Balneário Camboriú

 

Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis.

Com 77.342 habitantes fixos é conhecida como Maravilha do Atlântico Sul, Balneário Camboriú tem a maior concentração urbana do litoral sul do Brasil no verão, chegando a receber 1 milhão turistas.

A cidade é conhecida internacionalmente por ser um dos principais pólos turísticos do Brasil, com atrações o ano inteiro. É considerada, segundo o IBGE, a cidade com melhor qualidade de vida no Estado de Santa Catarina.

■ INFRA-ESTRUTURA
A cidade tem completa infra-estrutura para o turismo e para o lazer. A rede hoteleira reúne 110 estabelecimentos com aproximadamente 20.000 leitos, além de grande número de casas de aluguel, pousadas e outras opções de hospedagem. A cidade é moderna, com largas avenidas que concentram intenso comércio, bares e restaurantes, especialmente na avenida Atlântica, um imenso e agitado calçadão à beira-mar. Muitos hotéis dispõem de infra-estrutura para congressos, seminários e convenções.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Unipraiasunipraias
Complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos. São 47 bondes, totalmente informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.

A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto. A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, mirantes, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico.

O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.

Cristo Luz
Construído em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180º, derramando sobre a cidade, em forma de benção, a luz do caminho da fé. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. No local, há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Também possui o Memorial Balneário Camboriú, que conta com belíssimas imagens da cidade e do próprio Cristo Luz. E o Memorial de Artes Sacras, que contém as réplicas das vestes utilizadas por Bento XVI, bispos e padres, na missa realizada em São Paulo, na última visita do Papa ao país.

■ PRAIAS
Ilha das Cabras – Praia Central
Um dos cartões postais do município. Pra chegar até ela, distante 600 metros da praia Central, basta optar pelos passeios de escuna, partindo da Barra Sul.

Praia Centralpraia_central
É na Praia Central que tudo acontece. Shows, esportes e muita gente bonita são uma constante. Com completa infra-estrutura, é ali que estão os principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, além de variado parque comercial. A praia é margeada pela Av. Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla. É um belo projeto paisagístico, com dezenas de quiosques, pequenos recantos para leitura e bate papo, além de ser muito procurada para caminhadas. Com quase 7 km de extensão, é a praia mais urbanizada.

Praia de Laranjeiraspraia_de_laranjeiras
A 6 Km do centro, a praia fica em uma pequena baía, com águas tranqüilas próprias para banho e esportes náuticos. Ali, foram encontrados fósseis de índios que viveram há milhares de anos neste cantinho de sonhos. Em apenas 750 metros de extensão, concentra bares e restaurantes e trapiche para atracação de embarcações. O acesso pode ser feito pela BR-101, seguindo pela Linha de Acesso às Praias ou pela Barra Sul, através dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.

Praia de Taquaraspraiadetaquaras
Quem procura paz e tranqüilidade não pode deixar de conhecer esta praia. O acesso é feito pela Linha de Acesso às Praias, após Taquarinhas. É própria para pesca artesanal e possui águas tranqüilas, mas profundas. Tem 1150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. Existe ainda, no local, um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes e colônia de pescadores.

Praia de Taquarinhaspraiadetaquarinhas
Distante 8 km do centro, é uma praia de águas límpidas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso. Tem 600 metros de extensão, com areias grossas e paisagem com características totalmente agrestes. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, depois de Laranjeiras.

Praia do Buraco
De mar agitado, a praia é ocupada em mais da metade por um hotel. Fica a 3 km ao norte do centro, e seu acesso é feito através do empreendimento hoteleiro ou por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia.

Praia do Canto
Localizada a 3 km do Centro, no Pontal Norte, o acesso se dá por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia. Do pequeno recanto de águas límpidas e tranqüilas, pode-se contemplar a Praia Central em sua totalidade. Possui 50 metros de extensão.

Praia do Estaleirinho
Localizada a 12 km da Praia Central, possui águas cristalinas e areia grossa, além de núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É quase um recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.

Praia do Estaleiro
A 11 km do centro, permanece com características agrestes e própria para pesca de arremesso. Possui águas cristalinas e areia grossa, núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É outro recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.

Praia do Pinho
Conhecida internacionalmente, é a primeira praia oficial de naturismo do país, prática conduzida por um rígido código de postura. A 9 km da área central, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante.

Culinária & Gastronomia
Pode-se dizer que Balneário Camboriú realiza um permanente festival gastronômico. Do prato mais simples ao mais sofisticado, dos restaurantes mais finos aos fast foods, buffets e lanchonetes. Comidas típicas internacionais como: italiana, árabe, chinesa, japonesa; comidas típicas nacionais, como as tradicionais churrascarias gaúchas; locais como a culinária mineira, além de confeitarias e cafés coloniais, apresentam a diversidade gastronômica do município.

Tradicionalmente, vários estabelecimentos oferecem pratos à base de frutos do mar com camarões, mariscos, lulas, ostras, siris e peixes variados – salmão, tainha, anchova, côngrio, entre outros. Uma facilidade é poder encontrar em Balneário Camboriú diversos restaurantes funcionando durante todo o dia e durante a noite, até o amanhecer.

Parque Cyro Gevaerd
O Parque Cyro Gevaerd, verdadeiro centro de cultura, pesquisa e lazer, tem 116.000m2 e é a sede do Museu Arqueológico, além de contar com um zoológico, uma minifazenda, um aquário, o Museu da Fauna, Flora e Gea (Terra), a Vila das Crianças, lanchonetes e restaurantes. O Parque da Fauna reúne mais de 1.000 animais de diferentes espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Na confluência do rio Camboriú com o rio Gamboa, uma área verde de 250.000m2 abriga o Parque Ecológico Rio Camboriú, formado da mata remanescente de mangue e atlântica, rica em fauna, flora e plantas medicinais. Possui trilhas ecológicas e um viveiro de flores e plantas, além de um projeto de educação ambiental e um horto florestal.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Balneário Camboriú fica às margens da BR-101, a 77.8km ao norte de Florianópolis, a 94km ao sul de Joinville e a 60km de Blumenau, pela BR-470.

De Ônibus
Em Breve

De Avião:
Em Breve

■ MAPA DA REGIÃO

[mappress mapid=”13″]

Check Also

Itapema

Localizada em um cenário litorâneo com belas paisagens e com a natureza exuberante da Mata …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *