Home / Destinos pelo Brasil / Santa Teresa

Santa Teresa

Santa Tereza é uma pequena cidade com menos de 2.000 mil habitantes, localizada na Serra Gaúcha e fundada às margens do rio Taquari e do arroio Marrecão. O município privilegiado pelo seu patrimônio histórico e belezas naturais, demonstrada através da arquitetura de mais de 20 prédios históricos que foram construídos no final do século XIX, estão preservados no centro do município.

Sua economia baseia-se economicamente na agricultura, com destaque no cultivo das parreiras, hortifrutigranjeiros, na criação de suínos, móveis para exportação, metalurgia, plásticos, agroindústrias e artesanato. O turista pode usufruir da hospitalidade dos empreendimentos, visitação, degustação e varejo. O solo do Vale do Taquari é bastante fértil e propício para o cultivo da cana-de-açúcar, com o qual é elaborada a cachaça desde os primórdios de sua ocupação.

Também chama a atenção a Casa Foppa (1956, antigo Hotel Central), a Casa Laude (1915, atual armazém), a Casa Ferri (1910, onde funcionou a primeira fábrica de gaitas do país), entre outras.

Santa Tereza é cercada de belas paisagens, rodeada por montanhas e belos vales, é um ótimo lugar para curtir a família e a natureza. Além de estar cercado pela natureza, o município possui uma arquitetura eclética, tipicamente italiana e acolhedora.
É uma cidade de clima agradável durante o outono, inverno e primavera, quando as temperaturas apresentam-se mais amenas e no verão onde o calor é intenso, sendo propício aos esportes, canoagem, e ao lazer junto ao rio.

São imperdíveis as comemorações típicas da região, onde as comunidades do interior organizam verdadeiras festas gastronômicas, como o festival do leitão, festival da cantoria italiana, festival da cerveja, filó Italiano e torneio de verão. Entre os núcleos gaúchos, Santa Tereza é o mais singelo e também o mais íntegro do ponto de vista da ocupação urbana, já que mantém quase intactas as características originais do seu traçado. A arquitetura urbana das casas e sobrados mais antigos de Santa Tereza, implementada a partir do início do século XX, possui influencia neoclássica e eclética.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Casa Prezzi
Datada de 1905, a Casa Prezzi sempre funcionou como armazém de secos e molhados. Hoje, mantém as mesmas características de comércio da época, vendendo todos os tipos produtos e utilidades.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Do sudeste da cidade do Rio de Janeiro via BR-116 com 20 h 18 min (1.525,2 km)

■ MAPA DA REGIÃO