Turismo cívico e cultural movimenta Brasília

Visitação institucional integrada do Palácio do Congresso Nacional está entre as atrações mais bem avaliadas pelos turistas que viajam para o Distrito Federal

 

A visita integra ao Senado Federal e Câmara dos Deputados que deixa o turista “por dentro” de um dos ícones da arquitetura de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional, acaba de receber os prêmios Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” – “2018 Experts’ Choice Award” do site Trip Expert. O roteiro, que tem 20 anos, recebeu em 2017 mais de 124 mil turistas, sendo três mil estrangeiros de 82 países.

Além de conhecer os detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer, o turista se familiariza com o processo legislativo; conhece o ambiente de trabalho dos parlamentares, como os plenários que ocupam as duas cúpulas do palácio; os gabinetes dos presidentes da Câmara e do Senado; os salões Negro, Branco, Verde e Azul; além de interagir com o acervo artístico, como a Galeria de Presentes Protocolares e obras de Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Victor Brecheret, entre outros artistas renomados.

Nas avaliações dos turistas e especialistas, a visita ao Palácio do Congresso Nacional foi considerada “altamente recomendável” e “excepcional”, com destaque para a arquitetura e obras e arte. A premiação é um reconhecimento pela qualidade do atendimento prestado aos visitantes e segue os mesmos critérios estabelecidos para outros serviços turísticos, como restaurantes e meios de hospedagem que recebem, com frequência, avaliações excelentes dos viajantes.

O conceito do Programa de Visitação Institucional vai além do turismo cívico. O foco na educação para a cidadania tem como objetivo transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional. A visitação funciona às segundas, quintas e sextas, nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h30. A entrada é gratuita e os grupos guiados partem a cada 30 minutos do Salão Negro. Também é possível agendar visitas com monitores em inglês, francês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (libras).

Conhecer a capital do país, mais do que um passeio, é uma aula de cultura, história e cidadania. O programa Visitação Institucional Integrada em Brasília é formado por um grupo de 20 órgãos públicos que promovem visitas, integrando ações para atender melhor os turistas nacionais e estrangeiros na Capital Federal. Aos 58 anos, Brasília é um ícone da modernidade para toda a humanidade. O Plano Piloto foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial desde 1987. Foi o 1º sítio histórico moderno considerado patrimônio da humanidade. O singular e inovador traçado arquitetônico e edifícios monumentais, a cidade é um marco cívico, político e cultural do Brasil que atrai a atenção de pessoas de todas as partes do mundo.

Fonte: Ascom  / MTur