machado.

A imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, talhada em madeira de lei (jacarandá), por artista desconhecido, e procedente de Portugal no início de século XIX. O sino, que pertenceu a Fazenda Santa Cruz, foi fundido em Braga (Portugal).

Praça do Trabalhador
Praça bem arborizada e conservada possui 12 bancos de madeira, 04 canteiros com grama e plantas, posto de táxi. Nesta praça concentram-se os Órgãos Administrativos Municipais.

Praça da Matriz
Praça ampla com uma área cercada de areia para lazer, 16 bancos de cimento, arborizada e possui canteiros com grama e flores. Na área central há um quisque redondo.

Avenida Beira Rio
Localizado as margens do rio Preguiças, é o local de concentração dos bares e restaurantes da cidade. Aqui à noite ocorrem, em alguns bares, apresentações de música popular. Além disso, é possível sentar em seus bancos e apreciar a passagem indolente do Preguiças. Possui um porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, quiosques de água de coco, sorveteria, lanchonetes, bares e restaurantes que funcionam diariamente.

Rio Preguiças
É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, cerca a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, o fato da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranqüilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. O Rio Preguiças nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.

Vassouras
Um conmjunto de dunas que na época das chuvas possui algumas lagoas. Existe duas áreas de acesso a Vassouras, em ambas existe uma pequena estrutura de alimentação e artesanato, além da visita de algusn macacos que habitam a região que aparecem aos turistas.

Mandacaru
É uma vila de pescadores bela e bucólica, possui um farol de 54 metros de altura de onde se descortina dezenas de quilômetros de dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros. O Farol das Preguiças (Conhecido como Farol de Mandacaru) foi construído em 1940, inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. São 160 degraus e uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, Lençóis Maranhenses e manguezais.

Praia de Caburé
Os primeiros moradores desta região foram os índios Caetés e Tapuios, depois chegaram os corsários europeus iniciando através da foz do rio Preguiças a colonização fluvial da área pelo homem branco. Geograficamente a Praia do Caburé fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. Sujeita à ação dos ventos fortes e a constante movimentação da areia a praia do Caburé vem sofrendo com uma intensa erosão marinha nos últimos anos, devido ao fato de sofrer a pressão das ondas do oceano Atlântico de frente, sem proteção de uma baia. O espaço compreendido entre o rio e o mar que já foi de aproximadamente 1.500 metros nos meados da década de 1980 diminuiu bastante, chegando hoje nas grandes marés a cotas inferiores a duzentos metros.

A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.

Estruturando-se com o passar dos anos a Praia do Caburé vem melhorando seus serviços e equipamentos turísticos, contando atualmente com relativa estrutura de apoio aos passeios ofertados, e hospedagem.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a Barreirinhas é feito através da BR 135 até Bacabeira, segue-se pela BR 402 até Sobradinho, onde acessa a MA 225, no total são 253 km, em estrada pavimentada.

De Ônibus:
São aproximadamente 253km de São Luís à Barreirinhas, por via asfaltada, num trajeto de aproximadamente 4 horas. A empresa Cisne Branco faz a linha com saída da Rodoviária de São Luís.

De Avião:
Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado
Av. dos Libaneses s/nº São Cristóvão São Luís-MA
CEP: 65.055-710
PABX: (98) 3217-6100 / 3217-6105 / 3217-6101
Distância do Centro: 15 km

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”7″]

Check Also

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado brasileiro do Mato Grosso, está situado às margens do rio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *