Turismo
 
          INÍCIO            DESTINOS NO BRASIL            SOBRE O BRASIL               DICAS DE VIAGEM
Turismo


Turismo no Brasil   >   Estado: Rio de Janeiro   >   Destino: Maricá


Maricá
Foto: Pref. Mun. de Maricá

 Pontos Turísticos

■ PONTOS TURÍSTICOS
Farol de Ponta Negra
O Farol fica no alto auxiliando as embarcações ainda hoje; sua manutenção é feita pela Marinha, sendo sua data de construção de origem desconhecida, servindo também como mirante, de onde se tem uma das mais belas paisagens do Município de Maricá.
Farol de Ponta Negra
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo
Da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de são José), através do alvará de 12 de janeiro de 1775, constituiu-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

Em 08 de dezembro de 1802, foi benta e para ela transladada a imagem de Nossa Senhora do Amparo. Saindo da Capela de São José de Imbassaí (antigo Baçuí).
Construída com mão-de-obra escrava, no prazo aproximado de 14 anos, ao menos em sua parte principal. Feita de pedra e barro, paredes de rara espessura, assenta a Matriz sobre uma elevação de 3 metros, construída especialmente como proteção, já que nas cheias a água avançava.

Em estilo colonial, janelas no alto, seu interior lembra o rococó, altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.
Paróquia de Nossa Senhora do Amparo
Foto: Pref. Mun. de Maricá

■ PRAIAS
Praia da Barra de Maricá
Situada entre as Praias de Itaipuaçu e Guaratiba, tem extensão de 9 Km e largura entre 15 e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Entorno composto pela restinga, Lagoa de Maricá (Bairro de Zacarias, onde se localiza a vila de pescadores), por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas.
Praia da Barra de Maricá
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Ponta Negra
Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras. Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano. Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf.
Praia de Ponta Negra
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Jaconé
Entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras. Localiza-se nos limites com a Restinga de Saquarema, a Lagoa de Jaconé. Contornada pela serra de Jaconé e por loteamento de veraneio na área da restinga.
Praia de Jaconé
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Araçatiba
Praia lacustre, com 200m de extensão e 8m de largura, Águas de temperatura agradável. Solo arenoso com lama na parte mais profunda. Cercada por construções, pela Capela de São Pedro, ancoradouro de barcas, onde se encontra a Cruz do Padre José de Anchieta, e amendoeiras na orla da praia. Propícia para o banho, prática de esportes e excelente para caminhadas.
Praia de Araçatiba
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Cordeirinho
Entre as Praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5 Km de extensão e largura entre 15 e 20m. Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Na paisagem circundante se destacam a vegetação e restinga e a Lagoa do Padre. É praticada a pesca de linha e própria para o banho.
Praia de Cordeirinho
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Itaipuaçu
Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30m., com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante (mata atlântica e mirante), Serra da Tiririca, Pedra de Itaocaia, além de grande número de construções. É praticada a pesca de linha e própria para o banho.
Praia de Itaipuaçu
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Jacaroá
Praia lacustre com 150m de extensão e 6 de largura.
Águas mornas de pouca transparência, solo arenoso de cor escura com lama na parte mais funda. Cercada pela Ponta da Cardosa, Restinga de Maricá, e por parte da Ilha da Cardosa. Propícia a banhos, apresentando boas condições para ancorar pequenas embarcações, e para a pesca de linha e rede.
Praia de Jacaroá
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Praia de Guaratiba
Entre as Praias da Barra de Maricá e Bambuí. Praia oceânica, na Restinga de Maricá, tem extensão de 4 Km e largura entre 15 e 20m. Vegetação de restinga, predominando espécies de gramíneas.
Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Circundada pela Restinga de Maricá, Lagoa da Barra de Maricá e grande número de casas de veraneio. É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

■ CACHOEIRAS
Cachoeira do Espraiado
Situada no Bairro do Espraiado, com queda d'água de 3m. num lugar tranqüilo onde a mãe natureza comanda o espetáculo. Propícia para caminhadas.
Cachoeira do Espraiado
Foto: Pref. Mun. de Maricá

 Ecoturismo & Natureza
Pedra do Elefante (Parque Estadual da Serra da Tiririca)
A 15 Km do Centro de Inoã, com altura de 412m. na forma de um elefante deitado com a tromba entrando no mar. Tendo a sua base coberta pela mata Atlântica e sua parte superior em rocha íngreme, possibilita caminhadas e escaladas de médio e alta dificuldade e área de preservação ambiental. É uma das melhores trilhas do Estado do Rio de Janeiro.
Pedra do Elefante
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Lagoa de Maricá
Com área de 18,74 Km2, interliga-se com as Lagoas da Barra, Padre, Araçatiba e Guarapina, esta última ligando o complexo lacustre de Maricá ao oceano, na altura de ponta Negra. Vegetação variada, ao sul, Típica de restinga e nos trechos alagadiços destaca-se taboa, cujas folhas são usadas para tecer esteiras e cestas. Águas mornas, com pouca transparência. Há uma praia propícia para banhos, de Araçatiba. Circundada pela restinga de Maricá, ponta do Boqueirão e canal de São Bento. Pratica-se pesca de rede, de linha e esportes náuticos.
Lagoa de Maricá
Foto: Pref. Mun. de Maricá

Lagoa de Guarapina
A nordeste de Ponta Negra, com extensão de 6,5 Km, vegetação bastante devastada, exceto junto à Foz do Rio Doce, onde a vegetação é de várzeas. Águas mornas e de pouca transparência. Paisagem composta pela Restinga de Maricá, pela área urbana de Ponta Negra e pelo canal que liga as Lagoas de Guarapina e do Padre ao mar. Destaca-se também a Serra de Jaconé, com vegetação tropical preservada. Propícia a pesca e a esportes náuticos.
Lagoa de Guarapina
Foto: Pref. Mun. de Maricá