Turismo
 
          INÍCIO            DESTINOS NO BRASIL            SOBRE O BRASIL               DICAS DE VIAGEM
Turismo






Turismo no Brasil   >   Estado: Paraná   >   Destino: Foz do Iguaçú


Foz do Iguaçu
Foto: Christian Knepper / EMBRATUR

 Pontos Turísticos

■ PONTOS TURÍSTICOS
Cataratas do Iguaçu
Com uma área de 185 mil hectares no lado brasileiro, a unidade une-se a outros 55 mil hectares do Parque Nacional Iguazú, na Argentina. A fronteira entre os dois países e seus parques nacionais é feita pelo rio Iguaçu, que nasce próximo à Serra do Mar, em Curitiba, e percorre todo o Estado do Paraná, numa extensão de cerca de 1.300 km.

É possível fazer um passeios de barco e chegar bem perto das quedas, sobrevoar as Cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu e caminhar, observando a fauna e a flora únicas. Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu. Sua biodiversidade atrai pesquisadores do mundo inteiro. São mais de 306 espécies de aves que se distribuem por toda área do parque.
Cataratas do Iguaçu
Foto: Divulgação - Ministério do Turismo

Parque das Aves
Aliando ecoturismo à conservação ambiental, possui uma área de 16,5 ha, O Parque das Aves está localizado em uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta e conta com aproximadamente mais de 1.100 aves oriundas de diversas partes do mundo onde o visitante tem contato direto.

Aves tropicais raras e coloridas voam em amplos viveiros integrados à exuberante floresta úmida subtropical. Os visitantes têm a oportunidade de entrar nesses viveiros para conhecer de perto a vida das aves. Além delas, jacarés, sucuris, jibóias, sagüis e borboletas encantam os visitantes.
Parque das Aves
Foto: SEMA - Gov. do Est. do Paraná

Marco das Três Fronteiras
No ponto em que fazem fronteira comum, Brasil, Argentina e Paraguai estabeleceram seus limites territoriais e selaram uma integração ao construir, no ano de 1903, obeliscos que passaram a ser chamados de Marco das Três Fronteiras. Cada qual tem um formato diferente e é pintado com as cores do respectivo país.

O marco brasileiro tem forma piramidal e seu mirante proporciona uma das mais belas visões da região fronteiriça, com vista panorâmica dos três países, podendo observar o encontro dos Rios Iguaçu e Paraná. O local dispõe ainda de estacionamento, loja de artesanato, lanchonete e playground.
Marco das Três Fronteiras
Foto: Pref. Mun. de Foz do Iguaçu

Hidrelétrica de Itaipú
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e o Paraguai, com o objetivo de aproveitar o potencial hidráulico das águas do Rio Paraná. A hidrelétrica possui potência instalada de 14.000 MW, proporcionada por 20 unidades geradoras com capacidade de 700 MW cada, fornece 20% da energia consumida no Brasil e abastece 94% do consumo paraguaio.

A usina ganhou recentemente novas atrações, como a iluminação noturna da barragem. Sua grandiosa obra, já se consagra como um dos atrativos turísticos mais famosos do país, com locais que podem ser visitados na margem brasileira. As visitas à Itaipu se dividem em panorâmica, especial e institucional, devendo esta última deve ser agendada com antecedência.
Hidrelétrica de Itaipu
Foto: Divulgação - Ministério do Turismo

Ponte Internacional da Amizade
Ligando a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad del Este no Paraguai, foi construída no período de 1956/1965, quando inaugurada pelos então presidentes Humberto de Alencar Castello Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai. Para que não fosse prejudicada a navegação, por causa das cheias, concluiu-se que a ponte deveria possuir uma extensão de 552,40 metros e um vão livre de 303 metros, o maior do mundo em obra de concreto, até então com 13,50 metros de largura e altura de 78 metros, a partir do fundo do rio e 32 metros acima do nível da água. Localiza-se no ponto extremo-oeste e final da BR 277 e liga Assunção pela Ruta 01 no Paraguai.
Ponte Internacional da Amizade
Foto: Pref. Mun. de Foz do Iguaçu

Ecomuseu
Inaugurado em 1987, com uma proposta diferente dos museus tradicionais, uma obra voltada para a ecologia da região. A abordagem principal de seu acervo é o homem criando técnicas. No circuito dividido em módulos, os principais fatos relativos à história da Itaipu e da região são contados de uma forma contemporânea e interativa, por intermédio de vários recursos como: cenários, maquetes e tótens eletrônicos, entre outras inovações.

 Ecoturismo & Natureza
Parque Nacional do Iguaçu
Criado em 10 de janeiro de 1939, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das maiores reservas de Mata Atlântica no Brasil e um dos últimos locais de proteção ambiental do Estado do Paraná. Compreende uma área de 185.000 ha. de área protegidas fazendo fronteira com o território argentino.

Em 17 de novembro de 1986, durante a Conferência Geral da UNESCO realizada em Paris, o Parque Nacional do Iguaçu foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade.
Cataratas do Iguaçu
Foto: Divulgação - Ministério do Turismo