Home / Destinos pelo Brasil / Domingos Martins

Domingos Martins

Domingos Martins

Domingos Martins é uma cidade localizada no interior do Espírito Santo, na região Serrana do estado. Distante apenas a 42 km da capital Vitória, possui como sua atração principal a formação geológica conhecida como Pedra Azul, com pouco mais de 1.800 m de altura e um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.

O município de Domingos Martins é dividido em seis distritos que são: Sede (Centro), Isabel, Paraju, Melgaço, Aracê e Biriricas, sendo Aracê o mais conhecido e onde se encontra a vila de Pedra Azul, que possui os melhores hotéis e pousadas da região com excelentes infra-estruturas a nível internacional. É onde se localiza o mais famoso ponto turístico do município, proporcionando aos seus visitantes logo ao despertar, a incrível visão da natureza da região e como destaque a Pedra Azul.

Domingos Martins não possui somente esta famosa formação geológica como ponto turístico, na Sede onde se encontra o centro da cidade existem construções com fachadas em estilo germânico, herança deixada pelos imigrantes alemães que se instalaram na região no século XVIII, diversos festivais escolheram a cidade como sede e muitos outros atrativos que fazem da cidade um excelente e aconchegante local para se divertir em suas férias.

A principal atividade do município é a agricultura, seguida do turismo e mais recentemente algumas pousadas rurais vem desenvolvendo na região o agroturismo. Domingos Martins é um dos principais produtores de morango, hortifrutigranjeiros, café e banana do estado do Espírito Santo.

O Agroturismo e o Turismo rural no município possuem ótima infra-estrutura turística onde propriedades rurais, produzem seus próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas da região. Existem diversas pousadas, restaurantes, casas de chá, entre outros estabelecimentos que produzem alimentos orgânicos. É possível adquirir e experimentar nas próprias propriedades onde estão hospedados deliciosos queijos, licores, vinhos, pães, biscoitos, doces e outros produtos 100% orgânicos produzidos na própria região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Rua de Lazer
Localizada no centro da cidade, na rua João Batista Wernersbach, conhecida localmente como Rua de Lazer oferece várias opções de entretenimento, alimentação e compras tanto para os moradores locais como para os turistas que visitam Domingos Martins em busca de uma lembrança e diversão.

Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ) foi criado para proteger amostras significativas dos ecossistemas de Mata Atlântica da região, onde se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse no estado do Espírito Santo. Possui área aproximada de 1.240 hectares. Abrigando um dos mais importantes cartões postais do estado, a famosa Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, e o detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça suçuarana e macaco barbado.  A montanha muda de cor de acordo com a posição do sol ao longo do dia. Em seu cume é possível banhar-se em piscinas naturais que ficam na parte mais alta da montanha formadas pela ação da água da chuva ao longo de milhões de anos.

Casa da Cultura
Inaugurada em 1983 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986. No local funciona o Museu Histórico de Domingos Martins, com acervo de livros, documentos, fotografias, móveis, utensílios domésticos relativos à colonização alemã e italiana do município.

Biblioteca Municipal
Fundada há 50 anos, a biblioteca conta com mais de 20 mil títulos, incluindo obras raras e estrangeiras, principalmente alemãs.  Paralelamente às atividades diárias, a biblioteca mantém programação variada de ações e eventos voltados à leitura, como rodas de leitura, contação de histórias, saraus, entre outros.

Corredeiras do Rio Jucu
O Rio Jucu nasce na região serrana do estado mais especificamente na região de Pedra Azul no município de Domingos Martins percorrendo uma distância de 90km até desaguar no Oceano Atlântico.

É um rio com volume médio de água, nos trechos iniciais é rápido e com corredeiras constantes muito utilizado para a prática de rafting com classificação de suas corredeiras que vai de classe I a V+ quando mantido seu nível podendo chegar a classe VI na temporada das chuvas.

É um rio histórico, permitiu o desbravamento do interior do Espírito Santo e recebeu esse nome através dos índios que viviam na região, sendo o nome Jucu vindo de uma árvore típica da região.

Cascata do Galo
Localizada na estrada do Galo, a 10km do centro de Domingos Martins, a cascata do Galo possui uma queda d’água com 70m de altura, que apesar da altura e da força d’água, oferece condições favoráveis para banho por possuir pequenas piscinas naturais que se formam em frente a cachoeira.

Como chegar – Partindo do Centro, entrando à direita logo após a praça da igreja luterana, daí até a cascata são 5km de estrada asfaltada e mais 4km em estrada não pavimentada, a cachoeira se localiza logo após a passagem pela ponte sobre o rio jucu.

Cachoeira de São Floriano
Localizada na BR-262 no distrito de São Floriano, no km 86 e aproximadamente 23km do centro de Domingos Martins, é uma cachoeira que conta com infra-estrutura de restaurante e pousada próximo ao local.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Domingos Martins
É a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas.

Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Está localizada ao lado de um cemitério na Praça Arthur Gerhardt situada no centro da cidade de Domingos Martins.

Matriz de Santa Isabel
Fundada em 1850 e construída em estilo neogótico, como era costume das igrejas católicas do início do século XIX, está localizada no distrito de Santa Isabel.

Capela Imaculada Conceição
Localizada no distrito de Paraju à 31Km do centro do município, foi fundada em 1889, com três altares esculpidos em madeira pelo artista italiano Tomacelli.

Capela Santa Úrsula
Foi construída em 1876, abrigando em seu interior imagens que datam da mesma época. Duas imagens que vieram da Alemanha, uma de São José e outra Nossa Senhora das Dores, ambas com 1,20m de altura.

Estação Ferroviária de Domingos Martins

A Estação Ferroviária de Domingos Martins – no distrito de Santa Isabel, município de Domingos Martins – foi iniciada por imigrantes alemães, em 1847. Inaugurada, em 1900, pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo com o nome de Santa Isabel. Em 1910, seu nome foi alterado para Germânia pela nova proprietária Leopoldina Railway, em 1917 passou a se chamar Domingos Martins.

Com as demais estações construídas na região serrana do Espírito Santo, exerceu importante papel no escoamento da produção cafeeira. No seu entorno, estruturou-se um núcleo urbano que entrou em estagnação econômica a partir da desativação da linha de passageiros. A Estação é um exemplar da arquitetura germânica, possui estrutura do tipo enxaimel onde os requadros e estruturas de madeira são aparentes.

A vedação foi executava em tijolos maciços e a cobertura com estrutura em madeira e telhas francesas. O conjunto ferroviário é composto pela edificação da Estação onde funcionavam a administração, bilheteria e sanitários públicos, não sendo possível verificar a área de depósito, uma caixa d’ água de ferro elevada sobre estrutura também de ferro e a Casa de Turma.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus
É construção em estilo eclético do inicio do século XX.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Esta é a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Existe um antigo cemitério aos fundos da igreja.

Marco da Colonização Alemã
O marco histórico da presença do primeiro grupo de imigrantes na região da serra de Domingos Martins, no início era apenas uma vila e um cemitério inaugurada no ano de 1937.

Atualmente Duas cruzes foram construídas em homenagem às 39 primeiras famílias que se instalaram na região, vindas da Prússia Renana em 1847. Está localizada na entrada do município no distrito de Biriricas.

Instituto Kautsky
Foi fundado em agosto de 2003, é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos com objetivo de desenvolver ações de recuperação e proteção ao meio ambiente, inspirado no trabalho do naturalista Roberto Anselmo Kautsky.

As ações do instituto são: Gestão da Reserva Kautsky, Gestão do Centro de Reciclagem e Educação Ambiental. Atualmente são mais de 300.000 m2 de mata atlântica, preservados na cidade de Domingos Martins.

Praça Domingos José Martins
Conhecida como Praça da Biquinha, o local abriga uma fonte de água pura. Na praça também está localizado o busto de Domingos José Martins. Nascido no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, hoje pertencente ao município de Marataízes, Domingos Martins foi um dos líderes da Revolução Pernambucana e, derrotado, foi preso e enviado à Bahia, onde acabou fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.

 ■ FESTIVAIS E EVENTOS:

Festa do Brilho de Natal
Evento que traz muitos turistas à cidade durante todo o mês de dezembro. A cidade fica toda iluminada com motivos de natal e a famosa Vila do Papai Noel. As crianças são as que mais adoram visitar a cidade essa época do ano.

Sommerfest – Festival da Imigração Alemã
A Sommerfest – Festival da Imigração Alemã que é realizada no final de janeiro e início de fevereiro. As características da cultura e tradição do imigrante alemão se destacam tendo como cenários típicos: bailes, bandas, comidas, desfiles com alegorias típicas, cultos religiosos e apresentações folclóricas.

Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins
O Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins é o maior evento de música clássica e popular do Estado do Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes do Brasil. Se consolidou como uma oportunidade de aprimoramento e intercâmbio artístico-educacional e como agente indutor do turismo.

A primeira edição do evento foi realizada em 1992. Desde então, vem se aperfeiçoando, tendo como objetivo a prática, a pesquisa da arte, em especial no que se refere à música, oferecendo cursos ministrados por professores de alto nível nacional e internacional.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Domingos Martins fica a apenas 50km de Vitória, seguindo pela BR-262 no sentido Vitória – Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a BR-101.

De São Paulo pega-se a Dutra (BR-116) até o Rio de Janeiro. De lá, segue-se até vitória pela BR-101. Em Vitória, basta pegar a BR-262 e percorrer 40 km até Domingos Martins. Para quem vem de Belo Horizonte, deve seguir direto pela BR-262.

De Ônibus:
Existem duas empresas que fazem o trajeto até a cidade de Domingos Martins partindo da rodoviária de Vitória são: Real e Águia Branca

De Avião:
O Aeroporto de Vitória – capital do estado, e distante apenas 50km – recebe voos diários da maioria das capitais do país.

■ MAPA DA REGIÃO

* Destino elaborado à convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e em parceria com o SEBRAE – ES