Home / Destinos pelo Brasil / São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula, localiza-se a 112 quilômetros da capital Porto Alegre, com uma altitude de 907 metros, têm grande potencial para o turismo, com belos pontos turísticos, se destacando o Lago São Bernardo, localizado a menos de 800 metros do centro da cidade, propiciando aos moradores e visitantes um ótimo local lazer com os amigos.

São Francisco de Paula é uma das regiões do estado do Rio Grande do Sul, com maior potencial para a prática de diversas modalidades de Turismo de Aventura, agregando valor com a cultura e culinária local. “São Chico”, como também é conhecida, acontece as famosas Festa do Pinhão e Colheita da Macela.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Lago São Bernardo
É o Cartão postal da cidade, localizado na sede do município, próximo ao centro. Com uma extensão de 1.900 metros e profundidade média de 5 metros.

Caminhada no Cânion Josafaz
Caminhada na Trilha do Cânion Josafaz, com 20 km de extensão em aproximadamente 06 h, passando por borda de cânion, campos de altitude, mata de araucária, turfeiras, morros e arroios, em locais com um visual deslumbrante, ímpar. Nível de dificuldade: médio.

Estação Ecológica Estadual Aratinga
A Estação Ecológica Estadual Aratinga ocupa porções do Planalto e da encosta da formação Serra Geral, abrangendo o vale do arroio Carvalho, importante tributário do rio Três Forquilhas, incluindo suas nascentes. As altitudes variam de 160 a 930 metros, contemplando o gradiente Floresta Ombrófila Densa – Floresta Ombrófila Mista – Savana Gramíneo-Lenhosa (Floresta de Encosta – Floresta com Araucária – Campos de Cima da Serra). Os objetivos de criação da ESEC Aratinga são: a proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, a realização de pesquisas básicas e aplicadas em ecologia, a proteção do ambiente natural, e o desenvolvimento da educação ambiental.

Parque das 8 Cachoeiras
Área de 130 hectares de Mata Atlântica, a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, onde através de trilhas se encontram 8 grandes cachoeiras, que nomeiam o parque. Aberto a visitação. O acesso pelo Lago são Bernardo.

Floresta Nacional de São Francisco de Paula
Administrada pelo ICMBIO, constitui-se em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, caracterizando-se como uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. A FLONA de São Francisco de Paula localiza-se no município de mesmo nome (no nordeste do Rio Grande do Sul), caracterizado pelos Campos de Cima da Serra (Estepe) e pelas matas com araucária (Floresta Ombrófila Mista ou Mata Atlântica – lato sensu). A região é uma das mais úmidas do estado, com pluviosidade superior a 2.000mm e com temperatura média anual de aproximadamente 14,5° C. A FLONA-SFP tem uma área de 1.606 ha, com altitudes superiores a 900 metros, apresentando uma variação altitudinal de 300 metros. Esta Unidade é parte da área abrangida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como Área Núcleo, sendo considerada uma região de “alta” a “altíssima prioridade” para a conservação pelo Workshop de Áreas Prioritárias para a Conservação da Mata Atlântica (MMA, 2001). Ela está estrategicamente inserida no Corredor Ecológico do Rio dos Sinos, entre os Corredores Ecológicos dos rios Caí e Tainhas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Porto Alegre, pegue a estrada estadual RS-020, até São Francisco de Paula, passando por Cachoeirinha e Taquara. Quem vem de Gramado e Canela pela RS-235, deve ficar atento à constante nebulosidade.

De Ônibus:
Estação Rodoviária
Av. Júlio de Castilhos, 682 Fone: (54) 3244-2278

De Avião:
O Aeroporto Internacional Augusto Severo recebe vôos charter e regulares de várias cidades europeias.

■ MAPA DA REGIÃO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *