Cabo de Santo Agostinho

A história do Cabo de Santo Agostinho se inicia bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como boa parte do território brasileiro, o Cabo era povoado por indígenas da etnia caeté.

O Cabo de Santo Agostinho, que também já foi chamado de Cabo de Santa Maria de La Consolacion, ainda hoje conserva muitos monumentos que representam o passado histórico do Brasil. Sua história se confunde largamente com a história do descobrimento do País. Supostamente foi neste acidente geográfico que chegaram as primeiras expedições espanholas em solo brasileiro. Por aqui passaram D. Pedro II, Joaquim Nabuco, José Rufino, Conde da Boa Vista e muitas outras personalidades importantes na história.

Além de belas praias e areias, a região é rica em reservas florestais da Mata Atlântica. Tem um dos maiores potenciais ecológicos de Pernambuco, com rios, cachoeiras e manguezais, sem contar os interessantes sítios históricos e seculares. Muitas ruínas ainda exalam ares do Brasil pré-colonial. Existem pelo menos 14 pontos de visitação histórica.

A região possui cerca de 24 km das praias mais bonitas do litoral do Estado de Pernambuco. Nelas é possível mergulhar em águas transparentes, deitar-se em areias brancas e há até algumas onde pode-se praticar surfe.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja de São Miguel
A Igreja de São Miguel, construída em terras do Engenho Novo, foi fundada por Cristóvão Paes Barreto antes da invasão holandesa. A Matriz de Santo Antônio tem construção do século XVIII. Esta é uma evolução da pequena igreja construída entre os anos de 1590 e 1595, sob a invocação de Santo Antônio. Lá surgiu o primeiro núcleo urbado do Cabo de Santo Agostinho.

Igreja Nossa Senhora do Livramento
A Igreja Nossa Senhora do Livramento foi construída no século XVIII, sendo reconstruída em 1875.

Igreja de Santo Amaro
A Igreja de Santo Amaro tem a construção datada do século XVIII e foi reformada em 1822. Sua fachada é simples, possui dois pequenos altares com as imagens de Nossa Senhora e de Santo Amaro.

■ PRAIAS
Praia de Gaibupraiadegaibu
Do tupi, vale do Olho D’água. A praia de Gaibu é uma das mais badaladas do litoral pernambucano. Lá você encontra uma estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes, o mar tem água cristalina e convida ao mergulho e ao surf. Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.

 

 

Praia de Itapuamapraiadeitapuama
Areias douradas, mar de águas claras e paisagem com um toque especial das rochas. O nome em Tupi, dado pelos indígenas que usufruíam de sua beleza, significa Pedra Bonita. É assim a deliciosa Itapuama. No mar, ondas grandes chamam para o surf. Na orla existem bares onde você pode relaxar na presença da natureza.

 

Praia de Suapepraiadesuape
Entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana encontra-se Suape, presenteada pela natureza com um extenso arrecife de arenito, que forma uma enorme barreira natural. O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos. É lá que funciona um grande resort 5 estrelas, que atrai turistas o ano inteiro.

 

Praia da Enseada dos Coraispraiadaenseadadoscorais
A praia proporciona banhos deliciosos nas piscinas naturais, formadas por arrecifes. O percurso integra-se ao atrativo das reservas ecológicas naturais Mata do Zumbi e Mata das Duas Lagoas.

 

 

Praia da Pedra do Xaréupraiadapedradoxareu
Praia de areias claras e mar de ondas médias, é própria para banhos e mergulhos. Na maré baixo você pode desfrutar das piscinas naturais. Na orla, cerca de vinte e duas chopanas esperam os visitantes para degustarem, em um ambiente agradável, as delícias da região.

 

 

Praia do Paraísopraiadoparaiso
O lugar tem tudo a ver com o nome. É a menor praia da região, com fragmentos de rocha na areia e no mar que tornam a paisagem única. Você pode fazer um passeio de barco pela Ilha do Cocaia, Ilha de Tatuoca, rios Massangana, Ipojuca e outras diversas ilhas.

 

Praia de Calhetaspraiadecalhetas
Cercado por rochas e coqueirais está este belo cenário. O banho de mar é uma delícia nas águas mornas e transparentes. Você vai relaxar sob a sombra dos coqueiros ou em agradáveis restaurantes. Calhetas é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina.

 

Praia de Paivapraiadepaiva
A sua paisagem é composta ao sul pelas praias de Itapuama e Ponta do Xaréu. A praia possui um denso coqueiral, um belo mar azul e areias claras e finas. O banho é o ponto alto, pois a presença de arrecifes formam pequenas piscinas naturais. Na praia do Paiva acontece uma das maiores manifestações culturais da região: a Festa da Lavadeira, um evento cultural popular que surgiu em 1987 e a cada ano atrai mais turistas.

 

Praia do Cabo de Santo Agostinho
Acidente geográfico mais antigo do Brasil, com mais de 100 milhões de anos, o local é mencionado por alguns historiadores como sendo a localidade exata do descobrimento do Brasil, pelo navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón. Vale a pena visitar esta verdadeira escultura natural.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Partindo de Recife, o acesso é feito pela BR 101, na direção sul, e depois pela PE 28, já bem próximo de Cabo de Santo Agostinho.

A partir de Maceió, deve-se seguir pela BR-104 e depois pegar a BR 101 na direção norte. Após o município de Escada, já em Pernambuco, a PE 08 serve de ligação e deve ser seguida em direção ao litoral. Uma alternativa a este trajeto é ir pela AL 101 e depois pela PE 60, próximas à costa.

De Ônibus:
Para quem vem do interior do Pernambuco ou de outros estados por via rodoviária, o destino é a Rodoviária de Recife também chamada de Terminal Integrado de Passageiros (TIP, localizado a 16 km do centro da cidade). Posterior um ônibus até Cabo de Santo Agostinho.

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o de Recife, localizado a 20 km de Cabo de Santo Agostinho. A partir de lá o viajante pode alugar um carro, utilizar o transporte público de ônibus ou pegar um táxi.

Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes-Gilberto Freyre
End.: Praça Ministro Salgado Filho s/nº, Imbiribeira, Recife-PE
CEP: 51.210-902
PABX: (81) 3322-4188

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”24″]

Check Also

Serra Negra

 Encravada na Serra da Mantiqueira a 150 km de São Paulo, em uma região …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *