Macaé

Macaé está localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, possuindo pouco mais de 240 mil habitantes, sendo um dos principais destinos de negócios para empresas do ramo petrolífero no Brasil e ganhou o apelido de “Capital Nacional do Petróleo”, Macaé recebe todos os dias profissionais, empresários e trabalhadores da indústria offshore relacionada a indústria petrolífera. Apesar do nome “Bacia de Campos”, é em Macaé que se situam as instalações da Petrobras e as empresas do setor offshore, que até o ano de 2011, somavam em 276 indústrias. Da bacia são extraídos 80% do petróleo brasileiro e 47% da produção de gás natural do país, motivo este que levou a mídia e especialistas a conferir à Macaé o título de “Capital Nacional do Petróleo”.

Para os amantes do Turismo & Sol, Macaé é uma excelente opção de destino também. As praias mais badaladas, como a Praia dos Cavaleiros que são aos amantes do surfe e bodyboard, como a Praia do Pecado e para aqueles que gostam de dar uma caminhada tranquila pela areia, como a Praia de Imbetiba. Para os bikers, a opção é uma volta na Lagoa de Imboassica.

Macaé tem belezas naturais e parques florestais como o Pico do Frade, Arquipélago de Santana, Lagoa de Imboassica. A cidade possui patrimônios históricos e culturais como a Igreja de Sant’Anna, que oferece uma bela vista da cidade e datada de 1630. O passeio deve incluir também uma visita ao Solar Monte Elísio/Instituto Nossa Senhora da Glória, o Forte Marechal Hermes, o Mercado de Peixes, e a Igreja Matriz de São João Batista, construção do século XVIII com o nome do padroeiro da cidade.

A cidade conta com uma região serrana como o distrito de Serra da Cruz, Glicério e suas cachoeiras , a Serra da Bicuda Grande e Pequena, Rio Sana, e Pico Peito do Pomba, entre outros.

Distrito de Sana
Se você procura tranquilidade, Macaé também pode ser o destino de suas próximas férias de acampamento. A cidade oferece opções como o distrito de Arraial do Sana, ou só ‘Sana’. Os turistas podem desfrutar de um ambiente bucólico com cachoeiras incríveis. Outra opção de serra é o distrito de Glicério, famoso por suas corredeiras para a prática da canoagem.

O Rio Sana nasce na Cabeceira da Serra do Sana e atravessa todo o distrito, desaguando no Rio Macaé, na Barra do Sana. O distrito possui uma única cachoeira conhecida como “Fervedeira”, localizada entre o Arraial do Sana e a Barra do Sana.

 

Pico do Frade


Para os aventureiros e para aquelas pessoas que não têm medo de altura, a dica é conhecer o Pico do Frade, localizado na Serra dos Crubixais. Ele possui 1.429 metros de altura e é o ponto mais alto do município de Macaé fazendo limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu. O Pico do Frade está localizado a 13 quilômetros de Glicério.

O Pico Peito do Pombo é outra opção no distrito do Sana. Do alto, pode-se ver todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio. São três horas e meia de caminhada, a partir do Arraial do Sana.

A Serra da Bicuda Grande e Pequena também é uma boa opção para quem gosta de aventuras. Formada por uma série de elevados cuja altura média alcança os 600 metros, ela se estende pelos distritos de Cachoeiras de Macaé, Sana e Glicério. Dentre seus atrativos, destaca-se uma formação rochosa pontiaguda dentro dos limites de Cachoeiro, chamada de Pedra da Bicuda localizada entre as Vilas Bicuda Grande e Pequena.

Já a Serra da Cruz separa os municípios de Macaé e Conceição de Macabu, faz parte do sistema montanhoso da Serra do Mar e está localizada a 13,4 quilômetros da Vila Paraíso, em Glicério. Ao longo de seus elevados que atingem a altura média de 500 metros, são encontradas várias nascentes e quedas d’água. Quase na divisa com Conceição de Macabu o visitante poderá observar uma rocha com 20 metros de diâmetro em formato de cruz.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praça Washington Luiz
Localizada na área central da cidade, a Praça Washington Luiz é uma homenagem ao macaense de mesmo nome que chegou a Presidência da República. Advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha. Nasceu em Macaé, em 26 de outubro de 1869 e faleceu em 9 de agosto de 1957, em São Paulo.

Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia
Localizado no distrito de Córrego do Outro, é um local considerado ideal para apreciar a natureza. Localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, o parque foi criado em 1995. Hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado. A visita é realizada de 9h às 16h de quarta a domingo.

Câmara Municipal
O prédio onde hoje está a Câmara Municipal foi construído em 1838, para servir de residência ao português Francisco Domingues Araújo, pai do Visconde de Araújo. A casa chegou a acolher D. Pedro II, em visita a cidade de Macaé, no ano de 1847, por ser a mais confortável na época. Antes deste prédio ter como uso a Câmara Municipal, foi local de comercialização de água, vinda da Fazenda da Caturra, de propriedade do Visconde de Araújo.

Em 1886, por ocasião da morte do Visconde de Araújo, o prédio foi alugado para a Câmara Municipal, funcionando também como a Biblioteca Municipal. Em 1906, o prédio foi finalmente adquirido pela Câmara Municipal. Após a última reforma, em 1995, o prédio sofreu acréscimos e adaptações às funções administrativas.

Solar dos Mellos / Museu de Macaé
O Solar dos Mellos  foi construído no ano de 1891 pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro, um rico fazendeiro. A edificação possui estilo arquitetônico eclético, ou seja, duas estéticas: o romântico e o gótico. No Solar, acontecem exposições, cultura de quintal, pesquisa, visita guiada, conservação e preservação. Em 1911, foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello para sua residência. Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Macaé.

Igreja de Sant’Anna
A Igreja de Sant’Anna, segundo uma antiga lenda, tem sua porta principal voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa original sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada. Prédio com construção datada de 1.630, localiza-se numa elevação de onde é possível vislumbrar toda a cidade.

Nova Aurora
Em 25 de Agosto de 1889, foi lançada a pedra fundamental da sede da Sociedade Particular Nova Aurora. A azul e branco de Macaé foi fundada em 8 de junho de 1873 e a ela estiveram associadas personalidades da história macaense como Benedito Lacerda, Luiz Reid, Bento Costa Junior, Álvaro Bastos, e Agenor Caldas. Passados 110 anos o prédio da Nova Aurora foi restaurado.

Lyra dos Conspiradores
Em 25 de dezembro de 1882, foi fundada a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. O prédio da sua sede foi inaugurado em 22 de maio de 1887 na Rua do Sacramento. Seu objetivo específico foi conspirar contra a escravidão. Desta forma, nasceu uma das mais tradicionais instituições culturais do município de Macaé, despertando paixões e arrebanhando fiéis seguidores.

Forte Marechal Hermes
Com construções são de 1613 e 1910, sua história pode ser dividida em dois períodos: o primeiro tem início em 16 de março de 1613, com a instalação do Forte Santo Antônio de Monte Frio, e termina com a sua desativação em 19 de novembro de 1859; o segundo período teve como marco inicial o ano de 1893, quando o Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, concluiu sobre a “necessidade de se fortificar, para proteger um porto, como o de Macaé, tão vizinho à Capital da Nação e de tão fácil acesso”, motivando, assim, a inauguração do Forte Marechal Hermes, em 15 de abril de 1910. Localiza-se ao sul da foz do rio Macaé, na ponta de terra entre as praias de Imbetiba e das Conchas fronteiro ao arquipélago de Sant’Anna (ilhas de Sant’Anna, do Francês, do Papagaio e ilhote Sul).

 

■ PRAIAS

Praia dos Cavaleiros
Com cerca de 1.500 metros de extensão, abriga os principais bares e restaurantes. A variedade gastronômica atrai turistas e moradores, principalmente à noite, quando a orla passa a ser o principal point da cidade.

Praia do Pecado
É ideal para prática de surf e bodyboard. O local já abrigou campeonatos profissionais das modalidades e atrai surfistas do mundo inteiro. Quem nunca subiu em uma prancha também pode se arriscar, já que professores locais oferecem aulas particulares para quem deseja aprender o esporte.

