Home / Destinos pelo Brasil / Porto Alegre

Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses em 1742. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães, italianos e poloneses (também recebeu imigrantes árabes). É uma das cidades onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado no Brasil.

É a maior cidade do sul do país, com cerca de 4,1 milhões de pessoas. Como qualquer outra metrópole brasileira, Porto Alegre ainda sofre com alguns problemas sociais. Em 2001, foi a cidade sede do I Fórum Social Mundial, evento, agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo atual.

Quem nas ruas de Porto Alegre circula, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos guardiões de memórias e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural atributos da estética dos grandes centros urbanos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a estátua do Laçador (na entrada da cidade) e a Usina do Gasômetro. O pôr-do-sol do Guaíba também é outro ponto de destaque turístico de Porto Alegre.

Os parques mais frequentados são o Parque Moinhos de Vento, o Parque Farroupilha (da Redenção) e o Parque Marinha do Brasil.

Atualmente a prefeitura de Porto Alegre vem investindo na Linha Turismo: uma linha de ônibus especial que tem como itinerário os principais pontos turísticos da cidade. Em funcionamento desde janeiro de 2003, já teve mais de 180 mil visitantes. O ônibus da linha possui dois andares, sendo o superior aberto. O passeio dura cerca de 80 minutos, tem 28 km de extensão e conta com guia especializado e sistema de áudio em três línguas, o português, inglês e espanhol. Maiores informações podem ser encontradas no página da Linha Turismo.

Porto Alegre também pode ser apreciada do lago Guaíba, através de passeios nos barcos Cisne Branco, Noiva do Caí e outros. Saindo de diferentes lugares e com diferentes trajetos, os barcos oferecem uma vista pouco usual da cidade.

Sendo um dos principais centros de negócios do Mercosul, Porto Alegre atrai eventos e congressos, trazendo à cidade milhares de turistas. Possui dezenas de centros de convenções, destacando-se o da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS), localizado na zona norte, e que possui um teatro e modernas instalações para convenções e exposições; o Centro de Eventos da PUC; e o Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

Mercado Público Central

Foto: Divulgação/SECTUR

Inaugurado em 1869, o Mercado Público Central está localizado ao lado da Estação Mercado e abriga estabelecimentos como açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes, fruteiras, lojas de artigos religiosos, ervas medicinais, entre outros. Além disso, o prédio é tombado como um bem cultural.

Largo Glênio Peres e Praça XV de Novembro
Em frente ao Mercado Público, está localizado o Largo Glênio Peres, espaço público da capital inaugurado em 1922 que muitas vezes concentra manifestações artísticas e políticas. Ao lado do Largo, fica a Praça XV de Novembro, outra área para lazer cercada de opções gastronômicas populares.

Praça da Alfândega
Repleta de árvores, bancos e comerciantes ambulantes, a Praça da Alfândega fica a 550 metros da estação. Tradicionalmente, desde 1955, entre o final de outubro e o início de novembro, a Praça é ocupada pela Feira do Livro de Porto Alegre, evento cultural a céu aberto que além da venda de livros, proporciona espetáculos musicais, teatros e debates.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

Divulgação/MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS é uma instituição cultural do Estado, local de exposições que podem envolver pinturas, esculturas, gravuras, cerâmicas, desenhos, fotografias, instações, performances, entre outros.

Parque Estadual do Delta do Jacuí
Está situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais que preservam aprox. 14.242,05 hectares de matas, banhados e campos inundados. Das ilhas, destacam-se a dos Marinheiros, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta. O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja regulando a vazão dos rios em épocas de cheias, protegendo a população da grande Porto Alegre.

Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger
Preserva uma extensão de aprox. 179,78 hectares e possui grande variedade de ambientes do local, com matas ciliares, banhados, juncais, matas de restinga, maricazais, vassourais e campos arenicolas, contribui também para variedade de espécies de flora e fauna, permitindo o crescimento de mais de 300 espécies vegetais nativas e um número muito superior de espécies animais.Mais de 120 espécies de aves nativas já foram registradas na Reserva, dentre as quais, várias migratórias. Os banhados e juncais servem como verdadeiros berçários para muitos organismos aquáticos como peixes, anfibios e moluscos. Já nas elevações arenosas podemos encontrar os ovos de tartaruga e os lagartos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem pelo norte, junto ao litoral, é preciso muito cuidado no trecho Florianópolis-Osório, pois a BR-101 é muito movimentada e ocorrem muitos acidentes. Já de Montevidéu, a estrada é bem mais tranquila. As estradas via Uruguaiana e Livramento são razoáveis. Quem vem pela Serra, a paisagem é muito bonita a partir de Vacaria, mas é necessário cuidado, já que é um trecho com muitos declives e curvas fechadas.

De Ônibus:
A rodoviária de Porto Alegre é bem razoável e atende uma demanda grande de viajantes. De lá se pode ir para qualquer ponto do Estado, para o Uruguai, Argentina, Chile, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras cidades. A maior linha de ônibus do Brasil passa por Porto Alegre, que é a linha Pelotas-Fortaleza, operada pela empresa Nossa Senhora da Penha.

De Avião:
Porto Alegre tem vôos freqüentes e diretos de/para São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). Também há vôos diários para Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Montevidéu. Para a Argentina é possível voar direto para Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Além disso, há ainda vôos para Santiago do Chile. De São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires a cidade torna-se acessível de qualquer lugar do mundo. Dentro do estado, há vôos diários para Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria, Alegrete, Erechim, Santa Rosa e Santo Ângelo pela companhia NHT.

 

■ MAPA DA REGIÃO