Home / Destinos pelo Brasil / Porto Alegre

Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses em 1742. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães, italianos e poloneses (também recebeu imigrantes árabes). É uma das cidades onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado no Brasil.

É a maior cidade do sul do país, com cerca de 4,1 milhões de pessoas. Como qualquer outra metrópole brasileira, Porto Alegre ainda sofre com alguns problemas sociais. Em 2001, foi a cidade sede do I Fórum Social Mundial, evento, agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo atual.

Quem nas ruas de Porto Alegre circula, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos guardiões de memórias e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural atributos da estética dos grandes centros urbanos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a estátua do Laçador (na entrada da cidade) e a Usina do Gasômetro. O pôr-do-sol do Guaíba também é outro ponto de destaque turístico de Porto Alegre.

Os parques mais frequentados são o Parque Moinhos de Vento, o Parque Farroupilha (da Redenção) e o Parque Marinha do Brasil.

Atualmente a prefeitura de Porto Alegre vem investindo na Linha Turismo: uma linha de ônibus especial que tem como itinerário os principais pontos turísticos da cidade. Em funcionamento desde janeiro de 2003, já teve mais de 180 mil visitantes. O ônibus da linha possui dois andares, sendo o superior aberto. O passeio dura cerca de 80 minutos, tem 28 km de extensão e conta com guia especializado e sistema de áudio em três línguas, o português, inglês e espanhol. Maiores informações podem ser encontradas no página da Linha Turismo.

Porto Alegre também pode ser apreciada do lago Guaíba, através de passeios nos barcos Cisne Branco, Noiva do Caí e outros. Saindo de diferentes lugares e com diferentes trajetos, os barcos oferecem uma vista pouco usual da cidade.

Sendo um dos principais centros de negócios do Mercosul, Porto Alegre atrai eventos e congressos, trazendo à cidade milhares de turistas. Possui dezenas de centros de convenções, destacando-se o da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS), localizado na zona norte, e que possui um teatro e modernas instalações para convenções e exposições; o Centro de Eventos da PUC; e o Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

Parque Estadual do Delta do Jacuí
Está situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais que preservam aprox. 14.242,05 hectares de matas, banhados e campos inundados. Das ilhas, destacam-se a dos Marinheiros, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta. O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja regulando a vazão dos rios em épocas de cheias, protegendo a população da grande Porto Alegre.

Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger
Preserva uma extensão de aprox. 179,78 hectares e possui grande variedade de ambientes do local, com matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenicolas, contribui também para variedade de espécies de flora e fauna, permitindo o crescimento de mais de 300 espécies vegetais nativas e um número muito superior de espécies animais.Mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na Reserva, dentre as quais, várias migratórias. Os banhados e juncais servem como verdadeiros berçários para muitos organismos aquáticos como peixes, anfibios e moluscos. Já nas elevações arenosas podemos encontrar os ovos de tartaruga e os lagartos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem pelo norte, junto ao litoral, é preciso muito cuidado no trecho Florianópolis-Osório, pois a BR-101 é muito movimentada e ocorrem muitos acidentes. Já de Montevidéu, a estrada é bem mais tranquila. As estradas via Uruguaiana e Livramento são razoáveis. Quem vem pela Serra, a paisagem é muito bonita a partir de Vacaria, mas é necessário cuidado, já que é um trecho com muitos declives e curvas fechadas.

De Ônibus:
A rodoviária de Porto Alegre é bem razoável e atende uma demanda grande de viajantes. De lá se pode ir para qualquer ponto do Estado, para o Uruguai, Argentina, Chile, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras cidades. A maior linha de ônibus do Brasil passa por Porto Alegre, que é a linha Pelotas-Fortaleza, operada pela empresa Nossa Senhora da Penha.

De Avião:
Porto Alegre tem vôos freqüentes e diretos de/para São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). Também há vôos diários para Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Montevidéu. Para a Argentina é possível voar direto para Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Além disso, há ainda vôos para Santiago do Chile. De São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires a cidade torna-se acessível de qualquer lugar do mundo. Dentro do estado, há vôos diários para Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria, Alegrete, Erechim, Santa Rosa e Santo Ângelo pela companhia NHT.

 

■ MAPA DA REGIÃO