Praia Campista
Praia de mar aberto e agitado, muito utilizada para a pesca. Fica entre a Prainha (Farol) e a Praia dos Cavaleiros. Atualmente o colorido das pipas de kitesurf e o radicalismo das manobras atraem fotógrafos e turistas.

Praia da Barra de Macaé
Com extensão aproximada de dois quilômetros, a Praia da Barra apresenta constante variação de cores, transparências e temperatura, isso porque recebe toda a água das nascentes do Rio Macaé, que desce da região serrana para se encontrar com o mar.

Praia São José do Barreto
É o prolongamento da Praia da Barra de Macaé, praia de mar aberto, utilizada para pesca. Seguindo sua orla é possível observar mulheres que consertam suas redes de pesca à beira da praia.

Praia do Farol
Esta praia tem 500 metros de extensão, águas mornas, transparentes, e areias grossas, com tonalidade amarelada. Está localizada próxima a uma encosta rochosa onde estão as ruínas do velho Farolito. Tartarugas são sempre vistas na praia.

Praia do Forte
Com apenas 180 metros de extensão, está bem próxima ao Forte Marechal Hermes. Construído no início do século XX, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade. Situada entre a Ponta do Forte e a Foz do Rio Macaé.

Praia da Imbetiba
Com águas calmas, nas décadas de 70 e 80, a Praia de Imbetiba era o point da juventude, que se reunia no Bar e Restaurante 860, no Redondo, Varandão, Mocambo, Pub, e no fim da noite, no Trailler do Demerval a turma se deliciava com o sanduíche, que marcou toda uma geração: o “Bistrot”. Hoje, situada perto da sede da Petrobras, é usada para a prática de exercícios físicos, como caminhada e futebol de areia.

Arquipélago de Sant´Anna
Um dos principais santuários ecológicos de Macaé, fica a 8km da costa, sendo formada pelas Ilhas do Francês, Sant´Anna, Ilhote Sul e Ilha Ponta das Cavalas. Destaca-se o agrupamento de rochedos concentrados próximo à Ilha do Francês. É local de desova da várias espécies de aves marinhas, principalmente gaivotas. Possui duas extensões de praia, com águas transparentes e areias claras.

Lagoa de Imboassica
Limite natural entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras, estando a 11,5km do centro da cidade. Estreita faixa de areia a separa do oceano, que em determinada época do ano se juntam dando um belo espetáculo, além de ser um atrativo para os surfistas que aproveitam para a prática do esporte.

Apesar de tranquila, recebe bons ventos para a prática de kitesurf e de outros esportes náuticos, desde que não tenha motor. A Lagoa é um recanto excelente para caminhadas, passeios de bicicleta, patins e skates. É o ponto da cidade mais frequentado por turistas e moradores que apreciam um belo pôr-do-sol.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo da cidade do Rio de Janeiro, seguir direto pela via BR-101, são 189,5 Km ou 2 h 44 Min aproximadamente de viagem.

De Ônibus:
A estação rodoviária de Macaé e do Rio de Janeiro possuem ônibus entre as cidades através da Viação 1001.

De Avião:

Macaé é a cidade-sede das operações da Petrobrás na Bacia de Campos. Assim, o município tem um incentivo a mais para sua economia, comércio, serviços e turismo de negócios crescerem. O município, segundo estimativa do IBGE 2014, contava com uma população de 230 mil habitantes e, mediante dados de 2012, um PIB de R$ 11,3 bi.

O Aeroporto de Macaé acompanha esse desenvolvimento do município, mostrando sua vocação para negócios.

Tem grande vocação para voos de helicópteros de vindas de plataformas localizadas ao longo da Bacia de Campos. Por ser o aeroporto mais próximo da região e com melhores condições para voo

■ MAPA DA REGIÃO

Sobre admin

Confira

Amaturá

 Amaturá localiza-se no interior do estado há cerca de 907 quilômetros da capital Manaus, possui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.