Irati

Irati está cerca de 150 Km de Curitiba, é uma cidade agradável com 56.288 habitantes, localizado Serra da Esperança, que caracteriza-se por ser uma região montanhosa, rica em nascentes e cachoeiras, fazendo da cidade um destino muito procurado para o turismo ecológico. Na região está o Morro da Ordenança com 950 m. de altura e o Cerro de Nhá Cota, com 1.024 m. Na serra se encontram as principais cachoeiras da região.

A região de Irati conta com inúmeros locais onde a natureza prevalece e mostra toda a sua beleza. Desde a área urbana do município, aos mais distantes recantos naturais, são inúmeras as quedas d’água que enchem os olhos daqueles que as visitam não só pela primeira vez.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Monumento para Nossa Senhora das Graças
A imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município, possui 22 m de altura, é a maior do mundo. Foi erigida em 1957, para celebrar os 50 anos de Irati, foi criada a partir de 70 peças esculpidas por Ottaviano Papaiz, artista de Campinas (SP).

Parque Aquático e Exposições de Irati
A área que compreende hoje o Parque Aquático de Irati pertencia antes de 1987 à Olaria Santa Therezinha, até ser adquirida pelo poder público municipal entre maio e junho daquele ano.

Com área de 79.000 m2, além do lago, fazem parte do parque o Pavilhão de Exposições João Wasilewski, mini-estação ferroviária e trenzinho que circunda o local em 870m de trilhos, postos médico e odontológico, canchas cobertas totalizando, pista de cooper e ciclismo com 1.050m, pontes, play-ground e churrasqueiras.

Centro de Tradições Willy Laars
A criação de área exclusiva para a prática de atividades campeiras em forma de competição, partiu do crescimento do movimento tradicionalista em Irati, desde a fundação do primeiro C.T.G., “Rédeas da Tradição”, em julho de 1981. Hoje abriga o maior rodeio crioulo do Paraná reunindo, nos três dias de sua edição anual, aproximadamente 100 mil pessoas.

Caverna do Canhadão
A caverna fica localizada na propriedade de Belarmino Camilo. Fica a uma distância de 30Km – estrada de cascalho – da sede do município.

Para chegar à caverna percorre-se a pé cerca de 1km no meio da mata.Apesar do seu potencial, até o momento ela vem sendo visitada apenas por escolas e pela Secretaria de Agricultura do município. Possui 48m de largura por 52m de comprimento.

Recanto Rubens Dallegrave
A área do recanto, com aproximadamente 121.500 m², recebeu o nome de Rubens Dallegrave em dezembro de 1998, como homenagem ao empresário de mesmo nome (in memorian) que instalou em Irati a empresa Dall Pel Indústria e Comércio Dallegrave, à qual pertence o terreno.

A Cachoeira do Fillus, como sempre foi conhecida, é uma alusão à família da qual a área foi adquirida. Além de trilhas, passadeiras e vegetação abundante, possui belíssima cachoeira com cerca de 22 metros de altura.

É local de freqüente visitação aos finais de semana, por estar localizada em área urbana, na Serra dos Nogueiras, e a apenas 500 metros do trevo secundário de acesso à cidade.

Outras cachoeiras são: Cachoeira de Itapará, Cachoeira de Cadeadinho, Cachoeira de Faxinal dos Antônios, Cachoeira do Teodózio Hlatki.

Floresta Nacional de Irati – FLONA IRATI
Foi criada em 1968, com área total de 3.495 hectares e localiza-se nos municípios de Irati e Fernandes Pinheiro

A FLONA tem uma maior concentração de mata nativa de Araucária do Brasil. Uma parte da área 1.308,71 ha., é reflorestada com araucárias, pinus e eucalipto.Tem como principais espécies nativas a araucária, imbuia, erva-mate, bracatinga, cedro e carvalho.Em relação à fauna encontra-se a Gralha Azul, Sabiá, Tiriva, Periquito, Veado, Macaco-Prego, Paca, Cotia, Capivara, entre outros.

 

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Curitiba acesso pela Rod. Curitiba Ponta Grossa e BR-277, trajeto com 153 km, 2 horas e 2 min de duração.

De Londrina, acesso pela BR-376, com 336 km e 4 horas 24 min de duração.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO